“Se eu ganhar o campeonato com certeza irei ligar pra minha ex” – Estranhamente essa frase não veio de um filme de comédia romântica e muito menos de um romance bobinho mas surpreendentemente veio de um dos melhores documentários sobre o mundo dos games que podemos ter acesso: estou falando de Free To Play. Caso não conheça, não entre em desespero, Titio Heavy está aqui para apresentar essa obra para vocês. Nos últimos tempos  a indústria audiovisual tem percebido o potencial do publico gamer, tivemos documentários fantásticos como o Indie Game – The Movie, sendo assim nossa querida Valve entrou nessa onda e decidiu lançar o Free To Play, lançado em 2014 na plataforma Steam, o documentário envolvente conta a história de um dos maiores campeonatos do E-Sports (esportes virtuais) existentes, o torneio de Dota 2.

De forma bem cativante a película conta a jornada de Benedict “hyhy” Lim Han Yong de Cingapura, Danylo “Dendi” Ishutin da Ucrania, e Clinton “Fear” Loomis dos Estados Unidos. Eles perseguem o grande prêmio de 1 milhão de dólares. Mostra de forma bem íntima a vida de cada um, mostrando o relacionamento com os parceiros de equipe (para os desavisados Dota 2 é um MOBA no qual equipes com 5 jogadores batalham entre si), como a família lida com isso, assim como explora os estudos e até mesmo os conflitos amorosos dos jogadores.

dota 2

Não quero entrar em muitos detalhes da “trama”, pois creio que estragará a experiência de assistir e se conectar com cada história relatada. Espero que tenha criado uma vontade para vocês apreciarem o documentário, e para o jovem que já está se perguntando onde assistir e como encontrá-lo, saiba que o filme é distribuído gratuitamente pela Valve, tanto pelo Steam (o qual você pode conferir AQUI), ou pelo youtube (só clicar AQUI), ambos com legendas em português para ajudar todos os interessados.