GAME OF THRONES | Perfil de personagem: Euron Greyjoy “Olho de Corvo” – parte 2!

As principais diferenças dos livros para com a série!

Como vimos no ultimo post CLIQUE AQUI! Quando Euron finalmente retornou as Ilhas de Ferro, “coincidentemente” no mesmo dia do anuncio da morte de Lorde Balon, muitas pessoas das ilhas acreditam que ele próprio tenha sido o responsável por sua morte repentina, porem, ninguém levantou voz abertamente contra ele a principio, já que Euron tem “fama” de reagir violentamente quando contrariado. *a morte de Lorde Balon na série, através do encontro com Euron, em uma das pontes suspensas da “Ilha Fortaleza” de Pyke, acabou confirmado às especulações dos livros.

 

Euron Greyjoy sempre foi exagerado em suas ações, indo geralmente de momentos de alegria e satisfação para uma fúria destruidora com muita rapidez, sendo assim, imediatamente convocou a “Assembléia dos Homens Livres” onde em um discurso inflamado, relatou todas as suas conquistas e aventuras, bem como prometeu o retorno do “Costume Antigo” em sua forma mais arcaica e poderosa; prometeu ainda a conquistar de Westeros em nome dos “Homens de Ferro” e jurou que usaria dragões para realizar o mesmo, afinal, ele tinha em seu poder um “Gigantesco Berrante do Dragão” capaz de dominar qualquer dragão e fazê-los curvar-se a sua vontade de “Deus”. *sim, Euron se considera um “Deus”

CURIOSIDADE 1: logo em sua primeira aparição na série, o personagem Euron já sofreu alterações de adaptação, como por exemplo, a ausência de seu característico “tapa-olho”, bem como também, nenhum “Berrante de Dragão” foi abertamente citado por ele. Outro fato importante foi que na série, Theon já esta junto da irmã Yara e a ajuda em seu discurso para tentar se tornar a líder de seu povo, no entanto, nos livros, Theon esta dado como morto e ainda permanece com o mistério se é mesmo ou não o personagem apresentado como “Fedor”. *fato esse confirmado algum tempo depois no quinto livro da saga “A Dança dos Dragões” quando enfim Yara reencontra o irmão. *Quer saber mais sobre Theon Greyjoy e as diferenças de narrativa entre o livro e a série? CLIQUE AQUI!

 

CURIOSIDADE 2: oficialmente, o “Berrante do Dragão” como é chamado, apareceu uma única vez durante a “Assembléia dos Homens Livres”, da qual Euron saiu proclamado Rei das Ilhas de Ferro, portanto, ainda não sabemos se ele realmente é poderoso a ponto de realmente “controlar um dragão”; o que sabemos ate o momento através da obra é que um dos marinheiros de Euron foi colocado para soprá-lo e após o esforço do sopro, combinado com o vapor do interior do berrante, teve seus pulmões queimados o levando a óbito quase que imediatamente após a sua tentativa.

Euron acabou sendo eleito como “Rei”, vencendo sua sobrinha Asha (que recebeu o nome de Yara na série) que, assim como ocorreu na série, partiu imediatamente das ilhas, evitando assim sua morte. *a principal diferença aqui, é que nos livros, Asha/Yara, permanece no continente de Westeros, enquanto que na série ela segue para Essos ao encontro de Daenerys Targaryen.

Em paralelo a esses eventos Lorde Sawane Botley se opôs à sua reivindicação como rei e acabou morrendo afogado por Rei Euron em um barril. *Após o afogamento de Lorde Sawane, Euron “Olho de Corvo” deu metade das terras dele a Casa Wynch, enquanto que a outra metade foi deixada para o irmão de Sawane, Germund Botley, o novo Senhor dos Fidalporto.

Rei Euron também matou Lorde Baelor Blacktyde, que havia se recusou a reconhecê-lo como rei e acabou fugindo das Ilhas, porem, acabou capturado e morto através de esquartejamento; hoje Euron carrega consigo o “mando de zibelina” de Baelor Blacktyde, como um símbolo constante do que ocorre a quem ousa ir contra ele. *seu irmão Victarion, com quem manteve por muitos anos uma gigantesca briga, permaneceu a seu lado como as tradições ordenavam e participou de suas estratégias seguintes de invasão da Campina.

Rei Euron “Regente e Ceifeiro das Ilhas e Ferro”, dono absoluto da “Coroa de Madeira”, coordenou os ataques a região da “Campina”, que foram altamente bem sucedidos: garantindo boa madeira para novos navios e alimento a seu povo, porém acabou falhando em manter o interesse de seus leais na conquista do continente através de dragões.

Ciente de que não poderia abandonar as ilhas agora, ordenou que seu irmão Victarion partisse ao encontro de Daenerys Targaryen com a proposta de casamento, bem como oferecer a ela sua gigantesca “Frota de Ferro” como presente de casamento, dessa forma, em contra partida, ela deveria vir com seus dragões até Pyke, onde o próprio Rei Euron lhe provaria capaz de domar dragões e assim ser digno dela. *atualmente no enredo das Crônicas de Gelo e Fogo, Victarion esta a caminho de se encontrar com a Rainha Daenerys Targaryen.

Enquanto isso Rei Euron Greyjoy tem seu enredo pairando sobre o desejo de mais poder: ele pretende sacrificar todos os sacerdotes a seus cuidados em prol de “acordar” um monstro marinho que ficaria sob seu comando. *pouco ainda se sabe sobre essa “entidade marítima” e estamos aguardando o próximo livro da saga para maiores detalhes.

É possível ver a cima, o quão diferente a narrativa dos livros se encontra em comparação a sexta e sétima temporadas de Got.

CURIOSIDADE 3: O autor George R. R. Martin entregou aos roteiristas da série televisiva o final de cada um dos personagens em questão, no entanto, lhes deu liberdade criativa para seguirem da forma que desejarem durante a “jornada do personagem”, desde que o final permanecesse o ditado por ele, sendo assim, as temporadas cinco, seis e sete, nos entregaram muitos destinos diferentes dos narrados ate o momento pelos cinco livros das “Crônicas de Gelo e Fogo” já disponível aos leitores, o que deixa o fandon dividido entre “triste” por gostar muito do destino dos livros e “animado” com as novas possibilidades de narrativas.

Nos voltemos ao que a série revelou ate o momento: após sua coroação como Rei das Ilhas de Ferro, Euron desejou matar seus sobrinhos para que não ocorresse nenhuma possibilidade de um contra golpe por parte dos mesmos. *como vimos nas temporadas 6 e 7, Asha/Yara e Theon seguiram com seus leais ao mar aberto, afim de se aliar a Daeneryes Targaryen que se encontrava em Essos na Cidade Livre de Meereen; Dany os aceitou como aliados e partiram juntos em busca da conquista de Westeros, assumindo portanto a narrativa do tio Victorion Greyjoy dos livros

CURIOSIDADE 4: nos livros Theon permanece sumido nesse período e Asha/Yara foge das ilhas para a região nortenha do “Bosque Profundo” onde fica sabendo que seu tio e agora Rei Euron, a casou com Erik “O Justo” através de um “Selo de Família” impedindo assim, que ela se case com alguém para firmar uma aliança de poder. *Euron mais uma vez, mostra o quanto astuto é e admito, ele é uma personagem profundamente detestável, mas sim muito esperto!

*imagem acima: seta indica as “Ilhas de Ferro” – círculo incida a região conhecida como “A Campina” – vias em azul são referente aos rios das “Terras Fluviais”.

CURIOSIDADE 4: Muitos fãs ficaram imensamente confusos com a abordagem usada pela série, onde após essa fuga de Asha/Yara e Theon, Rei Euron ordena que todos os homens das ilhas cortem cada arvore existente ali: as Ilhas de Ferro são muito populares no enredo dos livros por não terem árvores de grande porte em seu território, pois seu solo é rico demais em minerais de ferro para permitir que determinadas arvores cresçam ali. *A popular frase Greyjoy: “Nos não Semeamos” se refere tanto ao fato dos homens da ilha viverem de saques e pilhagens, como também pelo fato de realmente não haver plantio de quase nada ali. Como assim as Ilhas de Ferro teriam madeira para produzir mil navios tão rapidamente???? HBO e suas falhas de enredo kkkkk: a madeira usada por Euron nos livros vem da região da Campina, onde depois de sua coroação, Rei Euron busca com seus leias os recursos de que necessita, mas, enfim, sigamos com a narrativa da série!

Rei Euron leva sua nova frota recém construída para Porto Real e oferece uma aliança de casamento com a auto proclamada Rainha dos Sete Reinos Cersei Lannister, porem, percebendo que seria recusado, Euron avisa que trará um presente a mesma para provar sua lealdade.

Euron Greyjoy segue para o mar e rapidamente encontra a frota de seus sobrinhos que estavam se direcionando a Dorne, a fim de preparar seu exercito para marchar para guerra: ao final do confronto ele acaba capturando Asha/Yara e deixando Theon fugir.

Ellaria Sand e sua filha são feitas reféns e posteriormente oferecidas a Rainha Cersei como o “tal” presente a que Euron havia se referido anteriormente.

Desde então Euron passa a participar dos planos da Rainha Cersei. *obviamente ela não confia nele e tenho certeza que não pretende se casar com o mesmo, no entanto, ela o esta “levando nos dentes” habilmente até que suas ambições se concretizem.

CURIOSIDADE 5: vimos na série que Ellaria e sua filha estão presas nas masmorras da “Fortaleza Vermelha” e que Cersei Lannister elaborou todo um teatro para tortura-las através de uma morte lenta e dolorosa, conseguindo assim sua vingança para com a morte de sua filha Myrcella. *é importante relembrar que na narrativa dos livros a jovem Myrcella ainda esta viva em Dorne e a jornada de Ellaria e as Serpentes de areia é bem diferente da apresentada na serie. SAIBA MAIS SOBRE AS SERPENTES NÃO CITADAS NA SÉRIE CLICANDO AQUI!  E SOBRE A JORNADA DIFERENTE DE ELLARIA CLICANDO AQUI!

Já sobre Yara Greyjoy, não nos foi revelado nada a mais, apenas que a mesma permanece prisioneira do tio e que seu irmão, Theon Greyjoy, pretende resgatá-la na próxima temporada final de Got.

CURIOSIDADE 6: nos livros atualmente a personagem Asha/Yara havia retornado à Bosque Profundo, porem acabou sendo capturada em um ataque repentino do Rei Stannis, ela é mantida junto do exército de Stannis quando ele marcha para o Cerco de Winterfell; ao perceber que o irmão esta ali ela tenta resgatá-lo, no entanto, Rei Stannis alega que os nortenhos querem Theon morto e o nortenhos terão Theon morto. *Asha/Yara sugere que Stannis o decapite perante uma árvore coração, como Ned Stark teria feito e assim termina sua narrativa dos livros. o/ existem teorias de que Asha/Yara propõe a decapitação como parte de um plano maior, para salvar o irmão em um ultimo momento, porem, como a narrativa termina assim no quinto livro da saga, cabe a nós fãs especularmos ate o lançamento do sexto livro de Got, já intitulado como “Ventos de Inverno”.

Também nos foi revelado na sétima temporada, que Daenerys Targaryen, bem como seus aliados do norte, se encontram com a Rainha Cersei e Euron Greyjoy para uma negociação momentânea de “paz” em prol de um inimigo em comum: O Rei da Noite e seu gigantesco exército de mortos.

Nesse encontro, é apresentado como prova de que o “Grande Inimigo” existe: um “Zumbi de Gelo”.

Ao se ver diante da criatura, Euron questiona se aquilo sabe nadar e Jon lhe responde que não; ele por sua vez, avisa que ira se retirar para as águas do mar, dando a entender que estava abandonando sua aliança com a Rainha Cersei Lannister.

No entanto, mais tarde a própria Cersei revela a Jaime que isso fez parte de um plano elaborado por ambos, para que a frota de Euron pudesse zarpar rumo a Essos sem possíveis represa-lhas dos dragões de Daeneryes.

Segundo a narrativa da série, Euron e seu homens estariam indo ao outro continente para finalizar contrato com a “Companhia Dourada”, conhecida no enredo dos livros com a maior e mais poderosa companhia de mercenários existente no mundo conhecido de Game of Thrones.

CURIOSIDADE 7: A Companhia Dourada é formada por descendentes de Aegor River “Açoamargo”, bastardo de Aegon Targaryen “O Indigno”, da ramificação Targaryen intitulada como “Blackfire’s” que lutaram a mais ou menos 100 anos atrás pelo controle do “Trono de Ferro” e acabou por extinguir os dragões por completo; os Blackfire foram derrotados e exilados alem mar pelo Targueryen’s dominantes e proibidos de retornar a Westeros; desde então, optaram por permanecer unidos e criaram a companhia mercenária em questão para sobreviver ate que finalmente possam retornar a sua “terra natal”. *muitos fãs teorizam que uma aliança entre a Companhia Dourada e a Rainha Cersei poderia vir acompanhada de uma traição: o/ a Companhia Dourada é conhecida por nunca quebrar seus contratos, mas sabemos que o chamado “elo de sangue” pode ser mais poderoso e que o encontro do líder Blackfire com Daenerys Targaryen pode vir a se tornar favorável a Rainha dos Dragões, já que ela pode lhes conceder o perdão para que retornem a Westeos sem que o estigma de traidores o acompanhem. *Em números, a Companhia Dourada possui cerca de 10 mil soldados, com mil montarias, mil arqueiros, oito mil na frente de combate, além de dezenas de elefantes de guerra. *vale ressaltar que Sir Jorah Mormont relata a Daeneryes na 4º temporada da série que ele já viveu entre os mercenários da Companhia Dourada antes de jurar lealdade aos irmãos Targaryen’s, sendo assim, ele conhece o líder da dita “Companhia” o que já da um embasamento de que sim, eles podem trair o contrato com Cersei Lannister.

CURIOSIDADE 6: nos livros atualmente a personagem Asha/Yara havia retornado à Bosque Profundo, porem acabou sendo capturada em um ataque repentino do Rei Stannis, ela é mantida junto do exército de Stannis quando ele marcha para o Cerco de Winterfell; ao perceber que o irmão esta ali ela tenta resgatá-lo, no entanto, Rei Stannis alega que os nortenhos querem Theon morto e o nortenhos terão Theon morto. *Asha/Yara sugere que Stannis o decapite perante uma árvore coração, como Ned Stark teria feito e assim termina sua narrativa dos livros. o/ existem teorias de que Asha/Yara propõe a decapitação como parte de um plano maior, para salvar o irmão em um ultimo momento, porem, como a narrativa termina assim no quinto livro da saga, cabe a nós fãs especularmos ate o lançamento do sexto livro de Got, já intitulado como “Ventos de Inverno”.

Também nos foi revelado na sétima temporada, que Daenerys Targaryen, bem como seus aliados do norte, se encontram com a Rainha Cersei e Euron Greyjoy para uma negociação momentânea de “paz” em prol de um inimigo em comum: O Rei da Noite e seu gigantesco exército de mortos.

Nesse encontro, é apresentado como prova de que o “Grande Inimigo” existe: um “Zumbi de Gelo”.

Ao se ver diante da criatura, Euron questiona se aquilo sabe nadar e Jon lhe responde que não; ele por sua vez, avisa que ira se retirar para as águas do mar, dando a entender que estava abandonando sua aliança com a Rainha Cersei Lannister.

No entanto, mais tarde a própria Cersei revela a Jaime que isso fez parte de um plano elaborado por ambos, para que a frota de Euron pudesse zarpar rumo a Essos sem possíveis represa-lhas dos dragões de Daeneryes.

Segundo a narrativa da série, Euron e seu homens estariam indo ao outro continente para finalizar contrato com a “Companhia Dourada”, conhecida no enredo dos livros com a maior e mais poderosa companhia de mercenários existente no mundo conhecido de Game of Thrones.

CURIOSIDADE 7: A Companhia Dourada é formada por descendentes de Aegor River “Açoamargo”, bastardo de Aegon Targaryen “O Indigno”, da ramificação Targaryen intitulada como “Blackfire’s” que lutaram a mais ou menos 100 anos atrás pelo controle do “Trono de Ferro” e acabou por extinguir os dragões por completo; os Blackfire foram derrotados e exilados alem mar pelo Targueryen’s dominantes e proibidos de retornar a Westeros; desde então, optaram por permanecer unidos e criaram a companhia mercenária em questão para sobreviver ate que finalmente possam retornar a sua “terra natal”. *muitos fãs teorizam que uma aliança entre a Companhia Dourada e a Rainha Cersei poderia vir acompanhada de uma traição: o/ a Companhia Dourada é conhecida por nunca quebrar seus contratos, mas sabemos que o chamado “elo de sangue” pode ser mais poderoso e que o encontro do líder Blackfire com Daenerys Targaryen pode vir a se tornar favorável a Rainha dos Dragões, já que ela pode lhes conceder o perdão para que retornem a Westeos sem que o estigma de traidores o acompanhem. *Em números, a Companhia Dourada possui cerca de 10 mil soldados, com mil montarias, mil arqueiros, oito mil na frente de combate, além de dezenas de elefantes de guerra. *vale ressaltar que Sir Jorah Mormont relata a Daeneryes na 4º temporada da série que ele já viveu entre os mercenários da Companhia Dourada antes de jurar lealdade aos irmãos Targaryen’s, sendo assim, ele conhece o líder da dita “Companhia” o que já da um embasamento de que sim, eles podem trair o contrato com Cersei Lannister.

Desda citação de partida de Euron para Essos, não tivemos mais nenhuma informação sobre o mesmo, no entanto uma breve citação do “Deus Afogado” durante uma conversa entre os Meistres da Cidadela e Sam Tarly, deixou muitos fãs apreensivos e animados com algumas teorias.

Sendo assim, no próximo post irei lhes contar quais as principais teorias que estão rolando pelo fandon de got o/ bjos e até o próximo texto!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | HBO anuncia nova coleção da série!

  A HBO disponibilizará na HBO GO uma nova coleção especial de GAME OF THRONES, que permitirá que os usuários revivam a série por meio de comentários exclusivos de seus criadores, David Benioff e D.B. Weiss. A dupla de showrunners e parte do elenco compartilharão...

GAME OF THRONES | US$ 240 milhões de investimentos finais!

MILHÕÕÕÕÕES! Muito se falou sobre audiência, alcance de nível épico e tudo mais sobre a trajetória e o grande final da série Game of Thrones mas, ainda não havíamos recebido informações sobre investimentos. Os showrunners da série comentaram algumas vezes sobre as...

GAME OF THRONES | Perguntas que a série não respondeu

Mas e agora?  Game of Thrones acabou. Após quase 10 anos no ar, uma das maiores séries de todos os tempos encontrou seu desfecho no último domingo. Entregando um final que desagradou boa parte dos fãs, o seriado realmente teve um final agridoce. Enquanto uns...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!