Futebol nos animes!

Futebol nos animes!

Salve salve galera otaku desse meu Brasil-il-il. Aproveitando a vibe que a Copa trouxe para todos nós brasileiros até mesmo a humilhação pública e universal que veio pelas mãos da Alemanha, que eu “carinhosamente” apelidei de Blitzkrieg Mineira trago dessa vez alguns animes que falam e retratam muita coisa sobre futebol,  esse esporte tão amado e odiado até o final da Copa, principalmente se a Argentina ganhar T.T  por todos nós. Animes que tratam de forma real, fantasiosa ou de alguma forma os dois. Então simbora que lá vem ANIME!!!!

GIANT KILLING

giant_killing

Masaya Tsunamoto – 26 Episódios – 04/10/10

Tatsumi Takeshi, um técnico que é conhecido pelo pseudônimo “Giant Killing” (do inglês, zebra), o time East Tokyo United (ETU) que atualmente está em uma péssima posição na tabela do campeonato japonês e em uma forte crise pelo fato de não vencer, precisa da ajuda deste incrível técnico para mais uma vez voltar a ser um grande time conhecido por suas vitórias. Em meio a isso, na história o foco não é apenas em Tatsumi em si mas sim em jogadores, torcedores, diretoria do time mostrando como funciona realmente um time de futebol. Em outras palavras, a história é centralizada no ETU, sendo esse seu personagem principal, e não em apenas uma personalidade do clube.

giant-killing-analise-imagem-1

A maior curiosidade do anime é que a dublagem não “força” a todos os personagens falarem somente japonês.
Alguns personagens brasileiros no anime falam em português (quase) perfeito. Uma bela sacada do diretor de dublagem.

Giant Killing – Opening – Sigla Sub Ita from cristo gesu on Vimeo.

INAZUMA ELEVEN

fondo1

Tenya Yabuno – 127 Episódios – 05/10/2008

Satoru Endo (Endou Mamoru), é um goleiro muito talentoso neto de Daisuke Endo, um dos mais fortes goleiros no Japão que morreu antes de ele nascer. Endo montava um time de futebol em sua escola, a Raimon para que assim pudessem entrar dentro do Campeonato Futebol Froteira até um misterioso atacante chamado Shuya Goenji se mudar para a sua escola. Goenji se recusa a entrar no time de Endo, pois havia deixado o futebol após sua irmã sofrer um acidente durante um jogo. Logo ao Endo formar um time de 11 jogadores eles tem seu primeiro jogo contra o Instituto Imperial, liderado por Yuto Kido e dirigido pelo perverso Kageyama.

Inazuma-Eleven-2

No jogo Endo seu time são duramente massacrados pelos jogadores do Instituto Imperial pelo fato de seus chutes de poderes. Neste mesmo tempo Goenji entra no jogo e consegue fazer um gol com o Furacão de Fogo ao mesmo tempo que Endo faz uma defesa com a Mão Fantasma. Após o jogo o time passa a treinar suas técnicas com poderes ao mesmo tempo que vão enfrentando cada vez mais times de outras escolas do estado.

CAPTAIN TSUBASA

captain-tsubasa_159034

Yoichi Takahashi – 128 Episódios (Season 1) / 47 Episódios (Season J) / 52 Episódios (Season Road to 2002) – 4 Movies – 13 OVAs – 13/10/83 (Season 1), 21/10/94 (Season J) e 07/10/02 (Season Road to 2002)

O foco da história está nas aventuras da seleção japonesa de futebol e seu capitão, Oliver Tsubasa. A série é caracterizada por movimentos de futebol dinâmicos contidos em ações fantasiosas. Também trata do relacionamento de Tsubasa com seus amigos, rivalidade com seus oponentes, treinos, competições, e o andamento das partidas.

Assim como acontece em outras séries de animangás, existem muitas diferenças entre o mangá e o anime em todas as fases de Captain Tsubasa. Muitas delas chegam a confundir a cabeça de muitos fãs, justamente por se tratar de uma história de futebol, portanto, sem um enredo muito fixo. Existem 3 séries de anime (Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J, e Captain Tsubasa Road to 2002) e nenhuma tem relação entre si e tanto que cada uma conta o início da história de Tsubasa de um jeito diferente.

captaintsubasa1

A série Captain Tsubasa J trata-se de um remake da fase do primário e do início da fase World Youth. Ele termina quando o Japão se classifica para a Copa Asiática e depois que os jogadores conseguem vencer os Sete Verdadeiros. Mas a Copa da Ásia e o Mundial sub-19, que são consideradas pela maioria dos fãs como a melhor parte da fase, ficou fora do anime.

Captain Tsubasa Road to 2002, a nova versão do anime, também não segue muito a história original. Tudo é contado de uma maneira diferente. No anime por exemplo, foi criado um jogo amistoso contra os Países Baixos que não existe no mangá. As equipes São Paulo, Flamengo, Barcelona etc. foram renomeados para nomes fictícios como “Brancos”, “Domingos”, e “Catalunha” (respectivamente). O anime também criou a Copa do mundo entre Brasil e Japão no final da história, já no mangá Tsubasa só vai para Barcelona depois desta Copa (que acontece no Captain Tsubasa J do mangá).

Bem povo, por hoje é só.

See Ya Space Cowboys!!

Vinny Romanelli
por

Vinny Romanelli

Viciado em games, animes e action figures (NÃO-SÃO-BONECOS). Esse carioca da gema leva o Japão no coração. Quase um gibi ambulante, futuro marketeiro e chato quando chamam animes e mangás de "desenhos para crianças". See ya Space Cowboys!!!

Recomendamos para você