Eu detesto filmes de terror, aliás, meu primeiro filme de terror no cinema rolou este ano, com o clássico (meio fail na minha opinião) Annabelle. Uma das coisas que me deixa mais desesperada ainda com as histórias dos filmes é a possibilidade daquilo tudo ter acontecido de verdade, então já evito procurar saber de onde tiraram aquele espírito que está assombrando a vida de todo mundo na telona. Mas cá estou eu, para apresentar a vocês uma lista bem simpática de filmes de terror que foram baseados em fatos reais = o que significa que jamais os assistirei, com certeza!

A MARCA DO MEDO

A trama se passa no ano de 1974, e fala sobre um grupo de pesquisa da Universidade de Oxford, chefiado pelo professor Joseph Coupland, psicólogo dedicado a comprovar a tese de que a mente humana é responsável por criar seus próprios demônios. Para isso, os pesquisadores isolam a perturbada Jane Harper em uma casa e começam a fazer experimentos para provar que a aparente possessão demoníaca que domina a jovem é apenas uma façanha de sua própria mente. Na história original, grupo de pesquisa de Oxford realmente existiu, mas os relatos desta história foram realizados pelo único sobrevivente da equipe, que ficou meio perturbado.

HORROR EM AMITYVILLE

Lançado em 2005, o filme mostra várias eventos sobrenaturais após a chegada da família Lutz em uma mansão, na vila nova-iorquina, onde um ano antes um homem assassinou sua família. A história, aliás, se basa em um livro não-ficcional, chamado The Night the DeFeos Died, que relata o assassinato cometido por Ronald DeFeo Jr. , julgado e condenado pelo crime em 1974.

TUBARÃO

O de Steven Spielberg conta a história de Amity Island, uma comunidade fictícia de pescadores, que vive temerosa pela presença de um tubarão branco de 25 metros de comprimento. Pouca gente sabe, mas a trama foi inspirada em uma série de ataques de tubarões que aconteceu em 1966, na costa de New Jersey, nos Estados Unidos. Cinco pessoas foram atacadas e quatro morreram. O grande tubarão branco que espalhava o terror na região tinha sete metros e foi morto em 14 de julho do mesmo ano. Em seu estômago foram encontrados restos humanos.

filmes de terror

A GAROTA DA CASA AO LADO

A história é ambientada em 1958 e acompanha a trágica sorte de Meg, uma jovem sequestrada e torturada por seus vizinhos. O filme, inclusive, foi inspirado na história do assassinato da jovem Sylvia Likens, torturada até a morte aos 16 anos, por Gertrude Baniszewski, seus filhos e diversas outras crianças da vizinhança. O crime foi considerado o mais desumano até então já cometido no estado de Indiana, nos Estados Unidos.

O EXORCISTA

A história horripilante do filme acompanha a tentativa de dois padres de exorcizar um demônio que possui o corpo de uma menina de 12 anos. Essa saga, aliás, é contada no livro, também chamado O exorcista, que se baseia em um artigo publicado em 1949 sobre o exorcismo um garoto de 13 anos, em Mount Rainier, Maryland. Apesar de ter um fundo de verdade, relatos atestam que o comportamento do menino não foi tão violento ou sobrenatural quanto no filme, e nenhum padre morreu no processo.

A MALDIÇÃO DOS MORTOS VIVOS

O filme conta a história de um botânico americano que é enviado ao Haiti, a mando de uma empresa farmacêutica, para investigar uma substância usada pelos praticantes de vodu para transforma suas inimigos em zumbis. Embora alegue ser baseado em fatos reais, o filme é considerado uma adaptação exagerada de um livro escrito pelo cientista canadense Wade Davi, que narra suas experiências com zumbificação no Haiti.

PSICOSE

A história do assassino Norman Bates foi inspirada na vida de Ed Gein, um cidadão de Winconsin (EUA), condenado em 1957 pelo assassinato de duas mulheres e por ter desenterrado cadáveres que se pareciam com sua mãe. Ele foi considerado psicologicamente perturbado e passou o resto da vida em uma instituição para tratamento mental.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA

Esse foi outro filme inspirado na loucura de Ed Gein. Assim como sugere o nome do personagem, que veste a pele de suas vítimas como máscara, Gein removia a pele de suas vítimas mulheres com a intenção de se parecer com sua mãe.

viagem maldita

VIAGEM MALDITA

No filme, o carro de uma família norte-americana quebra no meio da estrada, em um passeio de final de semana. É assim que eles passam a ser perseguidos por um grupo de assassinos que ataca no deserto. A trama, como contam, foi inspirada na lenda de Alexander “Sawney” Bean, escocês que teria liderado um grupo de 40 pessoas que, durante 25 anos, viveu em cavernas e comeu suas mais de mil vítimas.

OS ESTRANHOS

Lançado em 2008, o filme conta a história de Kristen e James, um casal que decide sair de férias e ficar em uma casa afastada da cidade. Acontece, no entanto, que eles passam a ser ameaçados por três homens mascarados, com quem lutam para sobreviver. A história não tem nada de muito surpreendente, mas, conforme o diretor do filme, a trama foi inspirado por uma série de arrombamentos que aconteceram em seu bairro, quando era criança.

EVOCANDO ESPÍRITOS

Na trama, uma família é forçada a se mudar para perto de uma clínica especializada, na qual o filho adolescente recebe tratamento contra o câncer. É quando uma série de eventos sobrenaturais e violentos começa a acontecer na nova casa. A história do filme foi inspirada no relato real de Al e Carmen Snedeker, casal que viveu em uma casa supostamente assombrada, onde antes funcionava uma funerária. Os acontecimentos vividos pela família inspiraram ainda um documentário sobre a presença de espíritos no lugar.

BRINQUEDO ASSASSINO

A história de Chucky, um boneco possuído pela alma de um assassino em série, foi inspirada pelo relato supostamente real de uma enfermeira jamaicana. Ela teria presenteado o filho de sua patroa com um boneco de vodu de 1m de altura, a quem ele deu seu próprio nome: Robert. Segundo a história, desde que o garoto ganhou o boneco, eventos sobrenaturais começaram a assombrar a família. Conforme a enfermeira, o brinquedo possuído tinha poderes sobre o menino.

a hora do pesadelo

A HORA DO PESADELO

Freddy Krueger é um dos personagens que mais aterrorizou o sono das pessoas. Sua trama fala sobre a criatura que mata, ao entrar nos sonhos alheios. A verdade por trás do filme é que Wes Craven se inspirou em um artigo publicado pelo LA Times, nos anos 80, que abordava uma série de relatos sobre homens de origem asiática, que morreram dormindo durante pesadelos. Em um dos relatos, um rapaz de 21 anos afirmava que não queria dormir por ter medo de morrer durante um sonho ruim muito estranho que vinha tendo.

O EXORCISMO DE EMILY ROSE

O filme fala sobre uma advogada agnóstica, que se envolve na defesa de um padre, líder de um exorcismo que resultou na morte da garota Emily, supostamente possuída. Aliás, a trama remonta a história real de Anneliese Michel, uma alemã de 16 anos que apresentava sinais de possessão e que passou uma por duras sessões de exorcismo durante 10 anos. Além disso, a menina se recusava a comer e sofrer ferimentos durante os eventos. Ela acabou falecendo em 1976, quando seus pais e os padres foram condenados pela morte da garota, embora somente os eclesiásticos tenham cumprido seis meses de prisão.

DO INFERNO

No filme, um investigador da Scotland Yard, em Londres, por volta de 1888, busca o rosto por trás do mito conhecido por Jack, o Estripador. O serial killer foi responsável pela morte de cinco pessoas e permanece sem identificação até hoje. Aliás, esse não foi o único filme sobre Jack ao longo da história do cinema.

Cineclick