TENTANDO TE AJUDAR A ENTENDER ESSA LINHA DO TEMPO DOIDA!

Viemos aqui para sanar uma dúvida que assola a cabeça de muita gente mundo afora. Em qual ordem devemos assistir os filmes da franquia X-Men? Sabemos que uma confusão foi criada com os filmes da nova trilogia, principalmente por culpa de Dias de um Futuro Esquecido, então, como uma boa forma da ajuda, confere aí a ordem que os filmes devem ser assistidos!

X-Men: Primeira Classe

Vamos ao começo de tudo. O filme se passa no início da década de 1960, com um jovem Charles Xavier (andando ainda) conhecendo um mutante chamado Erik Lehnsherr, também conhecido como Magneto, e Raven Darkholme, a Mística. O filme se baseia na primeira classe formada por Xavier para seu Instituto Xavier para Jovens Superdotados. É também um dos melhores da franquia.

X-Men Origens: Wolverine

O filme começa em 1845, mostrando um James Howlett mais novo, mas só em um flashback. A história mesmo acontece no ano de 1986 com Wolverine no início da sua carreira com uma versão bizarra da X-Force (e uma mais ainda do Deadpool) onde é contada a primeira história de como ele conseguiu seu esqueleto de Adamantium. Escolhido por muitos como o segundo pior filme dos X-Men.

X-Men: O Filme

Agora entramos de cabeça na trilogia original dos mutantes. O primeiro filme foi lançado em 2000 e se passa em 2004, com Magneto mostrando sua primeira equipe ao mundo e com uma versão “gordinha” do Wolverine. Foi a partir desse momento que o Carcaju começou a ganhar mais visão dentro do universo X-men, seja nos filmes ou nas HQ’s.

X-Men 2

A história do longa se passa um ano após os eventos do primeiro filme e é levemente inspirado na HQ God Loves, Man Kills de Chris Claremont. No filme vemos Wolverine mais uma vez atrás de seu passado perdido em Origens e se depara com William Striker, a pessoa que ordenou sua transformação em Arma X. A introdução do Noturno no filme é uma das melhores já vistas até hoje. X2, como é chamado nos Estados Unidos, era considerado o melhor filme da franquia até o dia dois de março de 2017.

X-Men 3: O Confronto Final

Com um enredo tosco, que parece que foi feito somente para não perder os direitos autorais dos personagens, X3 nos mostra um filme péssimo, com péssimas atuações e caracterizações. Além do Fanático que aparece no filme e seus erros de continuidade.

Wolverine: Imortal

Lançado em 2013, Imortal pode ser considerado um filme apenas “correto” do Wolverine, onde vemos ele em uma forma um pouco mais animalesca depois dos fatos ocorridos em X3. Com sua história rolando entre 2011 e 2013, o ponto fraco do filme foi a aparição de um Transformer que se acha o Samurai de Prata. Além disso, Víbora, uma mutante venenosa, é apresentada como guarda costas do Samurai, o que, nos quadrinhos, é o contrário. A cena pós-créditos (que rola em 2013) é o prelúdio para o próximo filme da lista.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

É aqui que a zona realmente começa. Logo de cara somos jogados para 2023, exatos 10 anos após o encontro de Wolverine com Xavier e Magneto na cena pós-créditos de Imortal. A trama do filme é baseada em viagens temporais, onde Kitty Pride consegue, de alguma forma, um poder que pode lançar a mente de alguém de volta ao seu corpo no passado, e o escolhido é o próprio Wolverine. No futuro os mutantes estão sendo massacrados pelos Sentinelas criados por Bolivar Trask, que foi assassinado pela Mística. Impedir esse assassinato é a principal missão de Wolverine se juntando com um jovem e amargurado Xavier e um Magneto cheio de ódio. Após o final dos fatos ocorridos em D.U.F.E., os eventos ocorridos na trilogia original foram apagados, considerando como um “pedido de desculpas” pela besteira criada em X3.

X-Men: Apocalipse

Sim! Voltamos mais uma vez ao passado dos mutantes! O filme mostra mais uma vez James McAvoy no papel do jovem Xavier e Michael Fassbender como Magneto. A história acontece 10 anos após os fatos de D.U.F.E., em 1983, e mostra a equipe sendo formada por Jean Grey, Nortuno, Ciclope e Mercúrio como novatos na escola. Apocalipse, vilão que dá nome ao filme, acorda depois de alguns milênios de sono e junta, mais uma vez, seus Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que são os seguintes: Arcanjo (Morte), Psylock (Pestilência), Magneto (Guerra) e Tempestade (Fome). O filme foi duramente criticado pela caracterização do Apocalipse, onde mais se pareceu com um vilão dos Power Rangers que outra coisa. Um dos maiores fan-services pode ser visto nesse filme, que é o Wolverine caracterizado perfeitamente como o Arma-X que vemos fugindo das instalações de William Striker nas HQs.

Deadpool

Acho que ele não iria aparecer aqui? O Mercenário Tagarela também faz parte do universo dos mutantes, sendo utilizado como um sub-projeto da Arma-X, projeto que criou o Wolverine. Utilizando algumas cenas de X3 (como o momento que o Blackbird sai do Instituto). Utilizando uma versão mais aproximada do gigante Colossus e uma versão completamente diferente da Míssil Adolescente Megassônico, o filme do Mercenário Tagarela nos deu um Deadpool perfeito e abriu portas para o próximo e último filme.

Logan

Como o filme estreou ainda esse ano, não vou falar muito, somente “leve os lenços de papel“, pois serão necessários.

É um pouco confuso, mas tá aí tudo mastigadinho para vocês! Na próxima vez, nós mostramos a ordem cronológica de todos os fatos ocorridos nos filmes!

Veja mais sobre Marvel e Filmes