Como os figurinos das séries nos transportam através do tempo?

As séries indicadas ao Emmy, na categoria de “melhor figurino”, incluem produções como: Bridgerton, The Crown, O Gambito da Rainha, Ratched e Halstron.  Decidimos trazer aqui como a moda, combinada com praticidade nos transportam através do tempo. Confira!

BRIDGERTON (Netflix)
Ambientada em 1813

Com liberdade criativa e um orçamento generoso, o departamento de figurinos de mais de 230 membros trabalhou incansavelmente em trajes sob medida, fazendo cada peça em autênticas réplicas do início do século 19, de roupas íntimas a vestidos e sapatos.

Quando Daphne esbarra em Simon no Danbury Ball, elal está trajando um vestido romântico de mangas bordadas com flores. “[Seu vestido azul] representa melhor o que você eventualmente veria em Bridgerton ”, diz a figurinista Ellen Mirojnick.

Seu tesouro anacrônico apresentava o que Mirojnick chama de “azul da Daphne”. Múltiplas camadas contrastantes aumentaram o tom cativante do vestido e o fluxo cintilante para realçar a intensa atração que desperta durante a primeira dança de Daphne e Simon. O vestido também foi cortado e costurado especialmente na cintura do império para criar uma “curva particular” para reunir em uma cauda ondulante na parte de trás, como “cachoeiras suavemente pregueadas até o chão.”

O vestido de Daphne também representa como as mulheres eram vistas e ofereciam opções limitadas na época. “Era para trazer tudo da melhor forma possível, porque tudo naquele mundo era muito apresentável”, explica Mirojnick. Mas, em seu cerne, Bridgerton é um romance de rasgar corpete destinado a mergulhar os espectadores em seu mundo decadente e colorido. “Este foi um vestido para se apaixonar”, acrescenta Mirojnick, “a configuração para, com sorte, qual seria o caso de amor daquele século”.

RATCHED (Netflix)
Ambientada em 1947

Desde o início, a ordem de Murphy era de que Ratched não poderia parecem em nada com ‘Um estranho no Ninho’ de 1975. O filme em questão apresentou a personagem Mildred Ratched, que viria a ser explorada agora, na série original da Netflix, Ratched. “Foi um design e uma estética tão integrais ao que Ryan estava tentando alcançar com esta primeira temporada do show”, diz Rebecca Guzzi, que co-desenhou a série com Lou Eyrich, que também é produtor.

Eles queriam que as cores chamssem mesmo a atenção de quem assistisse, e a dupla demorou cerca de duas semanas, em busca da paleta perfeita. Eles pararam no tom perfeito de “verde cirúrgico”, que se alinhava com o cenário à beira-mar do centro de reabilitação, que simbolizava violência, ganância e luxúria. Então Guzzi e Eyrich procuraram o tecido ideal, já que o algodão hospitalar se mostrou rígido demais para a visão de Murphy. “Ele queria um acabamento sedoso para captar a luz e se mover quando eles caminham pelo corredor”, diz Eyrich.

Em paralelo, uma outra pesquisa estava sendo realizada: o modelo dos unifornmes das enfermeiras. Como base foi pensado os uniformes das enfermeiras da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra e a moda essencial do período. “Ryan enfatizou que queria que isso fosse chique”, diz Guzzi, acrescentando: “’Alfaiataria de precisão’ foi uma frase que ele usou muito”. O design era preciso em todos os detalhes, com fivelas impressas em 3D e pintadas de maneira especial e botões revestidos com tecido tingido de maneira personalizada.

Para diferenciar a equipe de enfermagem, Eyrich e Guzzi criaram então variações do vestido de Mildred, que tinha mangas três quartos, os preferido de Sarah Paulson. “O vestido permitiu que elas tivessem feminilidade, mas fossem personagens muito fortes e poderosas”, diz Eyrich, enfatizando que os empregos de enfermagem ofereciam autoridade. “Carregava os dois em um só vestido.”

O GAMBITO DA RAINHA (Netflix)
Ambientado em 1960

Na cena final de O Gambito da Rainha, vemos Beth trajando um look completamente branco. Seu traje simboliza o triunfo de seu xeque-mate com a Rainha, ainda mais enquanto caminha por uma praça cercada por mesas de xadrez com homens jogando. Como uma rainha circulando por um tabuleiro vivo. “O traje deve nos dizer que ela agora chegou com ela mesma, que está segura”, diz Binder. “Que a segurança que ela tem com o tabuleiro, ela tem agora na vida.”

O desafio de customizar o conjunto era causar impacto. Binder primeiro olhou para a inspiração literal: a forma da peça de xadrez culminando na boina escultural com topo de pom-pom. Ela também optou por um par de calças Courrèges dos anos 60 para as calças brancas aerodinâmicas de Beth, mas as fez sob medida em um tecido rígido mais adequado para estofamento. “É desagradável sentar com calças como esta”, diz Binder, creditando o compromisso de Taylor-Joy. “Mas para este look – e para esta caminhada – eram calças perfeitas.”

HALSTON (Netflix)
Ambientado em 1973

Em um episódio que retrata as passarelas de alta moda e o drama dos bastidores durante a “Batalha de Versalhes”, é difícil apontar apenas um traje para representar uma mudança radical nas atitudes e estilo da época. “Tudo tem muito peso em um show sobre as roupas, essencialmente”, diz Jeriana San Juan, que se concentra na trincheira de couro usada por Roy Halston (Ewan McGregor). Ladeado por suas musas, o estilista entra o palácio ilustre para se preparar para a competição épica entre os estilistas americanos de ponta e os costureiros da velha guarda francesa. “Esse casaco tem o objetivo de representar suas sensibilidades elegantes, sexy e modernas em contraste com a alta-costura tradicional, ambiente de moda abafado”, diz San Juan. Junto com a austera blusa de gola alta e calças sem costura lateral, a vala de espanador é uma assinatura bem documentada do estilo pessoal de Halston.

THE CROWN (Netflix)
Ambientado em 1983

“Todos nós sabemos que isso vai acontecer. Estamos olhando para a história, não estamos? ” diz Amy Roberts. A quarta temporada dramatiza a primeira viagem oficial do casal ao exterior: uma exaustiva turnê real pela Austrália, que leva os espectadores a uma montanha-russa emocional junto com o novo casal. Dançando com Charles, Diana brilha em uma interpretação do vestido de baile de babados Bruce Oldfield da verdadeira princesa. “Só a Austrália foi como projetar e fazer uma coleção de moda dos anos 80”, diz Roberts, que credita à assistente Sidonie Roberts seu olho aguçado para a compra de tecidos. “Ela encontrou tecidos originais de meados dos anos 80 em mercados e lojas de tecidos e o topo das prateleiras que todo mundo tem preguiça de procurar.”

A interpretação de Amy Roberts captura a essência e a silhueta do vestido original de Diana. Ela embelezou o vestido com lantejoulas prateadas com um padrão de relâmpago quase brilhante e bordados para captar a magia das luzes e do movimento durante a dança emocionante do casal. Ela desfrutou de uma liberdade criativa para reimaginar e incorporar os conjuntos reconhecíveis da realeza real em pontos centrais do script, não necessariamente refletindo a linha do tempo da vida real. “Vamos deixar essa memória aí, e por que não?” ela pergunta. “Não é um documentário.”

O vestido ajuda a capturar um momento de leveza e esperança antes que Charles seja consumido pelo ciúme na sombra da popularidade crescente de Diana, e enquanto sua saúde mental continua a declinar. “É romântico e sexy ao mesmo tempo, e você acha que eles vão ficar bem”, diz Roberts. “Eu sempre penso em [Diana na] turnê pela Austrália como um pouco como uma bonequinha. De repente, ela parece ser ela mesma e você acha que há um romance aí, mas então tudo dá errado de novo.”

 

FONTE: THR

Este ano, a cerimônia oficial do Emmy acontecerá dia 19 de setembro nos Estados Unidos e será transmitida simultaneamente no Brasil pela TNT.

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