GAME OF THRONES | Perfil de Personagem: Rhaegar Targaryen – O Último Dragão!

O PRIMOGÊNITO DE AERYS II E SEU ENREDO MISTERIOSO!

Rhaegar Targaryen é filho primogênito dos irmãos-esposos Aerys e Rhaella Targaryen: que na época de seu nascimento, ainda eram apenas príncipe e princesa dos “Sete Reinos”.

CURIOSIDADE 1: o príncipe Jaehaerys, um dos filhos do Rei Aegon V, queria permitir que seus filhos escolhessem seus companheiros, no entanto, ao escutar a profecia realizada por uma bruxa a sua cunhada, “Jenny de Pedravelhas”, onde profetizava que um grande salvador intitulado “O Príncipe Prometido” nasceria das linhagens unidas dos seus filhos Aerys e Rhaella, ele ordenou que os irmão se casassem, mesmo ambos não desejando tal união.

Mesmos desgostosos, Aerys e Rhaella se casaram e em pouco tempo a princesa já estava grávida, dando a luz meses depois a seu primogênito o príncipe Rhaegar que veio ao mundo no mesmo dia em que seu bisavô e Rei Aegon V faleceu durantes os eventos da “Tragédia de Solarestival”, assim como muitos outros membros da casa Targaryen também: O Castelo de Solarestival era pouco fortificado, usado pelos Targaryen como um palácio de verão e foi destruído em um grande incêndio: o fogo deixou o castelo arruinado e resultou na morte do Rei Aegon V, seu filho mais velho e herdeiro, o Príncipe Duncan, e do Senhor Comandante da Guarda Real, Sor Duncan “o Alto”.

Seu avô, o príncipe Jaehaerys I ascendeu ao trono logo em seguida, no entanto, seu reinado durou apenas três anos, devido a uma doença não descrita, sendo sucedido no Trono de Ferro por seu filho, Aerys, que passou a ser chamado de Aerys II.

Rhaegar nasceu durante os eventos da “Tragédia de Solarestival” em meio ao “fogo, sangue e pesar”.

Era muito inteligente e hábil em tudo que se dispunha a fazer: amava as músicas e se dedicou na infância ao canto, a lira e a harpa, tornando-se assim, um músico brilhante.

No entanto, desde muito criança foi profundamente afetado pela “Sombra de Solarestival”: a tristeza o abateu quando soube que boa parte de sua família faleceu no dia de seu nascimento e muitas pessoas da corte afirmam que ele era muito melancólico por ter “nascido em luto”.

CURIOSIDADE 2: O príncipe Rhaegar desde criança era obcecado por leitura e certa vez encontrou pergaminhos onde constavam a profecia do “Príncipe Prometido”; acreditando tratava-se de si, Rhaegar buscou as artes da luta quando adolescentes e tornou-se um dos guerreiros mais habilidosos de Westeros.

Desde muito jovem, foi testemunha da evolução da loucura do pai e dos abusos que sua mãe, a Rainha Rhaella, sofria.

CURIOSIDADE 3: a Rainha Rhaella teve muitos filhos ao longo de sua vida, entretanto, a grande maioria nasceu morto ou deformado; sendo assim, apenas citarei aqui os que nasceram e duraram alguns meses antes de suas mortes: Shaena, Daeron, Aegon e Jaehaerys. *as demais crianças natimortas não tiveram nomes citados na obra. *Viserys nasceu quando Rhaegar tinha entre 16 a 17 anos de idade.

Rhaegar Targaryen foi nomeado cavaleiro ainda jovem e tinha o título de príncipe de “Pedra do Dragão” que fazia da ilha sua propriedade.

Ele foi considerado pelo povo como o “O último Dragão”.

Rhaegar tinha o hábito de visitar as ruínas de Solarestival apenas com sua harpa e às vezes, dormi nas suas ruínas olhando o céu por horas e, quando voltava, cantava músicas tão tristes que eram capazes de levar as donzelas às lágrimas.

Aos 18 anos já era um homem feito: alto e bonito, com olhos de um lilás escuro quase roxo, de cabelos branco pérola, com um brilho incomum aos Targaryens: tal qual uma moeda de prata polida brilhando ao sol.

O príncipe Rhaegar era amado pelo povo, pois era bom e justo em tudo que se propunha a fazer, tanto que a própria “Rainha Cersei Lannister” lembra nos livros que seu pai Tywin era aplaudido e amado pelo povo, no entanto, recebia metade dos aplausos que Rhaegar ao passar pelas ruas de “Porto Real”.

Honesto e justo, Rhaegar sofria por ver sua mãe sobre constantes ataques, no entanto nada podia fazer, pois seu pai Aerys II limitava suas atividades e diminuía sua autoridade sobre a “Guarda Real” constantemente; Sua mãe e ele decidiram poupar o menino Viserys dos horrores que o Rei Aerys II cometia, dessa forma, Viserys-menino cresceu com uma imagem bela e fantasiosa sobre o pai.

CURIOSIDADE 04: Sor Jaime Lannister dizia que Rhaegar teria sido um bom rei sem dúvida alguma e Sor Barristan Selmy, que serviu a três reis, afirmou que Rhaegar teria sido melhor do que os três reis anteriores juntos.

Assim como tantos cavaleiros, o príncipe Rhaegar tinha escudeiros: Myles Mooton e Richard Lonmouth, que depois de ungidos como cavaleiros, permanecerem como seus amigos nos anos posteriores; Lorde Jon Connington também foi um dos melhores amigos de Rhaegar, e o chamava de “Meu Príncipe Prateado”, mas sem dúvida Sor Arthur Dayne, era o amigo mais próximo ao príncipe.*o povo dizia que se ambos estivessem juntos, lado a lado, em uma batalha, seria praticamente impossível que perdessem.

Rhaegar era prometido desde jovem para casamento com Elia Nymerios Martell, uma das herdeiras de Dorne e a conheceu eu uma visita as terras dornesas durante sua adolescência e acabaram por selar sua união em uma grande cerimônia no “Septo de Baelor”.

Barristan Selmy afirma nos livros que Rhaegar gostava muito de Elia, mas com o tempo o casamento de ambos passou a ser mais baseada no amor de irmãos do que no amor de amantes, eram acima de tudo: companheiros e confidentes um do outro e embora não se amassem loucamente o casamento foi feliz e cheio de amor fraterno; eram raras as vezes que Rhaegar buscava a cama de Elia e os mais próximos diziam que era apenas por necessidade conjugal, ou seja, para gerar herdeiros.

Com Elia, Rhaegar teve dois filhos: Rhaenys e Aegon. *Meistre Aemon lembrou que Rhaegar, erroneamente, pensava que ele próprio serie o príncipe prometido, no entanto com o passar dos anos e a chegada de seus filhos, o fez crer que certamente um deles seria a criança da profecia.

Após o nascimento de seu segundo filho Aegon, Rhaegar foi informado de que mais uma gestação poderia matar Elia; desse dia em diante o príncipe herdeiro jurou nunca mais ter relações com Elia, para garantir que dessa forma, Elia não corresse perigo de vida mediante a uma nova gravidez.

CURIOSIDADE 5: A princesa Elia engravidou algumas vezes durante seu casamento com Rhaegar, no entanto, teve muitos abortos: lembrando muito o sofrimento que a sogra Rhaella enfrentava ao longo de seu casamento com o rei, dando margem para especulações de que possivelmente que Aerys II a estuprava constantemente em segredo, o que abriria margem para afirmar que os filhos de Elia poderiam ser de dele e não de Rhaegar. *fofocas nunca confirmada no enredo até o momento.

Sua primogênita, a princesinha Rhaenys era gentil com todos da Fortaleza: alegre e aventureira amava seu gatinho de estimação e o tinha como um parceiro de travessuras; ela era tão morena quanto Elia, cabelos castanhos com uma pequena faixa branca e tinha olhos violetas púrpuros como os de Rhaegar.

Já o pequeno príncipe Aegon, não se tem muitos detalhes, pois se tratava de uma bebe na época, mas alguns dizem que ele era mais claro em comparação a irmã, cabelos loiros claros e possuía olhos suavemente lilases.

Durante o Torneio de Harrenhal, Rhaegar Targaryen participou ativamente das justas e em uma das noites ocorreu um grande banquete onde era permitida somente a participação das grandes casas de Westeros e assim como outros nobres, a família Stark presenciou o Príncipe Rhaegar Targaryen, tocar uma triste e bela canção que levou Lyanna Stark as lágrimas.

CURIOSIDADE 6: Lyanna nunca foi taxada de linda, mas tinha uma beleza diferente, digamos que exótica, mas dura em comparação com as outras jovens de sua idade; é muitas vezes descrita como uma “força da natureza”, sendo por diversas vezes inflexível quando decidida de algo; muitas dizem que o “sangue de lobo” a muito adormecido em outros Starks, cantava com força através da “Jovem Loba”, e ninguém, absolutamente “NINGUEM” a fazia mudar de idéia uma vez que estivesse decidida a algo. *Ned varias vezes disse nos livros que sua filha Arya lembra demais a irmã, tanto fisicamente com em espírito. SENDO ASSIM, VER A JOVEM CHORAR NÃO ERA ALGO A SE PASSAR DESPERCEPIDO. *alguns fãs teorizam que foi nessa noite, que Rhaegar Targaryen tenha prestado atenção na jovem Lyanna Stark pela primeira vez, assim como ela também o descobriu; alguns ate afirmam que pode ter sido Lyanna quem, mais tarde incentivou secretamente a investida que ocorreu no mesmo Torneio.

Já fazia anos que ninguém via o rei em festas e o mesmo estava tenebroso: de cabelos e barba desgrenhados, sua pele ressecada e as unhas tinha muitos centímetros como se já fizesse anos que não as cortava. A loucura do pai de Rhaegar estava visível por todos os centímetros de seu corpo. *temos um perfil detalhado do rei Aerys II aqui no site caso você tenha interesse em maiores detalhes sobre o personagem.

No dia seguinte, durante as justas, apareceu um cavaleiro de estatura pequena, com uma armadura disforme *como se fossem varias partes de armaduras diversas fossem presas juntas sem encaixe correto*, completamente trajado e com um capacete que abafava sua voz e escondia seu rosto por completo; em seu braço havia um escudo grande de madeira com uma arvore coração desenhado, porem, ao invés de uma cara comum a essas árvores, o desenho tinha um rosto que sorria provocantemente.

“O Cavaleiro da Árvore que Ri” como o povo o proclamou, venceu e tomou para si, às armaduras e cavalos dos três cavaleiros menores que estavam se destacando no evento: um da Casas Haigh, outro da Casa Blount e o terceiro da Casa Frey.

*ALERTA TEORIA: muitos acreditam que por trás daquele capacete se encontrava Lyanna Stark, pois foi ela quem salvou Howland dos tais escudeiros desses mesmos cavaleiros dias antes; para mim seria muito emocionante saber que ela fez isso por Howland Reed… Mais incrível ainda se isso fosse mostrado em visão para Bran pelo menos nos livros * digo nos livros porque não acho que a série terá tempo para abordar os ocorridos em HARRENHAL com tantos outros tópicos em aberto a serem encerrado em apenas seis episódios.

“O Cavaleiro da Arvore que Ri” atraiu atenção indesejada, principalmente de Robert Baratheon que estava determinado a desmascará-lo a pedido do Rei, pois Aerys II estava certo que o cavaleiro era seu inimigo e conspirava para ridicularizá-lo perante o povo.

CURIOSIDADE 7: nessa época o rei já estava insano, escutando sussurros e intrigas em todos os lugares por aonde ia e acreditava que o próprio filho estava tramando contra ele para tomar o trono à força.  *se isso era ou não verdade ainda não se sabe, talvez ate estivesse mesmo, mais devido à loucura do pai do que qualquer outro motivo de poder. Aerys II acreditava que esse “Cavaleiro da Arvore que Ri” estava a mando de algum inimigo dele e desejava sua cabeça.

O Rei Aerys II, furioso e insatisfeito com a guarda, que não conseguia localizar o tal cavaleiro misterioso, enviou o próprio Príncipe Rhaegar para procurá-lo, mas apenas seu escudo foi encontrado.

*Existe a teoria que afirma que o tal “Cavaleiro da Árvore que Ri” era a jovem loba Lyanna e que Rhaegar, e ao descobrir sua identidade, o príncipe Rhaegar se apaixonou imediatamente por ela e para protegê-la de possíveis punições escondeu o fato do pai… *Mas isso não foi ainda confirmado nos livros e nem na série.

No dia seguinte o príncipe Rhaegar estava inspirado e alegre, tendo derrubado até mesmo os guerreiros mais hábeis do reino como: Brandon Stark, Yohn Royce, Sor Arthur Dayne, ”A Espada da Manhã” e Sor Barristan Selmy

Como vencedor absoluto das rinhas ele ganhou o direito de coroar a “Rainha do Amor e da Beleza” dos eventos e tomando uma coroa de rosas azuis de inverno: o vitorioso Rhaegar fez seu cavalo passar direto por sua esposa Elia Martell e depositou as flores no colo de Lyanna stark.

Naquele momento, “todos os risos tinham morrido”. *como descreveu Ned em um de seus capítulos no livro “A Guerra dos Tronos”.

Esse fato foi escandaloso, não apenas porque Rhaegar era casado com Elia, mas a própria Lyanna Stark nessa época, já era noiva do Robert Baratheon e o mesmo estava sentado a sua lado na arquibancada.

CURIOSIDADE 8: Sor Barristan se culpou muitos anos por não derrotar Rhaegar naquele dia, pois assim, poderia ter coroado sua própria amada “Ashara Dayne” como a rainha do amor e da beleza e possivelmente evitando a “Rebelião de Robert” que ocorreu pouco tempo depois.

Alguns meses depois do incrível “Torneiro de Harrenhal”, a família Stark se encaminhou para “Correrrio” com um imenso cortejo de vassalos e amigos para as festividades do casamento do primogênito Brandon Stark com Catelyn Tully.

No percorrer do caminho ate o Castelo de “Correrio” Lyanna Stark fez um desvio “para chegar mais rapidamente” ao castelo Tully e simplesmente sumiu durante esse trajeto, deixando a família em pânico.

Tanto os Starks quanto Robert Baratheon, noivo da “jovem loba”, acreditava que Lyanna tinha sido levada contra sua vontade por Rhaegar, pois ficou claro seu interesse por ela durante o “Torneiro de Harrenhal” e como o príncipe também havia sumido de Porto Real alguns dias antes do sumiço da moça, foram automáticos a dedução de seu seqüestro. *não irei me prolongar nos fatos posteriores que envolvem a “Rebeliao de Robert”, pois já temos outro texto aqui no site sofre o evento.

*ALERTA DE TEORIA: muitos acreditam que Lyanna fez esse desvio porque já estava combinada com o príncipe Rhaegar de se encontrarem na chamada “Ilha das Faces”, um local sagrado para os devotos dos “Deuses Antigos”, tal qual Lyanna era, e uma vez lá, informou ao príncipe que só aceitaria uma fuga com ele se jura-se fidelidade diante das “Árvores Represeiro”, fazendo com que os “Deuses” fossem suas testemunhas de casamento, ou seja, Rhaegar teria se casado pela segunda vez em uma religião diferente da dos “Sete” o que legitimaria “teoricamente falando” a união dos dois. *como vimos na série esse fato não foi confirmado; o seriado nos entregou que Rhaegar fez anulação de seu casamento com Elia e em seguida casou-se novamente pela Fé dos Sete com Lyanna Stark nas terras de Dorne. o/ sinceramente prefiro a versão da teoria kkk e você?

Alguns fãs teoristas e acreditam que Rhaegar Targaryen passou o começo da “Rebelião de Robert” junto a Lyanna Stark nas terras dornessas chamadas de “As Montanhas Vermelhas” território esse pertencente à “Casa Dayne.”

O Rei Aerys II enviou alguns meses depois, Sor Gerold Hightower, o Lorde Comandante da Guarda Real, para encontrar Rhaegar. Depois de ser encontrado, o príncipe Rhaegar deixou Sor Gerold, Sor Arthur Dayne e Sor Oswell Whent, três membros da “Guarda Real” para protegeram a Torre onde Lyanna estava; partindo logo em seguida para as chamadas “Terras da Coroa” e assumindo o comando do exército dos Targaryen após a derrota do seu amigo Jon Connington na “Batalha dos Sinos”. *Sor Jaime Lannister foi o único oficial da “Guarda Real” deixado na Fortaleza Vermelha para proteger o rei Aerys e a família.

CURIOSIDADE 9: A chamada “Batalha dos Sinos” ocorreu ao redor do “Septo de Pedra”, durante a “Rebelião de Robert”: entre forças reais, comandadas por Jon Connington, e os rebeldes comandadas por Robert Baratheon. *esse encontro ficou conhecido por esse nome, devido aos sinos do Septo terem alertado aos moradores de que a batalha estava chegando e dessa forma salvando muitos dos cidadãos por fazê-los se trancarem sem suas casas. A batalha foi vencida pelo exército rebelde, mas as forças reais puderam se retirar ainda em boas condições para dar andamento a “Guerra”.

Nesse momento a Casa Martells e seus vassalos, enfim se reuniram em favor dos Targaryens na “Rebelião de Robert”.

Dando seqüência aos eventos o príncipe Rhaegar e Robert Baratheon se enfrentaram num vau do rio verde na chamada “Batalha do Tridente”.

Muitos sobreviventes desse impasse contam que quando ambos se avistaram, Robert e Rhaegar disparam com seus cavalos um contra o outro, ambos caíram e em seguida já estavam em pé novamente; relatos dizem que todos os outros confrontos cessaram quase que imediatamente para assistir a batalha entre os dois Titãs de Westeros. *ambos eram guerreiros muito fortes e hábeis.

Depois do que pareceu uma eternidade, Lorde Robert Baratheon finalmente acertou uma martelada no peito de Rhaegar, fazendo dos rubis que adornavam sua belíssima armadura de Dragão, voarem longe. *O que concedeu um novo nome ao locar de “Vau Rubi” e ate hoje muitos plebeus se aventuram em suas margens tentando encontrar alguma das pedras da armadura de Rhaegar e assim ganhar algum dinheiro extra.

Em meio a sangue e pedras preciosas Rhaegar agonizou ate a morte nas águas do “Rio Verde” e suas ultimas palavras foi o nome da mulher que ele amava… e adivinha o nome da amada? #LYANNA.

Em paralelo a esses eventos, sua esposa *ou ex esposa* Elia e seus filhos foram brutalmente assassinados durante os eventos do “Saque de Porto Real”.

CURIOSIDADE 10: O lendário cavaleiro Sor Arthur Dayne foi morto, posteriormente, na “Torre da Alegria”, uma das últimas batalhas na guerra. Apesar de ter matado ou desarmado todos os seus oponentes com facilidade, ele foi esfaqueado pelas costas por Howland Reed, a quem ele pensou ter ferido mortalmente no começo da luta e depois morto por Eddard Stark. *essa informação detalhada nos foi entregue através de visões verdes de Bran Stark na série, no entanto, nos livros os fatos ocorridos na “Torre da Alegria” ainda não foram revelados. *A espada Alvorada, pertencente à Sor Arthur Dayne, foi posteriormente devolvida a sua Casa de direito pelas mãos do próprio Ned Stark, que entristecido por ter sido diretamente responsável pela morte de seu “herói” nunca quis contar os ocorridos nesse dia.

CURIOSIDADE 11: a série nos entregou que o primeiro casamento de Rhaegar foi anulado, porem, não nos disse exatamente o porquê; apenas nos entregou que foi um “Meistre” da região de Dorne, possivelmente o mesmo que servia a Casa Dayne, que fez a anulação e que logo em seguida casou-os. *Se o mesmo enredo será mantido por Martin nos próximos livros, teremos que aguardar para saber. *e espero um ótima explicação pra essa tal anulação.

Lhes pergunto: o que levou a Rhaegar a solicitar anulação de um casamento com ela como foi dito na série… E mais, porque ele se escondeu com Lyanna juntamente em Dorne? *Há tanto ainda a ser revelado nos livros!!!

Segundo fontes “semi-canônicas”, o corpo de Rhaegar foi recuperado por simpatizantes de sua Casa e o cadáver foi cremado numa pira funerária, a moda dos antigos Targaryens.

Espero que tenha gostado do enredo misterioso que envolve o irmão mais velho de Daenerys Targaryen.

Aguardem o próximo perfil que abordara a vida de Viserys Targaryen.

Ate a próxima o/ bjos fui!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | A extinção da casa Casterly e a casa Lannister!

  OS REIS DO ROCHEDO E AEGON, O CONQUISTADOR A Casa Casterly é uma casa extinta, mais ou menos, seis mil anos atrás, no enredo de GOT, tendo sua origem diretamente ligada aos “Primeiros Homens”, povo esse que governaram as “terras” do continente, até a chegada...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!