Ultimamente nós falamos muto sobre os filmes da Marvel, da DC Comics, da Disney e quão grandiosos eles são.

São filmes que nos fazem viver todo nossos sonhos de infância ou até mesmo relembrar nossa juventude e trazer lágrimas aos nossos olhos. Mas vocês sabem quem são os responsáveis por toda essa produção?

Quem são as pessoas que carregam o enorme peso nas costas de fazer as coisas de uma forma que todos venham a gostar?

Se você não sabem quem são essas pessoas, nos apresentamos os 11 diretores responsáveis pela maioria das cenas grandiosas que vemos nos cinemas ultimamente e que estão em alta no mundo cinematográfico!

Taika Waititi (Thor: Ragnarok – Marvel Studios)

O primeiro diretor da nossa lista é um dos menos conhecidos. Waititi é um diretor e roteirista Neo-Zelandês de 41 anos que tem sangue Maori correndo em suas veias.

Seu próximo trabalho será Thor: Ragnarok, o filme que possui o trailer mais visto da história da Disney em suas primeiras 24 horas de exibição, contando com 136 milhões de visualizações, batendo até mesmo o recorde anterior que era de A Bela e A Fera (com 127 milhões).

Waititi foi o responsável pelos esboços iniciais de Moana (já que a cultura Maori está presente em sua vida).

FILMOGRAFIA

Boy (2010)

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

Uma Fuga Para A Liberdade (2016)

James Wan (Aquaman – DC Comics/Warner Bros)

Wan é responsável por um dos filmes mais aguardados dos fãs de quadrinhos e, principalmente, da DC Comics: Aquaman.

Nascido na Malásia e com 40 anos, Wan é responsável por diversos sucessos nos cinemas, como, por exemplo, Jogos Mortais e Velozes e Furiosos 7, filme que se tornou o mais rentável de sua carreira.

E por falar em Jogos Mortais, o diretor tinha apenas 27 anos quando assumiu a direção do longa!

FILMOGRAFIA

Jogos Mortais (2004)

Sobrenatural (2010)

Invocação do Mal (2013)

Velozes & Furiosos 7 (2015)

Bill Condon (A Bela e A Fera – Disney)

Esse novaiorquino de 61 anos é o responsável por litros e litros de lágrimas derramadas nas salas de cinema do mundo inteiro. Sua visão fiel e impecável de A Bela e A Fera o fez em um dos diretores mais rentáveis para a Casa do Mickey Mouse, já que a adaptação em live-action com Emma Watson já arrecadou mais de US$1 BILHÃO ao redor do mundo. O diretor, que também é roteirista, já foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1999 por Deuses e Monstros.

FILMOGRAFIA

Deuses e Monstros (1998)

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho (2005)

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 e 2 (2011 e 2012)

Sr. Sherlock Holmes (2015)

Patty Jenkins (Mulher-Maravilha – DC Comics/Warner Bros)

Uma das diretoras com menos filmes no currículo que temos aqui, mas também é uma das que mostram que quantidade não é sinônimo de qualidade.

Nascida na Califórnia, a diretora de 45 anos foi responsável pela direção de Monster: Desejo Assassino, filme que culminou na vitória de Charlize Theron com o Oscar de Melhor Atriz em 2004.

Em 14 de julho de 2011, Jenkins recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Diretor de Série Dramática para o piloto de The Killing. Ela também quase foi a diretora do primeiro filme do Thor no universo Marvel.

FILMOGRAFIA

Monster – Desejo Assassino (2003)

Five (2011)

The Killing – Temporada 1 (2011)

Matt Reeves (The Batman – DC Comics/Warner Bros)

Um dos mais respeitados cineastas da atualidade se tratando de filmes que fazem parte da cultura nerd/geek.

Reeves é novaiorquino, tem 50 anos e é amigo de longa data de J.J. Abrams (que iremos falar mais a frente), o conhecendo quando ambos ainda tinham apenas 13 anos.

Os dois também são criadores de uma das séries de maior sucesso no mundo, Felicity.

Recentemente Reeves assumiu o lugar de Ben Affleck na direção de The Batman, mas quase abandonou o projeto caso a Warner não desse total liberdade para ele.

A Warner cedeu e provavelmente veremos um ótimo filme, nos mesmos moldes que os recentes filmes de O Planeta dos Macacos, que também conta com Reeves na direção.

FILMOGRAFIA

O Primeiro Amor de um Homem (1996)

Felicity – Temporadas 1, 2 e 4 (1998, 1999 e 2001)

Cloverfield – Monstro (2008)

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Jon Favreau (O Rei Leão – Disney)

Começando com o time dos medalhões da direção, Favreau é um dos poucos que se destaca não somente atrás das câmeras, mas também à frente delas. Favreau tem 50 e é mais um que integra o time de novaiorquinos em nossa lista.

Mais conhecido por seu papel como Happy Hogan em Homem de Ferro, ele é um dos poucos que integram a lista de atores que tiveram dois papéis diferentes em filmes da Marvel (seu primeiro papel foi Foggy Nelson no péssimo Demolidor: O Homem sem Medo com Ben Affleck).

