O lado sombrio do nosso folclore: Salomão Ventura!

-por , em 04/08 -
O lado sombrio do nosso folclore: Salomão Ventura!

É na infância que temos nosso primeiro contato com o folclore nacional. Seja com Monteiro Lobato, em seu Sítio do Pica-pau Amarelo, seja na Turma do Papa-Capim de Maurício de Souza ou na Turma do Pererê de Ziraldo, nos acostumamos a ler sobre o Curupira, a Iara, a Cuca e o serelepe e brincalhão Saci Pererê. Mas a verdade é que, tais como os contos dos irmãos Grimm que foram suavizados e infantilizados ao longo do tempo, o mesmo ocorreu com essas lendas da cultura oral dos interiores do Brasil. É pra resgatar o terror original destes contos que chega Salomão Ventura – Caçador de Lendas!

Desenvolvido por Giorgio Galli a partir de seu projeto final na pós-graduação de ilustração e design, Salomão Ventura já nasceu vitorioso, sendo agraciado como vencedor do concurso de HQs de Terror promovido pelo projeto Oi Quadrinhos / Vilania Comics. Tendo sua primeira edição publicada em 2010, nosso perseguidor do sobrenatural já teve quatro edições impressas, sendo uma totalmente em cores, além de uma edição Salomão Ventura apresenta: Zona do Crepúsculo, onde são reunidas histórias curtas no estilo “Além da Imaginação” criadas por Galli para outras publicações.

Atá Abanã, como os amigos – e inimigos – íntimos costumam chamar Ventura, enfrenta desafetos bastante conhecidos porém desenvolvidos de uma forma bastante original. A mitologia folclórica que Galli nos apresenta em suas histórias nos enfeitiça e seu desenrolar encontra sempre um desfecho inesperado. Salomão Ventura, o protagonista que em algumas hqs é quase um coadjuvante, ainda tem muito a nos mostrar sobre seu passado misterioso e sua relação com as lendas, mas o que já nos mostrou é suficiente para querer continuar seguindo seus passos.

Seja enfrentando nazistas no Rio de Janeiro em 1944 ou outras criaturas das trevas nos interiores do Brasil, Salomão Ventura te manterá sedento por mais histórias. Ah, o personagem também estará presente com uma história curta na coletânea de terror NCT – Novos Clássicos do Terror. Se quiser conhecer mais do personagem, compre suas revistas aqui.

Não deixem de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais:. Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!)

Leia mais sobre HQ’s

 

Bruno Pinotti
por

Bruno Pinotti

Bruno Pinotti é publicitário, ator, pai, marido e muito Nerd. Colecionador de quadrinhos, foi um dos primeiros de sua espécie a procriar fora do laboratório. Escreve para o Coxinha Nerd sempre que possível, mas não tanto quanto gostaria. Dê uma passadinha no menu "sobre nós" e divirta-se com meus outros posts!

Recomendamos para você