GAME OF THRONES | A Fé dos Sete: Quais são as regras dessa seita?

VOCÊS ESTÃO PRONTOS?

Sabemos que os lugares de culto aos Sete são os chamados de “septos”, e cada septo contém artes ou estatuas que representem os sete deuses.

Os septos rurais possuem em geral um ambiente simples feito de madeiram, a onde é possível encontrar máscaras ou desenhos dos “Sete” fixados nas paredes; enquanto que nos grandes septos mais ricos contém estátuas com metais e pedras preciosas.

CURIOSIDADE 1: nas casas mais nobres funciona basicamente da mesma forma: existem grandes estatuas para adoração, com septos privados muito elegantes e ricos; já os plebeus tem costume de ter pinturas, gravuras ou pequenas estatuas em algum local da casa.

Os fiéis acendem velas diante dos altares e de cada uma das faces dos deuses, e suas orações são realizadas sempre diante de cada uma das faces que naquele momento se faz mais necessário.

Devido à natureza “Sete em Um”, o número sete passou a ser tratado como sagrado dentro da religião.

Como já citado anteriormente, existem subdivisões dentro da fé, uma delas são as chamadas de Irmãs Silenciosas, essa ordem exclusiva de mulheres fizeram o voto de castidade e silencio, assim como prometerão servir ao sétimo deus “O Estranho” e ajudar no encaminhamento de suas almas ao pós-vida: sua principal função é realizar a limpeza dos cadáveres e os vestir, encaminhá-los ao funeral de forma adequada dentro da religião.

*As irmãs silenciosas não são consideradas septãs e sim uma ordem dentro da religião responsável pela tratativa aos mortos.

As Irmãs Silenciosas são consideradas as mais dedicadas à Fé, com seu voto de silêncio removendo-as da interação mundana; muito mais do que os septões ou septãs, essa ordem é considerada particularmente “sagrada pelo divino” e dessa forma inviolável.

CURIOSIDADE 2: “O Estranho” é representado como nem sendo masculino nem feminino, dessa forma o equilíbrio passa a existir entre as entidades. Visto que o numero de gênero dentro da divindade é igual: três femininos *Donzela, Mãe, Velha*, três masculinos *Pai, ​​Guerreiro, Ferreiro* e um que não é nenhum e é destino de todos. *bem poético na minha humilde opinião.

Já a ordem masculina é chamada de “Irmãos Contemplativos” que vivem em septos mais afastados e juraram silêncio. *Nesses lugares, apenas o “Irmão Mais Velho” pode falar.

Tanto homens como mulheres podem ser sacerdotes, sendo chamados de “septões” e “septãs” e são os principais servos da “Fé”, tendo um papel semelhante ao dos sacerdotes e sacerdotisas de outras religiões.

Esses septões e septãs obedecem a votos primários de celibato, servindo a cada um dos aspecto dos “Sete” sem nunca fugir de suas obrigações.

Ao contrário da adoração dos Deuses Antigos, a “Fé” tem um clero bem organizado e com uma complexa hierarquia interna.

CURIOSIDADE 3: A Fé é liderada por um conselho com os mais Altos Septões e Septãs conhecidos como os Mais Devotos, estes por sua vez seguem o governo do Alto Septão. *Normalmente o Alto Septão é eleito entre os Mais Devotos, mas isso não é uma condição necessária, ele também pode ser indicado por uma rei regente ou por voto popular. O Alto Septão que reside no “Grande Septo de Baelor”, na cidade de Porto Real. As septãs, estão disposta em várias ordens de devoção: podem ser classificdas como brancas, cinzentas ou azuis, mas não é revelado a que face do deus elas estão ligadas em servidão; as Septãs normalmente servem em fortalezas da nobreza, como governantas e tutoras; Já o clero masculino composto pelos septões, pertencem a várias ordens de devoção cada uma ligada a um aspecto dos Sete e muitos usam adornos para exemplificar a qual deus segue mais arduamente.

As Cerimônias são realizadas sempre pelo membro masculino mais alto do clero no local e os rituais mais comuns são os seguintes:

O batismo de uma criança é um momento muito importante e é realizado com os mesmo rituais da coroação de um rei, porem, são utilizados sete óleos de origem diferente para cada ritual, sendo os óleos reais mais raros e muito mais nobres para a cerimônia de Coroação Real.

Os rituais fúnebres das Irmãs Silenciosas são misteriosos e pertencentes apenas a ordem, sabe-se apenas que: usam capuzes que cobrem suas cabeças e véus que cobrem todo o rosto, exceto os olhos.

Durante os Julgamentos por Combate”, os Sete são invocados para intervir do lado do combatente que defende o lado justo, dessa forma, mesmo que o acusado seja aparentemente culpado, se ele ou seu campeão representante, sair vitorioso do combate, seus pecados são esquecidos e ele não tem mais que arcar com as conseqüências de seus atos.  * Diz-se que a vontade dos Sete favorece o vencedor em um julgamento por combate.

Na cerimônia para “Sagrar um Cavalheiro”, um escudeiro deve passar uma noite em vigília num septo e ser ungido e nome dos “Sete”, somente depois desse ritual ele passa a ser considerado um “Cavalheiro dos Sete”; é por isso que há tão poucos cavalheiros nas regiões norte do continente pois há pouquíssimos Septos por lá: com exceção da Casa Manderly de Porto Branco, fiel aos Sete e que mantêm seu “Septo Nevado” a pratica de ungir Cavalheiros.

*Os guerreiros montados a cavalo, conhecidos como “cavaleiros” dedicam-se a um código de comportamento conhecido como cavalheirismo, fortemente influenciado pela Fé dos Sete e seus princípios, dessa forma ajudar os fracos e os injustiçados faz parte de seu juramento.

Já os casamentos são sempre conduzidos entre os altares do Pai e da Mãe. *Ritos especiais em regiões ricas podem apresentar hinos cantados por um coro de setenta e sete septãs. São cerimônias elaboradas e altamente ritualizadas: ocorrem tipicamente dentro de um septo e são presididas sobre por um septão; no início da cerimônia, a noiva é levada ao altar por seu pai, onde o noivo e o septão aguardam, o noivo coloca seu manto sobre os ombros da noiva e ambos juntam às mãos, que são amarradas junto com uma fita pelo septão, que diz: “À vista dos Sete, eu selo estas duas almas, vinculando-as como uma, para a eternidade… olhem uns para os outros e digam as palavras”; neste momento a noiva e o noivo se voltam um ao outro e recitarem o seguinte voto em uníssono: “Pai, Ferreiro, Guerreiro, Mãe, Donzela, Velha, Estranho, sou dele/ela e é meu/minha a partir deste dia até o fim dos meus dias”.

As “Regras Sociais” são extremamente rígidas: a “Fé” condena a homossexualidade, embora considere um pecado menor; o incesto é abominado, assim como o fratricídio (matar um parente) e a bastardia. *pecados considerados de alto grau.

A Fé dos Sete, também mantém as leis da hospitalidade como regra social primordial: mantêm sagrado o bom comportamento junto a um hóspede e o seu acolhimento um para o outro.

No entanto é importante acrescentar que nas diferentes regiões dos “Sete Reinos” suas regras podem sofre alterações de grau de importância

CURIOSIDADE 4: por exemplo temos o povo roinares, que ao chegar em Dorne absorveu a religião “dos Sete”, mas a adaptaram a seu modo mais livre de vida, deixando sem servidão as partes que não lhes agradava; assim, os Dorneses atuais seguem as regras da “Fé” de forma um tanto frouxa, principalmente com relação a bastardia e a homoxesualidade, trazem pouca ou nenhuma mancha social em Dorne. *Dorne tem o povo mais evoluído na minha opinião o/.

A Fé dos Sete é sem duvida a religião mais dominante do continente e exerce uma grande influencia sobre os domínios de Westeros. Em breve traremos um texto complementar sobre os estudos dos Meistres e os grandes misterios que envolve a Cidadela… bjos o/ fui!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | HBO anuncia nova coleção da série!

  A HBO disponibilizará na HBO GO uma nova coleção especial de GAME OF THRONES, que permitirá que os usuários revivam a série por meio de comentários exclusivos de seus criadores, David Benioff e D.B. Weiss. A dupla de showrunners e parte do elenco compartilharão...

GAME OF THRONES | US$ 240 milhões de investimentos finais!

MILHÕÕÕÕÕES! Muito se falou sobre audiência, alcance de nível épico e tudo mais sobre a trajetória e o grande final da série Game of Thrones mas, ainda não havíamos recebido informações sobre investimentos. Os showrunners da série comentaram algumas vezes sobre as...

GAME OF THRONES | Perguntas que a série não respondeu

Mas e agora?  Game of Thrones acabou. Após quase 10 anos no ar, uma das maiores séries de todos os tempos encontrou seu desfecho no último domingo. Entregando um final que desagradou boa parte dos fãs, o seriado realmente teve um final agridoce. Enquanto uns...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!