FILMOGRAFIA

Zathura – Uma Aventura Espacial (2005)

Homem de Ferro 1 e 2 (2008 e 2010)

Chef (2014)

Mogli – O Menino Lobo (2016)

Joss Whedon (Batgirl – DC Comics/Warner Bros)

Um dos maiores medalhões do cinema atual. Whedon, também novaiorquino e com 52 anos, foi o primeiro a transformar em realidade o sonho de muito fã da Marvel, que é juntar grande parte dos seus heróis em um filme, Os Vingadores.

Também roteirista, Whedon ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1996 com Toy Story. Ele também é o responsável pela criação das séries tão famosas no indumentário nerd do mundo inteiro, Buffy: A Caça-Vampiros e Firefly.

FILMOGRAFIA

Buffy, A Caça-Vampiros (1997 a 2002)

Firefly (2002)

Os Vingadores – The Avengers (2012)

Vingadores: Era de Ultron (2015)

James Gunn (Guardiões da Galáxia Vol.2 – Marvel Studios)

Um dos queridinhos da atual geração de diretores. Nascido em Missouri há 46 anos, Gunn trouxe para a Marvel uma outra visão de seu universo com o tão aclamado e divertido Guardiões da Galáxia.

Seu trabalho anterior de maior sucesso foi a adaptação em live-action de Scooby-Doo, que venhamos e convenhamos, não foi lá grande coisa, mas ele também foi um dos roteiristas do jogo Lollipop Chainsaw.

Uma das curiosidades sobre o diretor é que a dança que vemos Baby Groot fazer no final de Guardiões da Galáxia foi inspirado em Gunn dançando!

FILMOGRAFIA

Scooby-Doo (2002)

Madrugada dos Mortos (2004)

Para Maiores (2013)

Guardiões da Galáxia (2014)

Joe e Anthony Russo (Vingadores: Guerra Infinita – Marvel Studios)

Impossível falar sobre diretores e não falar sobre os irmãos Russo. Anthony, o mais novo, tem 43 anos e Joe tem 46 anos. Os dois são nascidos em Ohio e são responsáveis pelo melhor título da Marvel até o presente momento: Capitão América – Soldado Invernal.

Eles venceram um Emmy Award por seu trabalho na série de comédia Arrested Development. O trabalho dos irmão é tão bem visto dentro da Casa das Ideias que ambos assumiram os próximos dois filmes dos Vingadores, inclusive o tão aguardado Guerra Infinita.

FILMOGRAFIA

Tudo por um Segredo (2002)

Arrested Development (2002 – 2005)

Capitão América – O Soldado Invernal (2014)

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Zack Snyder (Liga da Justiça – DC Comics/Warner Bros)

Chamado por muito de Snydeus, Zack Snyder tem verdadeiras pérolas em seu currículo. O diretor de 51 anos nascido em Wisconsin, começou sua carreira como diretor e diretor de fotografia para comerciais de TV.

Seu primeiro trabalho nos cinemas foi em 2004 com Madrugada dos Mortos, remake do filme de mesmo nome lançado em 1978 e dirigido por um dos mestres do terror, George A. Romero, mas Snyder alcançou o sucesso somente com a primeira das suas duas obras primas: 300.

Sua versão para a história de Frank Miller é lembrada até hoje como uma das melhores adaptações de HQ já vistas, perdendo somente para sua segunda obra-prima, Watchmen, filme esse que dispensa comentários.

Snyder também foi o responsável pela criação do DCEU, o Universo Expandido da DC Comics nos cinemas, com Batman Vs Superman.

FILMOGRAFIA

300 (2006)

Watchmen – O Filme (2009)

O Homem de Aço (2013)

Batman Vs Superman – A Origem Da Justiça (2016)

J.J. Abrams (God Particle [nome provisório] – Paramount Pictures)

Não há a mínima possibilidade de falar sobre diretores de cinema sem ao menos mencionar Abrams. Esse novaiorquino de 50 anos foi o responsável por dar continuidade à maior saga criada no mundo inteiro.

A responsabilidade de Abrams em Star Wars: O Despertar da Força, não foi grande somente por isso. O diretor foi indicado pessoalmente para a cúpula da Disney e da Lucasfilm por ninguém menos que Steven Spielberg para assumir o projeto.

Ele também foi o responsável pelo reboot da franquia que é justamente a rival de Star Wars nos cinemas, Star Trek, atuando como diretor nos dois primeiros filmes da franquia e como produtor em Sem Fronteiras, terceiro filme da nova franquia Star Trek.

FILMOGRAFIA

Missão Impossível 3 (2006)

Star Trek (2009)

Além da Escuridão – Star Trek (2013)

Star Wars – O Despertar da Força (2015)

Esperamos ter ajudado todos vocês a saber quem é quem no mundo do cinema atual, já que falamos tanto sobre as obras deles aqui no Coxinha Nerd! E vocês acham que faltam algum diretor nessa lista? Comenta aí embaixo e em nossas redes sociais!

Veja mais sobre Filmes

Compartilhe: