Você  já ouviu falar em FLL – First Lego League? Não? Então vamos te contar o que é, como funciona e o quanto é  importante! Tenho certeza que você vai gostar!

Fundada em 1998 por Dean Kamen, também fundador da First, a FLL ou FIRST LEGO League, que em português significa Liga LEGO da FIRST, é um programa com o objetivo de ensinar conceitos de tecnologia e ciência para jovens entre 09 e 15 anos. Reunindo-se em grupos de 4 a 10 integrantes, com a liderança obrigatória de um adulto, os jovens devem usar sua imaginação e criatividade para solucionar de maneiras inovadoras problemas diversos, normalmente com foco social, buscando um mundo melhor. A

FLL lança anualmente um tema para ser estudado e investigado. Então, durante a realização do torneio, os jovens fazem uma pesquisa e participam da Competição de Robôs. Nesta competição, os robôs precisam ser programados para cumprir de maneira eficiente missões que foram preestabelecidas. Contam pontos coisas como: o menor tempo utilizado, movimentos mais precisos, o algoritmo desenvolvido para a programação, a qualidade do trabalho em equipe e a interação com os adversários. O tema em 2013 foi Nature’s Fury (Fúria da Natureza).

A equipe Eye of the Tiger, do Litoral de São Paulo (Guarujá) está recebendo o apoio da Família Coxinha Nerd. Eles participaram de várias competições, entre elas  o campeonato municipal de robótica no município de Guarujá, que ocorreu no dia 29 de novembro de 2013, o qual venceram, e nos dias 14 e 15 de dezembro de 2013,  o  campeonato estadual  realizado no Colégio Eduardo Gomes, em São Caetano do Sul (SP), no qual conseguiram a classificação para a etapa nacional, que será realizada em Brasília (DF).

 

O membro da equipe, Vinícius Lima nos declarou:

“Dentro da competição somos avaliados em diversos quesitos, alguns deles são: trabalho em equipe, projeto do robô, gracious professionalim e pesquisa. 

– Trabalho em equipe, basicamente temos que trabalhar em equipe, sempre ajudando um ao outro. -Projeto do robô, temos que criar um robô para fazer um “robot play game.

– Gracious, temos que consultar especialistas, no caso vocês bloggers.

-Pesquisa, temos que criar uma solução inovadora para solucionar o problema identificado pela FLL, nossa equipe se inspirou em um desastre natural que aconteceu em 2011 no Vale do Rio Preto, onde a dona a vida para tentar salvar o cachorro. (veja vídeo do incidente AQUI)

Juntos estamos desenvolvendo a “tecnoboat”, ela é uma arca que vai fornecer segurança pro animal, protegendo ele da água da chuva e da inundação, dentro da arca haverá um chip, que funcionará com um app desenvolvido por nós, que utilizará GPS mostrando a exata localização do cão. Também contamos com um brinquedo chamado “tech ball”, quando o cachorro entrar na arca, ele ficará nervoso e seus batimentos cardíacos irão aumentar, fazendo com que ele necessite de mais ar, este brinquedo terá um aroma de carne, e dentro dele haverá um sonífero, quando o cachorro morder este brinquedo, o sonífero irá espirrar dentro de sua boca, fazendo com que ele seja sedado e sua taxa de respiração volte ao normal.”

Vídeo com o desafio de 2013:

Você também pode conferir a equipe se preparando e desenvolvendo a configuração do robô CLICANDO AQUI.

Compartilhe: