Antes de começar, vamos explicar o que é um easter-egg. Em muitos países europeus e norte-americanos, os pais têm o costume de esconder os ovos de páscoa para as crianças.

Procurar e achar é a grande graça da brincadeira. Tão grande que acabou indo para os cinemas com referências e homenagens a outras obras que foram colocadas nas produções de forma velada e, muitas vezes, invisíveis aos olhos de muita gente.

A Marvel é uma das campeãs no quesito easter-egg (principalmente seu diretor James Gunn, de Guardiões da Galáxia) e, pensando justamente nisso, que nós separamos os 10 melhores easter-eggs encontrados no Universo Cinematográfico Marvel!

Vamos começar com um dos filmes mais injustiçados da Marvel, Thor: Mundo Sombrio. Um dos easter-eggs que aparecem é quando os noves reinos ficam alinhados e nele vemos Muspelheim, o reino de fogo e lar de Surtur. O easter-egg pode ficar ainda melhor se Surtur realmente aparecer em Thor: Ragnarok!

Esse realmente só percebeu quem já assistiu o desenho datado de 1966 do Homem de Ferro.

No primeiro filme da MCU (o Universo Cinematográfico Marvel), quando Tony Stark liga para o James Rhodes (ainda interpretado por Terrence Howard), o toque do telefone daquele que iria se transformar no Máquina de Combate nada mais era que o tema de abertura da animação do herói em 1966!

Mais uma do Thor, dessa vez em seu primeiro filme.

Na cena que Jane Foster, interpretada por Natalie Portman, disfarça o deus do trovão como uma pessoa normal, ela usa o nome de seu ex-namorado, Donald Blake, que, nos quadrinhos, é a identidade mortal que Odinson usa depois de ser mandado para Terra por Odin como um grande teste!

Antes mesmo de ganhar seu primeiro filme, o Capitão América já havia “aparecido” no Universo que a Marvel estava criando.

Nos dois primeiros filmes do Homem de Ferro, nós podemos ver o escudo, quase que em versão de testes, na garagem do Stark, que fica mais evidente ainda quando é usado como um “calço” para a construção do acelerador de partículas em Homem de Ferro 2.

Mais uma vez Thor na cabeça. Na primeira aparição de Erik Selvig em Thor: Mundo Sombrio, quando ele está explicando sobre o multiverso para diversos pacientes em um Hospital Psiquiátrico, nós podemos ver escrito “616 Universe”.

Explicando em poucas palavras: o universo que os filmes acontecem é o Terra-199999, já o Universo 616 é onde as histórias dos quadrinhos rolam!

Em Guardiões da Galáxia nós temos a maior concentração de easter-eggs por metro quadrado já vista na história do cinema mundial!

Quando podemos ver a galeria de Taneleer Tivan, o Colecionador, são tantos easter-egss em tela que a cabeça chega a explodir: Cosmo, Howard o Pato, um Chitauri e até mesmo um dos aliados do Thor: Bill Raio Beta!

Em um dos filmes mais recentes da Marvel, Doutor Estranho, um dos easter-eggs foi literalmente jogado em nossa cara a fim de nos fazer pirar.

Na cena em que Stephen Strange está sendo treinado em batalha, Mordo, ainda do lado do bem, mostra a ele uma das relíquias usadas pelos magos, que é justamente a que ele usa, o Cajado do Tribunal Vivo.

Esse, que é o segundo ser mais poderoso da Marvel, que julga todos os universos como a personificação da ordem e da justiça. Em questão de poder, ele só perde para o One Above All, o nosso Deus na visão da Casa das Ideias.

Passando agora para os Vingadores, em Era de Ultron, quando J.A.R.V.I.S. é “destruído” pela versão primária de Ultron (ainda como apenas uma inteligência artificial), Stark é obrigado a trocar seu grande assistente em sua vida por uma nova.

Na cena podemos ver 5 opções, entre elas a escolhida F.R.I.D.A.Y. e Jocasta. Para quem não sabe, Jocasta é uma das criações de Ultron nos quadrinhos quando o vilão procura uma parceira para a vida. Mas assim como seu filho, Visão, ela o trai e parte para o lado dos Vingadores.

Um dos mais velados easter-eggs até o momento. Na cena em que Bucky Barnes, o Soldado Invernal é preso em Capitão América: Guerra Civil, podemos ver a numeração da sua cela: D-23.

Para quem não sabe, D-23 é o nome da convenção anual da Disney onde todas as novidades da gigante são apresentadas, como o próprio trailer de Guerra Civil e coisas sobre Star Wars e afins!

E para finalizar nossa lista, um easter-egg que aparece na grande maioria das produções da Marvel: Thor, Agents of S.H.I.E.L.D., Guerra Civil, Homem de Ferro 3, Era de Ultron… e por aí vai.

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios é um dos maiores fãs de Star Wars que existem e garantiu que em todos os filmes da Marvel vai haver pelo menos um easter-egg da saga da família Skywalker! Nos filmes citados acima, apareceu o easter-egg mais clássico: a perda de uma mão!

E você? Viu algo que não vimos? Ou achou que algum outro easter-egg merecia estar nessa lista? Comenta aí embaixo qual (ou quais) que iremos fazer uma segunda lista só com a opinião de vocês!

Veja mais sobre Filmes e Marvel

Compartilhe: