Oscar, oficialmente chamado de Prêmios da Academia (em inglês The Academy Awards ou The Oscars), é o mais importante e prestigioso prêmio do cinema mundial, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais mediáticas do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar. E já temos em mãos a lista dos filmes nacionais que buscam uma indicação para a premiação de 2017!

O Brasil entrou nas listas para concorrer o Oscar pela primeira vez em 1960, com Orfeu do Carnaval, uma co-produção entre Brasil, França e Itália, e desde então sempre estivemos presente com bons filmes de produções completamente nacionais, mas sem levar nenhuma estatueta. Filmes como Cidade de Deus foi indicado não somente para Melhor Filme Estrangeiro, mas foi indicado para Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Agora temos os nomes dos 16 filmes que irão galgar uma vaga para tentar a premiação máxima do cinema mundial:

A Despedida, de Marcelo Galvão

Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo, de Afonso Poyart

O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum

Pequeno Segredo, de David Schurmann

Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes

Uma Loucura de Mulher, de Marcus Ligocki Júnior

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner

Vidas Partidas, de Marcos Schetchman

O Começo da Vida, de Estela Renner

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de José Belisario Cabo Penna Franca

Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado

Campo Grande, de Sandra Kogut

A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade

Até que a Casa Caia, de Mauro Giuntini

O Roubo da Taça, de Caito Ortiz

O filme brasileiro escolhido será anunciado no dia 12 de outubro.  Não deixem de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais: Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!)

Leia mais sobre Filmes