GAME OF THRONES | A Casa dos Imortais – Parte 3!

AS VISÕES DE DAENERYS NO ENREDO DA SÉRIE!

As visões dos livros se diferem, em muito, às apresentadas pela adaptação televisiva da HBO ocorridas no episodio 10 da 2ª temporada, mas para entender todo o contexto, a principio voltaremos para os primeiros episodios da 2º temporada:

Durante todo o desenrolar da trama, vimos Daenerys Targaryen padecer de fome e cede seguir pelo “Deserto Vermelho” junto a seu pequeno Khalasar. *é visível, nessas cenas iniciais, que Dany esta guiando seu povo através do caminho que o “Cometa Vermelho” esta fazendo ao rasgar o céu, isso ocorre desde do dia que a pira fúnebre de Khal Drogo foi erguida e acabou por trazer a vida de seus bebês dragões.

Essa peregrinação acabou por levá-los, assim como nos livros, aos portões da cidade livre de Qarth, lá em seus portões, Daenerys foi recebida pelos “Treze”, grupo dos senhores mais ricos da cidade e que juntos decidem as diretrizes da mesma.

Dany e seu povo inicialmente não foram aceitos, porem, Xoro Xhoar Daxos se prontificou a se responsabilizar pelo pequeno Khalasar, assim como, prover o necessário para que eles não morressem de fome.

Já em seu interior, a “Cidade Livre de Qarth” se mostrou belíssima e rica, no entanto, Dany controla seus seguidores para que não roubem nada, afinal, são convidados do senhor Xoro Xhoar Daxos.

Em meia a uma festa, Sor Jorah Mormont acaba conversando com uma mulher mascarada chamada “Quaithe da Sombra”, que o avisa que os “Treze” desejam não a mãe de dragões, mas sim seus filhos dragões, a partir de então, Sor Jorah fica constantemente preocupado e passa a dar conselhos que Daenerys não lhe solicitou, isso a incomoda muito, principalmente porque Xoro Xhoar Daxos havia insinuado que Jorah estava apaixonado por ela, o que a deixou muito irritada, pois ela não deseja ter um homem em sua vida novamente agora.

Durante os eventos seguintes, Xoro Xhoar Daxos deixa bem claro a Daenerys que não pode lhe ajudar mais sem que ela ofereça algo em troca, assim, em seguida, ele lhe conta de sua fortuna e de seu cofre misteriosos onde guarda suas preciosidades e disponibiliza tudo a Dany, desde que se case com ele, passando assim a ser sua, assim como seus dragões também seriam.  Daenerys se esquiva como pode, pois já percebeu o interesse de todos em seus filhos dragões, no entanto, ao retornar a seus aposentos, encontra muitos de seus companheiros de Khalasar mortos, assim como sua serva Doreah desaparecida junto a seus filhos dragões.

Em fúria, ela segue ate o conselho dos “Treze” e lá descobre que seus dragões foram seqüestrados pelo mago Pyat Pree em conluio com o Xoro Xhoar Daxos.

CURIOSIDADE 1: é importante lembrar que os motivos para Daenerys ir ate a “Casa dos Imortais” na série são diferente das motivações do livro; nos livros Dany esta desesperada por orientação e visita a “Casa dos Imortais”, na vã esperança de ganhar sabedoria dos “Antigos Magos de Qarth”, ou seja, seus bebês dragões não foram seqüestrados, nem ela foi obrigada a entrar na casa dos imortais como consta na série.

O mago Pyat Pree lhe diz que, se Dany deseja se unir a seus filhos, ela deve entrar na “Casa dos Imortais” para procurá-los: o que ela faz mesmo sendo orientada a não fazer por Sor Jorah Mormont, pois ele teme que ela esteja sendo enganada.

Logo ao entrar na “Casa dos Imortais”, Daenerys segue ate uma porta que a leva a uma sala circular onde estão outras portas dispostas uma ao lado da outra, ao escutar o barulho de seus dragões, ela entra em uma porta velha e ao abri-la uma rajada de vento gelado a toca. Ok… Ate ai todos nós fãs nos lembramos muito bem, não é?

Mas o mais importante vem quando Daenerys já esta dentro dessa “dita porta” e é ai que as teorias nascem realmente:

Ao adentrar a sala, ela esta nitidamente confusa e parece não reconhecer o ambiente, afinal, Daenerys nasceu na “Ilha de Pedra do Dragão” e nunca chegou a pisar dentro da “Fortaleza Vermelha”, sendo assim, sua confusão é natural, mas ela reconhece o “Trono de Ferro”, afinal, cresceu escutando as “historietas” de Viserys sobre sua infância em Porto Real.

CURIOSIDADE 2: muitos fãs da série ficaram confusos do porque de Dany estar vendo algo que nunca presenciou na sua vida, por exemplo a sala do trono de Westeros; a explicação mais singela seria que os Magos de Qarth, de alguma forma, conseguiram ver na mente da Daenerys as coisas que ela mais desejava, por exemplo: o trono de ferro, seu marido Khal Drogo e seu filho.*nos livros, Dany ingere uma liquido azul alucinógeno que, segundo os magos, “desanuviariam” seus olhos para coisas do passado, do presente e do futuro, assim como coisas que poderiam ter ocorrido e coisas que irão ocorrer ainda. *na série Dany não bebe liquido algum que justifique as visões que tem.

Nessa visão é possível ver a “Sala do Trono” totalmente destruída: o teto parece ter sofrido com uma forte explosão e existe neve por todos os lados, o que nos leva a teoria de que se isso é uma visão do futuro, existe uma grande chance da batalha final contra o “Rei da Noite” sim, chegar ate à capital westerosi. *outra opção é que a Rainha Cersei Lannister seja atacada e para escapar, acabe por atear “Fogo Vivo” por todo o castelo, causando assim a destruição que vemos na imagem.

Ainda nessa cena, Dany caminha ate o “Trono de Ferro” e estende sua mão para tocá-lo, porem, ao escutar novamente seus filhos dragões, ela não chega a relar efetivamente no trono, o que poderia significar uma alusão a seu futuro: de desejar muito ser rainha de Westeros, porem, algo no seu caminho venha a ser mais importante do que um trono, aqui pode ser seus filhos dragões novamente ou algo novo que venha a valer seu “amor”.

Ao seguir para a próxima visão, Daenerys fica diante de uma nova porta: na verdade um portão que conhecemos muito, o “Portão da Muralha de Gelo”: ao andar para as “Terras de Sempre Inverno”, Dany fica diretamente em contato com o inverno, que nessa época ainda estaria por chegar através do “Rei da Noite”, mas existem teorias que alegam que esse contato com a neve, seria diretamente uma dica do encontro com Jon Snow no futuro da série, já que Snow é Neve em inglês.

Na visão seguinte, Daenerys entra numa tenda muito familiar: a tenda em que viveu com seu esposo durante sua jornada inicial da 1ª temporada; Lá dentro, ela encontra seu amado esposo Khal Drogo com seu filho Rhaego nos braços.

Visivelmente emocionada, ela conversa com seu esposo e acaricia seu filho em uma das cenas mais lindas de toda a série.

Essa cena fez muitos fãs teorizarem, se na ultima temporada da série, Daenerys venha a falecer e acabar por encontrá-los na pós-vida.

Bem analisemos a maldição de Mirri Mas Durr, que foi feita pela maegi, quando Dany lhe perguntou quando seu esposo voltaria a ser o que era, já que estava em estado de coma. *Na série, quando a bruxa Mirri esta a falar essa profecia, ela não cita a parte do “ventre estiver pronto a ganhar vida e der a luz a um filho vivo” e acredito que seja um erro de continuidade dos roteiristas, que decidiram na sexta e sétima temporada acrescentarem o fato.

Mas analisemos a resposta como consta nos livros:

“Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste… Quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas… Quando o seu ventre estiver pronto a ganhar vida e der à luz um filho vivo… Então ele voltará, e não antes…”

Daenerys interpretou a resposta com irônica por parte da bruxa, já que todas essas coisas seriam bem difíceis de ocorrer.

No entanto, em teoria, acredita-se que boa parte dos fatos descritos nessa maldição já ocorreu nos livros e nas temporadas finais que já ultrapassaram o enredo dos livros, como por exemplo:

“Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste”

O personagem Quentyn Martell nasceu no oeste, região de Westeros conhecida como Dorne, e veio a falecer nos livros durante sua visita a Daenerys na cidade Livre de Meeren que fica a leste: detalhas da morte de Quentyn no link do perfil de Daenerys parte 2:

http://www.coxinhanerd.com.br/game-of-thrones-daenerys/

Como o símbolo da Casa Martell é um “Sol com uma Lança”, muitos acreditam que o sol citado na maldição seja ele. *só que esse personagem só apareceu nos livros, sendo assim, quem seria o sol no enredo da série o.O? *ohh duvida cruel!!! Me contem a teoria de vocês para esse “Sol” na série.

“Quando os mares secarem”

Pode ser uma analogia ao “Mar Dothraki” que hoje esta enfrentando uma forte seca nos livros, no entanto, prefiro pensar que seja uma analogia aos mares próximos a Muralha, já que com o avanço do “Rei da Noite” é possível ver nas aberturas da sétima temporada que o mar a sua volta esta se congelando.

“E as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas”

Aqui novamente a maldição faria ligação com a “Muralha de Gelo”: a própria muralha serie a “montanha a ser sobrada pelo vento como folhas”.

O vento nesse caso seria a “baforada” de Viserion sob o comando do Rei da Noite, que abriu um grande buraco na mesma, durante o ultimo episodio da sétima temporada.

“Quando o teu ventre estiver pronto a ganhar vida e der à luz um filho vivo”.

Durante muito tempo, Daenerys manteve um relacionamento físico com Daario Naharis, e durante esse tempo ela não engravida; triste, ela se lembra das palavras de Mirri Maz Durr e se conforma que nunca mais poderá ter filhos. *sendo assim, a idéia de que ela é estéril e não pode ter mais filhos, foi uma dedução dela.

No quinto livro da saga ela enfim tem um sangramento muito intenso, ela se assusta e não se lembra ao certo quando foi sua ultima mesntruaçao, talvez a uns dois ou três meses atrás; Alguns fãs vão alem e crêem que ela tenha tido um aborto espontâneo devido às frutas de que comeu. *é importante ressaltar que isso ocorre logo de apos do dragão Drogo sair voando com ela da arena em Meereen, quando Dany tenta fazer Drogon lhe obedecer e o mesmo se recusa a obedecê-la, ela sai andar em busca de água e comida e acaba doente e tendo alucinações. Temos um texto completo sobre esse momento de Dany através de seu perfil de personagem link:

http://www.coxinhanerd.com.br/game-of-thrones-daenerys/

No entanto, se os livros seguirem a mesma linha de pensamento da série: Daenerys e Jon estão tendo uma “noite de amor” justamente no mesmo momento em que a “Muralha” esta caindo, o que faria com que o inicio da profecia já estivesse concluída, tornando o ventre de Dany fértil novamente.

Dessa forma, Dany poderia enfim gerar uma vida novamente.

* Jon Snow é um “renascido do fogo”, ou seja, “um zumbi de fogo” que seria similar a Beric Dondarion e Cat Stark “A senhora coração de pedra” nos livros e, esses personagens, mesmo que tenham consciência, não possuem um coração que palpita, por tanto, como poderia Jon Snow gerar um filho??? *esse ponto foi levantado por uma de nossas amigas do Clubinho Game of Thrones: Ana Carolina Lima Tavares o/ obrigada por sua colação tão sabia e plausível.* Realmente, se Jon Snow for um “zumbi de fogo” igual aos outros dois citados a cima, ele não teria seus “fluidos corporais” funcionando como um homem comum, sendo assim, seu sêmen não poderia fecundar Daenerys.

Se julgamos que de alguma forma, Jon Snow seja diferente dos casos levantados nos livros, a teoria acrescenta, crer que meses depois da batalha final contra os White Walkers, Daenerys venha a “daria luz a um filho vivo” e em seguida, ainda segunda a teoria, ela viria a falecer… Dessa forma o encontro dela com Drogo e Rhaego na pós-vida viria a correr e assim, concretizaria a “maldição de Mirri”, o que deixaria Jon Snow e seu filho recém nascido sozinhos. #triste.

Essa teoria me incomodar um pouco e admito que eu não gostaria que Dany morresse, ainda mais depois de tantas lutas que enfrentou ao longo dessas sete temporadas, no entanto compreendo que realmente possa ocorrer, afinal, os roteiristas da série estão com o enredo nas mãos e podem, da maneira que desejarem, justificar essa provável gravidez.

Nesse caso a visão de Drogo e Rhaego seria uma dica de que no seu futuro ainda viria a ter uma família para realmente chamar de sua, com direito a filho ou filha como herdeiros, mesmo que por pouco tempo.

Sinceramente prefiro pensar que após a guerra com os “Outros”, tanto Dany quanto Jon, ainda estejam vivos e, de alguma forma, a estrutura de governo de Westeros se altere profundamente.*a tal falada “Quebra da Roda”.

Nessa  TEORIA o norte não estará mais com neve por todos os lugares, pois com a morte do “Rei da Noite”, o frio iria de vez embora e “a primavera” finalmente chegaria a todos os reinos de Westeros, incluindo a nevada região norte do continente.

Mas porque eu gosto tanto dessa opção???

Porque dessa forma Daenerys enfim teria um lar e uma família: a primavera de sua vida se iniciaria e ela enfim seria feliz.

*final Disney simmmmm o/ por que esta, mas que na hora, da khaleesi ter um pouco de felicidade na vida não acham?

Mas essa é minha visão apenas e nessa oitava e ultima temporada, muita coisa pode vir a ocorrer.

Enfim… Voltemos aos fatos que já ocorreram na série: quando enfim Daenerys encontra seus dragões, os mesmo estão presos por correntes.

Dany tenta libertá-los, no entanto, de repente se vê presa também, o Mago Pyat Pree aparece e lhe avisa que ela permanecera junto a seus filhos por muitos e muitos anos, afinal, eles ficam mais fortes na presença dela.

Dany olha para seus filhos, com um olhar suplicante e diz Dracarys, que em tradução livre do valiriano, significa: coloque fogo!

O mago acaba sendo morto pelo poderoso fogo dos dragões: Drogon, Rhaegal e Viserion.

Já fora da “Casa dos Imortais”, Daenerys vai ao encontro de Xoro Xhoar Daxos que se encontra na cama com a serva Doreah que Dany julgava estar morta.

A partir desse momento, Daenerys muda completamente, passando a agir como um Khal junto a seu Khalassar: primeiro toma a chave do cofre Xoro e ao perceber que nada tem dentro dele, se vinga do mesmo e da serva Doreah, os trancando dentro do mesmo, para morrerem dolorosamente lá dentro; depois autoriza a seu povo que peguem tudo de valor da casa de Xoro e utiliza boa parte do dinheiro para comprar um navio e dar andamento a sua busca por descobertas nas terras de Essos.

Não irei me aprofundar muito a partir de agora, pois já temos um texto sobre as conquistas de Daenerys aqui no site: mesmo link que se encontra no meio desse texto.

Espero que tenham gostado dos detalhes sobre a “Casa dos Imortais” na série e das teorias o/ ate a próxima bjos… fui!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | HBO lança especiais para a temporada final!

  Como parte dos preparativos para a estreia da oitava e última temporada de GAME OF THRONES, a HBO realizou uma seleção de episódios na HBO GO para recordar momentos e personagens cruciais da série. As quatro coleções especiais estarão disponíveis exclusivamente...

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!