Aprenda a fazer Bruschetta!

-por , em 23/01 -
Aprenda a fazer Bruschetta!

A bruschetta é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão. Uma das entradinhas mais simples da cozinha italiana, assim como a pizza tem uma receita original muito simples mas pode ter infinitas variações de cobertura.

O nome bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário do centro da Itália (Lazio e Abruzzo) e vem da palavra “bruscato” que quer dizer tostado ou torrado, independente de ser no forno ou na grelha. Como tudo na Itália, a bruschetta recebe outros nomes em outras regiões como fetunta, na região da Toscana, fetunta vem de “fetta unta”, e quer dizer: “fatia untada”, no caso, com azeite de oliva. A preparação tem sua origem na antiguidade, entre os trabalhos rurais, que tinham o pão como a base da sua alimentação, e untavam com azeite o pão velho, já que esse não era assado todos os dias e nem podia ser comprado facilmente na padaria da esquina.

Ingredientes

06 fatias de pão italiano | 02 dentes de alho | 03 tomates sem pele | Sal a gosto | 2 colheres (sopa) de azeite | 1/4 de xícara de folhas de manjericão | Demais temperos a sua escolha

Modo de preparo

Aqueça a frigideira e coloque fatias de pão, levemente umedecidas com azeite já para absorver o sabor, até tostar ligeiramente dos dois lados. Faça uma simples mistura de alho com os temperos que mais gostar (eu, particularmente, prefiro usar temperos que combinem com o sabor de uma pizza, como orégano, salsinha, cebolinha, ervas finas e sal) e esfregue-o no pão italiano. Corte os tomates em pedacinhos, tempere com sal, azeite, folhas de manjericão e demais temperos a sua escolha e distribua pelas fatias de pão. Regue com mais azeite e coloque mais 5 minutinhos no forno.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você