Entendendo tudo sobre Futebol Americano!

Entendendo tudo sobre Futebol Americano!

Passamos da metade da temporada regular da National Football League (NFL). O jogo de abertura da nona rodada já aconteceu com o confronto entre Tampa Bay Buccaneers e o Atlanta Falcons, e com vitória dos Buccaneers por 43 a 28. O futebol americano está se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto que já somos o terceiro maior público dos jogos da bola oval (atrás dos Estados Unidos e México). E é por isso que vamos te dar algumas dicas de livro para caso você não entenda do assunto!

Ainda há um certo preconceito, afinal é complicado explicar que na terra do Tio Sam existe um esporte com as mãos chamado futebol. Com essa lista, pretendo sanar algumas dúvidas e acabar com qualquer preconceito que você, leitor do Coxinha Nerd, tem em relação a esse tema.

Tire Os Olhos da Bola

O livro de Pat Kirwan ensina que para entender o futebol americano é preciso tirar os olhos da bola e olhar para o campo, para o Quarterback e para os jogadores de ataque, afinal é com eles que a mágica acontece. De uma forma que o leitor consegue entender, o autor explica todas as complexidades do esporte.

Em entrevista ao site Touchdown Gaúcha, Antony Curti, comentarista dos canais ESPN, comentou sobre o livro: “O crescimento do futebol americano no Brasil não é uma bolha, não vai explodir. É sólido”.

Você pode comprar o livro AQUI

Manual do Futebol Americano 

Falando em Antony Curti, apresento-lhes o livro escrito por ele. O Manual do Futebol Americano gerou uma comoção geral quando, em um site de campanhas, foi iniciada uma vaquinha para a publicação do livro.

Dobrando a meta, Curti conseguiu assinar com a editora Simonsen e publicar o tão esperado manual. Nele é possível encontrar informações desde o college football (uma espécie de base semelhante as do futebol da bola redonda) até o draft e, consequentemente, a chegada dos jogadores à NFL. Com a descontração que os “fãs de esporte” da ESPN já estão acostumados, o jornalista de 24 anos explica com cuidado e tenta, cada vez mais, sanar dúvidas dos curiosos de plantão.

Muitos dizem que o futebol americano é difícil. Nós dizemos diferente: o futebol americano é complexo. Quanto mais você compreende, mais você aprecia. Quanto mais você acompanha, mais quer acompanhar. Quanto mais você se dedica, mais você ama”, disse Antony Curti em entrevista ao Touchdown Gaúcha.

Você pode comprar o livro AQUI

Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do Futebol Americano 

Para explicar porquê escolhi este livro como o primeiro colocado, separei um trecho em que podemos encontrar o narrador Everaldo Marques (ESPN) rasgando elogios ao autor, “Paulo Mancha é o maior historiador do futebol americano que este país tem. Curioso, interessado e aplicado, foi garimpar na história da bola oval, todo o seu conhecimento sobre a NFL[…]“.

De fato o jornalista Paulo Mancha D’Amaro é a principal referência nesse quesito no Brasil e por isso reuniu histórias de todos os tipos sobre este esporte.
Para começo de conversa, o jornalista explica no primeiro capítulo por que se chama futebol se é jogado com os pés. Ele também comenta sobre o termo soccer, uma palavra que gera muito repúdio dos amantes do futebol da bola redonda, principalmente por parte dos brasileiros.

Além das histórias, a partir da página 143 há um mini guia em que ele explica como funciona o jogo e também apresenta um glossário com palavras e expressões que são usadas pelos fãs da NFL.

Você pode comprar o livro AQUI

Conhece algum desses livros? Quer comentar sobre? Siga o Coxinha Nerd nas redes sociais: é tudo COXINHANERD. Estamos esperando seu contato

Leia mais sobre Livros

Vitória Corrêa
por

Vitória Corrêa

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Embora formada em técnico em informática, anseio por me tornar uma jornalista esportiva.

Recomendamos para você