A filosofia no Cinema!

A filosofia no Cinema!

A Filosofia atualmente está associada a vários temas. E eu tenho de confessar, tenho uma imensa paixão por ela, tanto quanto pela Sociologia. Tudo que está ligado de alguma forma a Filosofia atrai a minha curiosidade, pois ela não é apenas uma matéria! Está presente em filmes, livros e em especial nas letras de musica.

Um exemplo clássico esta na banda Pink Floyd. Em um musical de 1982, baseado no álbum The Wall, a sequência metafórica faz quem assiste ter uma percepção diferente dos fatos mostrados no vídeo.

Mas não apenas este filme, muitos outros nos fazem ter consciência da natureza humana e refletir ao mesmo tempo. Claro que não são todas as pessoas que percebem isso com clareza, mas ninguém deveria deixar de ver ao menos uma vez na vida algum filme de caráter filosófico e psicológico.

Vou mostrar a vocês alguns filmes que nos remetem a filosofia, seja por meio de ações humanas, de valores morais ou éticos, começando dos mais antigos aos mais atuais.

Laranja Mecânica – O filme mostra a vida de um jovem, Alexander DeLarge, cujos gostos vão da música Clássica (Beethoven) ao estupro e ultraviolência. Mas Alex comete um erro numa noite e com isso acaba virando cobaia de um experimento cujo objetivo é mudar seu comportamento!

V de Vingança – Um herói mascarado, uma mocinha idealista e a luta contra a oposição política!

Melancolia – filme de ficção científica, num cenário palaciano, que retrata duas irmãs em suas relações familiares, interpessoais e na sua dimensão mental.

Mas se você realmente tem um interesse a mais pelo universo filosófico, recomendo o filme Acordar para a vida, que trata questões filosóficas e religiosas, se aprofundando bastante no ser humano.

Arthecia Ferreira
por

Arthecia Ferreira

Fã incondicional dos Simpsons, só tenho Iron Maiden na playlist, incluindo meus dois álbuns favoritos, que são: The Final Frontier e The Boook of Soul! Sou a favor de Pizza hoje, Pizza amanhã, Pizza sempre!

Recomendamos para você