GAME OF THRONES | A história da Casa dos Imortais – Parte 2/3!

AS PROFECIAS PARA DAENERYS, A NASCIDA DA TORMENTA!

Dando andamento ao texto anterior, após as primeiras visões e profecias, Daenerys inicia uma seqüência longa de imagens de três em três:

“Então fantasmas estremeceram através da nevoa, imagens em índigo. Viserys gritou quando ouro derretido escorreu por sua cabeça e encheu sua boca. Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo loiro-prateado, ergueu-se sob um estandarte com um garanhão fogoso, tendo uma cidade incendiada como fundo. Rubis escorreram como gotas de sangue do peito de um príncipe moribundo e ele caiu de joelhos na água, com o seu ultimo suspiro murmurou um nome de mulher… Mãe de Dragões, filha da morte…” 

GEORGE R. R. MARTIN.

Pg. 453 e 454. Cap. Daenerys., Livro 2: A Fúria dos Reis.

É fácil compreender que aqui são citadas as três mortes mais importantes na vida de Dany:

O irmão Viserys, morto por seu esposo Khal Drogo, morte essa que fez com que Dany se tornasse a legitima herdeira da Casa Targaryen. *obviamente, sem contarmos com a revelação de que Jon Snow é filho legitimo de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark.

O senhor alto com pele cobre, serie seu filho que nasceu morto Rhaego, sendo essa um vislumbre de um futuro que poderia ter ocorrido. Nesse momento, Rhaego esta um homem adulto e forte: um conquistador de terras brutal e sanguinário, ou seja, “o garanhão que monta o mundo”; a morte de seu filho marcou profundamente Daenerys e a fez focar no desejo de voltar para Westeros como “Rainha dos Sete Reinos” ascendendo em seu coração o “Poder de Conquistar” e transformando ela própria no “garanhão que monta o mundo”.

Já o ultimo trata-se da morte do seu irmão Rhaegar nas margens do “Rio Tridente”, onde o mesmo pereceu com uma martelada, dada por Robert Baratheon, bem no peito do príncipe Targaryen. *mas é o nome de mulher dito ao fim??? Acredito que seja o nome de Lyanna Stark; a morte do irmão Rhaegar foi o principal estopim para a queda final da Casa Targaryen, que acabou por forçar o irmão Viserys e a bebêzinha Deenerys, a se esconder em Essos durante anos e anos.

“Brilhando como o por do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projeta sombra. Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante; De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou vôo, exalando fogo de sombras… Mãe de dragões, matadora de mentiras…” 

GEORGE R. R. MARTIN.

Pg. 455. Cap. Daenerys., Livro 2: a fúria dos reis.

Nesse trecho os magos estão se referindo as mentiras que Daenerys teria que enfrentar e destruir ao longo de sua vida: primeiro o homem com a espada, o rei de olhos azuis que não projeta sombra pode ser Stannis Baratheon, pois o mesmo é um auto intitulado rei e possui olhos azuis, característicos da Casa Baratheon. Stannis na segunda temporada manuseia uma espada em chamas e Melissandre o proclama como o Azor Ahai renascido. *que seria um grande herói que salvaria o mundo da noite eterna. Já referente a não projetar sombra, seria devido à magia negra usada constantemente por Melissandre, ou seja, a sombra que mata seu irmão Renly por exemplo, seria nesse caso a sombra de Stannis e nesse momento estaria independente de seu corpo,fazendo de Stannis um homem sem sombra.

O segundo citado como um dragão de pano tratar-se-ia do homem chamado de “O Jovem Griff”, rapaz esse que muitos acreditam se tratar de Aegon, filho bebê de Rhaegar Targaryen e Elia Martell, morto durante a invasão Lannister a “Fortaleza Vermelha”. *na teoria, ele teria sido trocado por Varys antes que o Montanha chegasse ate o berçário dos herdeiros de Rhaegar, e foi encaminhando a Essos para crescer em segurança; esse rapaz atualmente nos livros mantém os cabelos pintados para não chamar atenção de inimigos da Casa Targaryen e esta junto da “Companhia Dourada” que deseja conquistar Westeros a seu comando já que Griff, se auto intitula o verdadeiro herdeiro do Dragão. Nesse caso o Jovem Griff entraria aqui, como uma mentira a ser destruída por Daenerys, pois ela é a verdadeira “Ultima Dragão”.

*esse personagem nunca foi citado na série. por tanto, acho pouco provável que apareça agora no final da trama adaptada pela Hbo.

Um grande animal de pedra… uhn… Essa foi um pouco mais difícil pra mim…

Bem, eu acredito que seja sobre a lenda antiga existente em Westeros de que dentro da muralha de gelo existe um dragão adormecido, que em algum momento será acordado pelo “Berrante de Joramun”, e seu fogo será gelado como as sombras da morte. *nesse caso esse dragão de Gelo seria apenas um conto, uma lenda que não se realizará.

“Sua prata trotou pela grama, dirigindo-se a um riacho sombrio sob um mar de estrelas. Um cadáver ergueu-se a proa de um navio, de olhos brilhantes na face morta, lábios cinzentos sorrindo tristemente. Uma flor azul cresceu de uma fenda da muralha de gelo e encheu o ar de doçura… Mãe de dragões, noiva do fogo…”

GEORGE R. R. MARTIN.

Pg. 455. Cap. Daenerys., Livro 2: a fúria dos reis.

Refere-se aos casamentos que Dany teve ou ainda teria:

A égua prata refere-se ao casamento com Khal Drogo.

O cadáver de lábios azuis pode ser referente à Euron Greyjoy. *muitos achavam que ele estivesse morto, pois há anos não retornava as “Ilhas de Ferro”, no entanto retornou poderoso pra sua terra natal; ele é descrito como muito pálido e de lábios azulados cinzentos nos livros, fora o fato de citar uma proa de navio, um dos símbolos de sua casa; outro fator importante que pode confirmar essa teoria é que Euron esta se dirigindo nos livros ao encontro de Daenerys para lhe propor casamento e aliança. *na série Euron fez esse acordo com Cersei Lannister, sendo assim, não sabemos se o mesmo vira a ocorrer no futuro dos livros de Martin.

A flor azul que cresce na fenda da muralha de gelo é Jon Snow, afinal a rosa azul citada é o símbolo de Lyanna Stark, revelada como mãe de Jon.

Nós sabemos o quanto Jon Snow se desenvolveu como adulto depois de chegar e viver junto a “Patrulha da Noite”, assim como ter convivido com os selvagens o tornou mais firme. Partindo daí, podemos dizer que Jon viria a ser o ultimo pretendente de Daenerrys.

Os magos falam: Mãe de Dragões… Noiva do Fogo… Jon voltou à vida através de magia, que Melissandre lhe concedeu ao orar ao Deus do Fogo R’hollr, fazendo de Jon um servo do fogo, mesmo que ele diga que não serve a deus algum, dessa forma faria sentido Daenerys ser a noiva do fogo e, portanto pretendente de Jon Snow no futuro.

A partir desse momento, Daenerys vê uma seqüência muito rápida de imagens:

“E as visões vieram cada vez mais rápidas uma após a outra, ate parecer que o próprio ar tinha ganhado vida. Sombras rodopiaram e dançaram dentro de uma tenda, elásticas e terríveis. Uma menininha correu descalça para uma grande casa com uma porta vermelha. Mirri Maz Duur guinchou entre as chamas, com um dragão irrompendo de sua testa. Atrás de um cavalo prateado, o cadáver ensangüentado de um homem nu foi arrastado aos solavancos. Um leão branco correu por pastos mais altos do que um homem. À sombra da Mãe das Montanhas, uma fileira de velhas nuas saiu de um grande lago e ajoelhou-se tremendo diante dela, com a cabeça cinzenta inclinada. Dez mil escravos ergueram mãos manchadas de sangue enquanto ela passava por eles a galope em sua prata, correndo como o vento. “Mãe!”gritaram. “Mãe, mãe!”estendiam as mãos para ela, tocavam-na, puxavam seu manto, a barra de sua saia, seu pé, sua perna, seu seio.”

 

GEORGE R. R. MARTIN.

Pg. 455. Cap. Daenerys., Livro 2: a fúria dos reis.

Bem vamos por partes:

A tenda seria a mesma tenda onde a bruxa Mirri Maz Duur fez os feitiços para trazer Khal Drogo à vida; A menina descalça seria a própria Dany quando criança na casa de sua infância; A bruxa e o dragão nascendo de sua testa seria o sacrifício de morte feito com Mirri Maz Duur, que trouxe os dragões a vida; O homem nu arrastado seria o homem que tentou matar Danny no mercado com vinho envenenado.

Uma pausa para falarmos do leão branco: Pode-se tratar de um leão albino que é morto por Khal Drogo e a pele é dada a Daenerys como presente, mas eu sou de teorias então borá lá…

Aqui é citado que ele anda por pastos mais altos que um homem, imediatamente pensei em Tyrion Lannister, por ele é citado como o sendo um “loiro branco” em alguns momento do enredo, justamente por ter seus cabelos em um tom de loiro muito claro em comparação ao de seus irmãos.

Tyrion tem um loiro claríssimo, quase platinado e isso levou a teoria de que ele não é filho de Tywin Lannister: essa teoria diz que um dos motivos para Tywin levar sua família para longe da corte Targaryen, era que o Rei Aerys II “Rei Louco” assediava constantemente sua esposa Joannna, e que “possivelmente” Tyrion fosse fruto de um estupro; como Tywin não ter certeza se Tyrion é seu ou não, ele o criou como um Lannister sem dar o devido amor que seria o correto a um filho.

Seguindo essa linha, por Tyrion ser anão, seria fácil um pasto ficar tão alto quanto ele, ou seja, essa visão seria uma profecia de encontro dos personagens no futuro da trama, possivelmente através da ligação com algum de seus seguidores dothraki. *importante ressaltar que o encontro entre Dany e Tyrion ainda não ocorreu nos livros.

Seguindo a diante: as mulheres de cabelos grisalhos seriam as Dosh Khaleen que vivem ao pé da “Mãe das Montanhas” na terra santa de Vaes Dothrak. Possivelmente se refere ao momento da série onde Daenerys sai da tenda em chamas, que levou a morte de todos os Khal’s que a estavam prendendo e julgando; na série vemos claramente o povo se ajoelhar imediatamente ao ver Dany sair ilesa de meio as chamas.

Os gritos de “Mãe” são referentes à conquista de Yunkai, aquela tradicional cena da série onde Dany é erguida pelo povo enquanto os mesmo gritam: Missa… Missa, que siginifica “mãe” em sua língua nativa.

Em meio ao devaneio Dany escutou um forte rugido e ao voltar a si viu-se cercada pelos “Imortais”, sem conseguir se mexer ela os sentiu a pegando, mordendo e a lambendo; em pânico ela ficou imóvel ate que Drogon avançar sobre o coração azul e o retalhar em tirar e em seguida atear um intenso fogo alaranjado sobre os magos imortais.

Os imortais a sua volta agonizavam como folhas secas em uma fogueira e o ar a sua volta ficou tão quente como se ela própria estivesse dentro das chamas de Drogon, ela saiu correndo ruma a porta e chamou Drogon para ir com ela; em um longo corredor continuou ate achar uma porta similar a uma boca aberta que a levou para fora.

Lá fora foi possível ver fumaça saindo através das pequenas fendas do palácio de areia e ao encontrar o mago Pyat Pree, o mesmo em fúria, partiu pra cima dela com intenção de matá-la, mas foi impedido por um estalar de chicote de Jhogo, um dos companheiros de sangue de Daenerys.

Após esses fatos, Daenerys passa a pensar constantemente nas coisas que viu na “Casa dos Imortais” principalmente referente às três traições profetizadas. A paranóia às vezes é tanta, que muitos fãs, comparam a sua obsessão com algumas características de seu pai, o Rei Louco Aerys II, que via inimigos em todos os cantos.

Se analisarmos direitinho, todas as visões descritas no livro são de grande importância para trama do futuro narrativo de Got, no entanto, muitas delas foram cortadas e alteradas na adaptação televisiva da HBO, sendo assim, no próximo texto, nos aprofundaremos nas visões entregues pela série.

Em breve a parte 3… bjos seus lindos o/ fui!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

A BARRACA DO BEIJO 2 | Netflix confirma continuação em teaser!

  A Netflix, espertinha no marketing como é, divulgou um pequeno teaser de A Barraca do Beijo 2 bem no dia dos namorados lá nos Estados Unidos. No vídeo vemos apenas a construção de uma barraca de beijo, nada mais que isso, mas já serviu para os fãs do filme...

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!