Olá Coxinhos, tudo bem? Vocês sabiam que a Paella surgiu na Espanha, no século XV, na região de Valência, situada na costa leste? Os camponeses saíam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda rasa, com duas alças, a qual chamavam de “Paella”. O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuídos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como “paellera”, principalmente para diferenciar o utensílio do prato. Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão –  especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado. Passado o tempo foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar. Hoje, há uma diversidade de receitas e a Paella Valenciana passou a ser um prato misto, composto de carnes e frutos do mar. Vamos aos ingredientes então?

 

Ingredientes

300g de mexilhão limpo e na concha / 4 xícaras (chá) de água fervente / 1/2 xícara (chá) de azeite / 1 cebola picada / 3 dentes de alho amassados / 1 pimentão vermelho picado / 1 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas / 300g de polvo limpo em pedaços / 3 xícaras (chá) de arroz parboilizado / 1 colher (sopa) de açafrão em pó / 1 colher (sopa) rasa de sal / 300g de lula limpa cortada em anéis / 300g de camarões médios limpos / 300g de camarões grandes inteiros / Salsa picada para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe o mexilhão em água fervente até as conchas se abrirem. Descarte as fechadas. Escorra e reserve o caldo. Em uma paellera ou frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o pimentão, as ervilhas, o polvo e o arroz e frite por 2 minutos. Coloque o caldo reservado do mexilhão, o açafrão, o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Se precisar, coloque mais água. Adicione a lula, os camarões médios e cozinhe por 5 minutos. Acrescente os camarões grandes, o mexilhão reservado, tampe e cozinhe por mais 5 minutos. Decore com salsa e sirva em seguida.

Compartilhe: