UNICÓRNIO | Sessão com debates vai acontecer no FLIP de literatura!

Uma ótima programação!

O Cinema da Praça oferece uma programação de cinema com projetos apoiados pela Petrobras, selecionados especialmente para a 16ª edição da Flip, que acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty. São filmes que dialogam com o Programa Principal e que tratam de assuntos que serão discutidos nos cinco dias da Festa Literária. Haverá também debates com os diretores de alguns filmes da programação.

Nos dias da Flip, o Cinema da Praça oferecerá uma programação de longas-metragens selecionados especialmente para a Festa Literária, com filmes que dialogam com o Programa Principal. Algumas exibições vão contar com a presença de diretores.

“Unicórnio”, escrito e dirigido por Eduardo Nunes (Sudoeste), terá exibição gratuita na 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que nesta edição homenageia Hilda Hist. A sessão seguida de debate com Nunes será realizada no sábado, 28 de julho, às 21h30, no recém reinaugurado Cinema da Praça. Além do diretor, estarão presentes a produtora executiva Fernanda Reznik, da 3 Tabela Filmes, e Talita Arruda, curadora da Sessão Vitrine Petrobras.

O filme é uma adaptação de dois contos de Hilda Hilst, “O Unicórnio” e “Matamoros”. Teve sua estreia internacional no Festival de Berlim de 2018 na Mostra Generation, que é dedicada a títulos com temas ligados aos jovens, e foi exibido na Premiere Brasil no Festival do Rio do ano passado. O elenco conta com Patrícia Pillar, Barbara Luz, Zécarlos Machado e Lee Taylor. “Unicórnio” é uma produção da 3 Tabela Filmes em coprodução com Canal Brasil. Com estreia marcada para 16 de agosto, o longa terá distribuição da Vitrine Filmes, integrando o projeto Sessão Vitrine Petrobras.

Na première mundial do filme Hilda Hilst pede contato, dirigido por Gabriela Greeb – que participa da Flip na mesa Performance sonora – arquivos pessoais de som e de imagem, entrevistas, encontros e intervenções pessoais buscam a memória e a presença da escritora Hilda Hilst em seu cotidiano na Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas.

As demais sessões de longa-metragem são filmes integrantes do projeto Sessão Vitrine Petrobras, que garante espaço nos cinemas para os filmes dos novos realizadores brasileiros, em mais de 20 cidades a cada mês. Na Flip, teremos exibição de três filmes do projeto, todos com debate com os diretores após a exibição.

A Secretaria de Cultura de Paraty promoverá uma mesa—“Paraty Cidade Criativa da UNESCO”—e quatro programações abordando a produção cultural na cidade: “O audiovisual em Paraty”, seleção da produção atual realizada por jovens; “Paraty: Música em formação”, sobre a educação musical e o festival Estações Musicais em Paraty, incluindo um concerto de música de câmara com alunos da Casa da Cultura; “Retomando o cinema: A ocupação criativa”, com apresentações de coletivos jovens, e “O cinema em Paraty”, sobre os filmes realizados na cidade.

A 26ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi – que também conta com patrocínio da Petrobras – vai realizar oito programas de curtas-metragens durante a Flip. A parceria entre o festival e a Festa Literária tem o objetivo de diversificar suas programações e explorar as interseções entre literatura e animação, linguagens nas quais o Brasil se destaca pela qualidade de obras e de autores. As animações exibidas no Cinema da Praça integram a programação do Anima Mundi 2018, composta por 405 filmes de 40 países, destinados ao público infantil e adulto.

SKYSCRAPER | CORAGEM SEM LIMITE, MUITA AÇÃO EM NOVO TRAILER COM THE ROCK!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

ELITE | Vale a pena conferir o novo novelão espanhol na Netflix?

Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda do...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!