Esses dias eu fui ao casamento de um casal de amigos e fui madrinha com o Panda. Sempre que estamos em uma situação de casamento, vendo tudo do altar como padrinhos, é de praxe observarmos o comportamento dos outros convidados, da equipe de filmagem e até mesmo do padre. Ver tudo de um ponto bem privilegiado, inclusive. De lá, sempre identificamos as famosas gafes de um casamento, você sabe quais são?

De acordo com o site do Terra Mulher, existem 15 principais gafes que as pessoas cometem em um casamento tradicional. Essas gafes podem acontecer em qualquer tipo de evento, não exclusivamente em um casamento, dizem eles. Noivos e convidados estão sujeitos a erros de etiqueta que costumam ofuscar o brilho da data. O atraso da noiva é fundamental ou um grande erro afinal de contas? Posso cortar a gravata e passar o sapato da noiva para arrecadar dinheiro? Devo ou não confirmar presença? Posso levar doces ou arranjos de flor para casa? Essas são apenas o começo de algumas dúvidas que todos temos sobre casamentos, vamos esclarecê-las?

noivos

Alguns erros que os noivos podem cometer neste grande dia!

1. Convidar por e-mail – O convite deve ser entregue pessoalmente, no caso de pessoas que moram em locais distantes, vale enviá-lo pelo correio ou motoboy.

2. Atraso da noiva – Atraso é indelicado em qualquer situação. Hoje, os padres até costumam encurtar o casamento quando a noiva chega depois do horário. Pior que atraso é achar que os convidados são mal educados e colocar no convite que a cerimônia começa 15 minutos antes do horário real.

3. Pedir dinheiro para viagem ou outros planos, quando os noivos já moram juntos – Presente não se pede. Se já moram juntos, que sejam generosos e peçam ajuda para terceiros, é um gesto de caridade.

4. Colocar só presentes só presentes caros na lista – A atitude dá a impressão de que só se quer aproveitar dos convidados. Escolha itens para todos os bolsos.

5. Pedir presente específico para padrinhos – A situação é constrangedora, nunca se sabe o que está dentro do orçamento do padrinho. Fora que presente não se pede. Os padrinhos é que devem perguntar, mas já colocando seu limite de valor.

6. Igreja muito grande para poucos convidados ou vice versa – Igreja muito grande para poucos convidados dá a impressão de que o evento não foi prestigiado. Já uma igreja muito pequena para uma lista grande torna o momento desconfortável.

7. Cortar a gravata ou passar o sapato da noiva – Pedir dinheiro é tão cafona quanto o atraso da noiva.

8. Beber em excesso – Qualquer tipo de excesso é deselegante, fora que os noivos acabam não aproveitando bem o momento que tanto planejaram e esperaram.

drink casamento

Alguns erros que os convidados podem cometer neste grande dia!

01. Levar pessoas que não foram convidadas – O convidado não tem o direito de interferir na organização da festa do outro. Fora isso, o bufê cobra por pessoa. Se o convite diz “fulano e família”, é permitido levar apenas membros da família. Quando está escrito “sr. e sra.”, são só eles os convidados, nada de filhos, netos, amigos.

02. Briga de mulheres pelo buquê – Na hora do buquê, é sempre a mesma situação. As solteiras (e as vezes até as casadas) se aglomeram e começa o empurra-empurra. E não é difícil acontecer disputa quando mais de uma pega o cobiçado objeto. Sem dúvidas, lamentável. Mulheres que brigam pelo buquê tem que parar para perceber qual é o problema delas, o buquê não faz milagres.

03. Usar roupa inadequada – Homens devem investir em terno e mulheres em vestidos que não sejam muito curtos e nem tenham decotes exagerados. No convite não precisa dizer que tipo de roupa usar, apenas se for muito formal.

04. Mulher com roupa branca – Quem tem que aparecer é a  noiva. Madrinhas e convidadas, esqueçam a ideia de chamar atenção com um modelito branco. Os muitos olhares vão ser de reprovação, com certeza. Mães dos noivos e madrinhas, não queiram brilhar mais do que a noiva, moderação é a palavra chave.

05. Não confirmar presença quando solicitado – O bufê cobra por pessoa. Portanto, confirmar a presença é um gesto de delicadeza e educação.

06. Não ir à igreja, somente à festa – Um convidado com esse perfil merece que se corte a gravata, passe sapato, peça presente caro, porque é tão mal educado quanto. Se tiver um compromisso de trabalho no horário da cerimônia, por exemplo, avise os noivos antes e pergunte se eles se incomodam que passe apenas na festa para dar um abraço neles.

07. Levar para casa doces e arranjos de flor – Só se leva doce para casa quando se faz parte da lembrança, como é o caso do bem casado. Sobre arranjos de flor, lembre-se de que não tem o direito de desmontar a festa dos outros, controle-se!