Eu já queria experimentar a salada no pote há algum tempo, mas confesso que ficava com preguiça de pesquisar mais a fundo sobre como preparar, se precisava de muitas coisas ou não, e nem o pote eu tinha – já que, aqui no Brasil, é muito complicado ainda encontrar os tais mason jars bonitinhos. Mas fui com a cara e com a coragem, comprei os ingredientes que eu mais gosto da lista que peguei e usei potes de conserva de palmito mesmo para fazer minhas saladinhas. E ficou delicioso, vou ensinar como preparar!

Primeiro, você precisará de um pote na dimensão de um vidro de palmito em conserva, com tampa e limpo, claro. (Para higienizar seu pote de conserva, deixe com água e cloro pelo menos 24 horas, para perder aquele cheiro de vinagre). Depois, basta comprar e higienizar/cozinhar legumes, frutas, verduras, grãos, proteínas e algumas outras coisinhas. Organize o pote de salada da seguinte forma (ordem de montagem de baixo para cima):

>> Camada 01: Molho;

>> Camada 02: Legumes e verduras mais pesados que podem ficar em contato com o molho como grão de bico, feijão, pepino, etc, repolho, cenoura, etc.;

>> Camada 03: Legumes e verduras mais pesados que não podem ficar em contato com o molho como tomate, ervilha, milho, palmito, etc.;

>> Camada 04: Folhas verdes e leves como rúcula, alface, manjericão, brócolis, etc.;

>> Camada 05: Ingredientes leves e cortados em pequenos pedaços como frutas em cubinhos, flores e outras folhas menores;

>> Camada 06: Grãos pequenos e sementes como linhaça, gergelim, chia, quinoa, amêndoas, etc.;

>> Camada 07: Essa fica a seu critério: Macarrão ou arroz integral, só um pouquinho.

SALADA NO POTE

Não esqueça de colocar uma proteína em seu prato: para não sair do esquema light, pode ser qualquer carne grelhada ou cozida, a seu gosto. Sem frituras, né? 🙂 Ah, e as saladas tem validade de até 7 dias (bem fechados) e na geladeira – não pode ser feito em pote de plástico.

Dica de molho: Misture 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 1 pitada de sal e suco de 1/4 de limão siciliano (se não tiver, pode ser qualquer limão). Esse molho fica simplesmente delicioso, recomendo para qualquer salada. Essa quantidade é exatamente o que vai no fundo da salada no pote.

Dica de molho: Misture 01 potinho de iogurte natural, 3 colheres de azeite, uma pitada de sal e lemon pepper (eu usei esse temperinho porque estou apaixonada e colocando em tudo, mas, para quem não curte pimenta, pode colocar qualquer tempero que preferir). O que fica gostoso também é colocar suco de 1/2 laranja. Essa quantidade rende mais do que o necessário para uma salada no pote, mas você pode guardar na geladeira.

Prepare sua salada para a semana toda e, se tirar uma foto, publique em seu Instagram marcando @CoxinhaNerd. Bom apetite!

Compartilhe: