“O Jeremias falou, Jeremias falou na sala hojeeee” 2015 pode estar sendo um ano conturbado para a política mas na música nem tanto, na verdade os brasileiros estão se dando muito bem nessa história. Muitas bandas favoritas de muitos nerds e geeks tem confirmado seus shows no nosso querido país, e um dos percursores do grunge se pronunciou: PEARL JAM. Mas você já conhece essa banda incrível?

Vale um pouco de patamar histórico pra introduzi-los. Lá para os anos 90 existia um grupos de jovens que começaram a fazer um estilo de música mais simples e agressivo, entretanto com uma musicalidade suja e rebelde. Foi o celeiro e o “abre portas” para bandas como Nirvana, Alice In Chains entre outras, além é claro do Pearl Jam.

Lá no começo dos anos 90, um grupo de amigos se juntam e decidem montar uma banda, lá pelos cantos de Seattle nos EUA eis que surge Pearl Jam. Como um dos representantes do Grunge, seu primeiro disco fora lançado no mesmo ano, e já teve hits emplacando lugares de sucesso, como por exemplo Jeremy.

Apesar de terem começado com uma formação bem rica, musicalmente falando, com o tempo a banda foi se modificando. Alguns deixaram a banda, principalmente bateristas, outros se achegaram e fizeram a  formação atual, que apesar de todos os perengues da vida, continuo bem parecida com a inicial, são eles: Eddie Vedder(Vocalista), Mike McCready e Stone Gossard(Guitarristas), Jeff Ament(Baixo), Matt Cameron(Bateria), Boom Gaspar(Teclado).

Com uma grande escalada, e com uma aclamação muito exacerbada por parte dos fãs, o grupo continuou na estrada e lançou dez álbuns de estúdio, sendo o mais recente deles o Lightning Bolt que até ganhou o Grammy de Melhor Pacote de Gravação demonstrando um excelente trabalho que vem sido apresentado desde os seus primeiros discos, que tal conferir mais uma?

Pearl Jam além de fazer uma música agradável sempre fora bem engajado politicamente, tanto em algumas canções, umas bem críticas como World Wide Suicide ou Do The Evolution, quanto em seus shows e discursos na mídia. Como por exemplo, em uma turnê em 2004, Eddie Vedder subia ao palco com uma máscara de ninguém mais, ninguém menos do que George W. Bush para criticar a atual regência das terras americanas.

pearl jam

Agora que você já sabe um pouco sobre o quinteto de Seattle, você já sabia que eles estão vindo as terras brasileiras, quem sabe você não se empolgou um pouco. A banda já esteve aqui em 3 vezes por aqui, e estará novamente nos dias 11(Arena do Grêmio – Porto Alegre), 14(Morumbi – São Paulo), 17(Mané Garrincha – Brasília), 20(Mineirão – Belo Horizonte) e 22 (Maracanã – Rio de Janeiro). Ainda não se tem informações sobre o preço dos ingressos, mas pelo menos já sabemos que teremos a turnê do Lightning Bolt por aqui, que tal aproveitar um pouco do que já rolou por aqui nos outros shows?

E aí vamos nos encontrar por lá?