Todo mundo tem medo de alguma coisa. Pode ser um medo ínfimo ou um medo ao ponto de gerar uma crise de pânico. Altura, escuro, insetos, locais fechados, lugares desertos… Todas essas são fobias muito comuns e conhecidas, mas algumas fobias são muito estranhas, ou são por coisas que você não acharia possíveis! Vamos conhecer algumas delas?

BROMIDROFOBIA – O medo de odores corporais – Ok, ninguém gosta de sentir cheirinho de chulé ou suor. Todo mundo cuida pra evitar isso, mas às vezes não dá pra impedir, por conta de um dia muito quente, uma atividade física mais intensa, etc. Mas os portadores desta fobia, por medo, chegam a tomar vários banhos por dia, a ponto de esfolar a pele de tanto se esfregar. Alguns até evitam qualquer atividade que possa gerar transpiração.

fobia odores corporais

CAETOFOBIA – O medo de pelos e cabelos

Os portadores tendem a cortar os cabelos bem curtos ou até raspam a cabeça. Alguns não têm coragem de lavar os próprios cabelos, necessitando de auxilio, pois não querem tocar a “coisa peluda”. Encontrar o Tony Ramos ou ganhar um simpático poodle seria motivo de pânico aqui!

fobia pelos e cabelos

COULROFOBIA – O medo de palhaços

Essa é até comum, atinge muitas crianças e até adultos! Enquanto muitos se divertem com as coloridas figuras, os portadores dessa fobia encaram como encontrar o próprio demônio!

fobia palhaço

AGIROFOBIA – O medo de ruas e cruzamentos

Um portador tem medo de atravessar uma rua ou passar por um cruzamento. Sua impressão, mesmo que não haja veículos por perto, é que será atropelado.

fobia ruas e cruzamentos

MAGEIROCOFOBIA – O medo cozinhar

Medo e mal estar em ver qualquer coisa relacionada a cozinhar. Estas pessoas não se aproximam da cozinha! o.O

fobia cozinhar

AUTOMATONOFOBIA – O medo de manequins

Manequim, boneca, robôs… Se for inanimado e com aparência humanóide, esta pessoa se sente desconfortável. Até mesmo ver em filmes é ruim!

fobia manequins

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – O medo de palavras grandes

 A maioria das pessoas que sofre, teme porque pode dizer a palavra de maneira incorreta e ser ridicularizada. Acho que passei a sofrer só de ler o nome!

fobia palavras grandes

EISOPTROFOBIA – O medo de espelhos

Ligada ao temor do sobrenatural, os portadores temem ver seres como fantasmas no reflexo do espelho. Até sua própria imagem incomoda, por ser algo não humano aos seus olhos! Superstições, como os sete anos de azar ao quebrar um espelho, ajudam a piorar a situação…

fobia espelho

ONFALOFOBIA – O Medo de umbigos

Imagine isso? Uma pessoa que fica nervosa em ver um umbigo ou em que alguém toque o dela. Portadoras grávidas ou já mães sofrem em dobro, pois o umbigo pode “saltar” durante a gravidez e elas precisam constantemente ver o de suas crianças.

fobia umbigo

LACHANOFOBIA – O medo de vegetais

Ir a feira deve ser ir ao inferno para um portador desta! Cenoura, abobrinha, nabo… Para eles, a forma, ou a cor, ou o cheiro… Tudo causa aversão. Normalmente a pessoa tem medo de um vegetal especifico. Há relatos de um americano que fugiu correndo da casa da namorada ao entrar no banho e ver um pêssego no rotulo do xampu!

fobia vegetais

AUTOMATOFOBIA – O medo de autômatos e bonecos que se movem

Se for um autômato, boneco de ventríloquo ou algo que simule a ação humana, causa medo ao portado desta. Um inocente boneco de parque de diversão é um verdadeiro monstro! Melhor não convidar pra assistir Toy History…

fobia ventriloquo

FILEMAFOBIA – O medo de beijar 

Nã há Cupido, Afrodite ou poção do amor que resolva essa. Um beijo para um portador é um pesadelo. Surgem sintomas como enjôos, boca seca e mãos tremulas e, em casos mais graves, ataques de verdadeiro pânico.

fobia beijo

CALIGENEFOBIA – O medo de mulheres bonitas

Também conhecido por venustrafobia, é um pavor sentido por alguns homens quando tem de interagir com mulheres bonitas! Causa sintomas como falta de ar, arritmia e até vômitos. Há casos de homens que deixaram empregos por ter de conviver com uma colega bonita!

fobia mulher bonita

TRIPOFOBIA – O medo de buracos

É um medo que muitas pessoas sentem. Mas esse medo não vem do buraco em si, mas da associação mental entre buracos e de algum possível perigo. Os buracos, ou apenas a imagem deles, estimulam “uma porção primitiva do cérebro que associa a imagem a algo perigoso”. Em geral, as pessoas são capazes de reconhecer situações em que não há qualquer perigo, mas para os que sofrem com a fobia, trata-se de um reflexo inconsciente que resulta em reações que não podem ser controladas.

fobia buracos

Pois é, existem fobias de todo tipo! Essas são só algumas das mais chamativas! E você? Sente alguma?

Compartilhe: