Olá pessoas, como vão? Lidando com manutenção de computadores desde os 14 anos (atualmente com quase 20), ainda tenho muito o que aprender, mas também tenho muito o que ensinar. Já passei por vários perrengues que nem o tio Google ajudou e se não fosse a “marra” e a persistência teria mandado o dono e seu respectivo computador pr’aquele lugar. Mas enfim, vamos ao que interessa.

A formatação de computadores é o ganha pão da maioria dos que se dizem técnicos em informática por aí. Independente do problema, a solução para estes sempre é a formatação ou aconselhar o cliente a trocar de computador quando o problema é algo que uma simples instalação de sistema não possa resolver.  Aí você leva seu computador todo queridinho ao técnico, ele faz “aquela” formatação com todos os seus programas favoritos instalados e seus arquivos intactos e eis que seu computador está perfeito (ou não). Talvez até com um sistema mais atual do que aquele que você usava. Mas o que foi feito exatamente? Foi formatado, foi instalado um novo sistema, ou os dois?

Sempre vejo “técnicos” que usam o mesmo termo para falar de coisas distintas e muitas das vezes não sabem ao menos diferenciar uma da outra. INSTALAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL e FORMATAÇÃO são processos que podem depender um do outro, mas necessariamente NÃO SÃO A MESMA COISA. Calma que explicarei resumidamente o que são cada um dos termos.

A FORMATAÇÃO não é apenas apagar tudo o que há no HD. É o processo de preparação do mesmo para receber os arquivos do sistema operacional, e isso não se resume apenas à Windows. Cada sistema possui uma maneira de trabalhar com os discos, por isso há a necessidade de que haja uma formatação para deixar o HD corretamente estruturado de forma que o sistema possa trabalhar com seus arquivos. Ela sempre ocorre ANTES DA INSTALAÇÃO, e há vários tipos de formatação (ou sistemas de arquivos).
Dentre os mais conhecidos estão os padrões NTFS (Windows), EXT (sistemas baseados em Linux) e FAT (comumente usado em Pen Drives e HD’s externos).

Já a INSTALAÇÃO DE SISTEMA é o processo de escrita do sistema operacional no HD já formatado, ou seja, é onde o novo (ou talvez o mesmo) sistema operacional será armazenado no seu HD e irá se configurar da melhor maneira possível para funcionar de acordo com seu computador. Muitas vezes só a instalação de um sistema não é capaz de fazer o computador oferecer o seu máximo de desempenho, sendo necessário a instalação de outros programas, mas isso já é assunto para outro post.

O processo de instalação de um sistema, exceto em algumas versões do Windows que podem ser instaladas diretamente do próprio Windows (nesse caso, são chamadas de atualizações), sempre irá requerer uma formatação. E nos sistemas atuais, essa formatação já é feita pelo próprio instalador do sistema, ou seja, ao inserir um dvd do Windows ou Linux para ser instalado no seu computador, ele mesmo já te dará as opções de formatação mais adequadas e após isso iniciará automaticamente a instalação.

Concordo que é mais fácil dizer apenas “formatação” ao invés de “instalação de sistema operacional”, eu mesmo faço isso, mas se você não sabe da diferença entre esses dois termos, talvez você nem saiba do que está falando.

A explicação de a instalação ou reinstalação do sistema ser a solução adotada para a maioria dos problemas é simples: ao ser instalado, o sistema está limpo, com todo o mínimo necessário para funcionar, e com o tempo, muitas vezes o usuário o enche de coisas que vão além do necessário e que podem afetar o desempenho do mesmo (isso inclui vírus, toolbars, programas “milagrosos” de aceleração e etc). Remover isso pode ser chato, demorado e talvez complicado, mas ao instalar o sistema tudo isso e muito mais é feito de maneira simples e até mais rápida. É como uma carta mágica que resolve os problemas que talvez você nem sabia que existiam. Técnicos preguiçosos ou que não sabem diagnosticar problemas na maioria das vezes optam por usar esta carta.

Se seu computador já apresentou vários problemas diferentes e a solução do seu técnico para todos eles foi a “formatação”, comece a desconfiar, talvez ele nem saiba o que está fazendo. Muitas vezes uma simples desfragmentação, escaneamento de vírus ou correção de inicialização pode resolver o problema e tornar dispensável todo o processo de instalação do sistema.

Links complementares: Sistemas de arquivos, o que é?  http://migre.me/h5rjK | Soluções para evitar a formatação: http://migre.me/h5rjy