Filmes | O que achamos de Lion – Uma Jornada para Casa!

-por , em 22/02 -
Filmes | O que achamos de Lion – Uma Jornada para Casa!

LION É UM DOS FILMES QUE ESTÁ NA CORRIDA DO OSCAR!

Mais de 80 mil crianças desaparecem por ano Índia, sendo que a cada ano o número aumente de forma constante. Saroo é exatamente mais um desses casos. Após se perder do irmão Gundu e ficar meses andando pelas ruas de Calcutá, o mesmo é adotado por uma família australiana de classe média-alta. 25 anos depois, já adulto e com a ajuda do Google Earth, decide ir em busca de sua família perdida.

A história real inspirada no livro “A Long Way Home” de Saroo Birerley (O protagonista do longa), é dirigida pelo australiano Garth Davis em seu primeiro grande trabalho em Hollywood. Saroo é interpretado de forma genial por dois atores que dão suas almas ao personagem: Sonny Pawar encanta a todos como o Saroo criança de 5 anos e, o indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Dev Patel é o Saroo já adulto com 25 anos.

Rooney Mara não tem muito tempo de tela e por isso passa despercebida por todos, enquanto a indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante Nicole Kidman rouba as cenas em alguns momentos – só a cena da mesma falando da sua opinião sobre adoção já é de uma comoção geral e realmente valeu sua indicação pela Academia.

O filme se desenvolve de uma maneira triste e em um ótimo ritmo em seus primeiros 40 minutos, quando vemos a aventura do pequeno Saroo pela Índia. Porém, quando chega a vez de Dev Patel entrar em tela o longa se perda, e isso não é culpa do ator, que faz uma das melhores atuações do ano. A culpa é realmente do roteiro, que tenta contar uma história mas se perde nela e deixa várias lacunas ao redor da trama.

A fotografia é algo incrível. Greg Fraser opta por planos abertos principalmente na primeira parte, onde esse tipo de fotografia se encaixa perfeitamente com o pequeno Saroo cercado por inúmeras pessoas que não falam a mesma língua dele e não estão nem ai para o mesmo, uma reflexão para todos.

Com uma jornada de superação, Lion fala sobre família e o que realmente significa adoção para muitos. O filme emociona e mostra um lado do mundo pouco explorado não só pelo cinema, onde vemos inúmeros jovens não terem a chance de Saroo. A opinião final é que Lion é um filme incrível, que mesmo se perdendo continua valendo em suas 2 horas de duração e é uma boa para quem procura ver um filme independente e que tem grandes chances no Oscar.

Leia mais sobre Filmes

Luiz Gabriel
por

Luiz Gabriel

Gamer desde sempre, joga qualquer coisa sendo de esportes até o casual FPS. Também gosta de filmes e séries - principalmente Game of Thrones e Breaking Bad.

Recomendamos para você