FACEBOOK | Rede social começa campanha para acabar com notícias falsas!

FACEBOOK | Rede social começa campanha para acabar com notícias falsas!

FACEBOOK ESTÁ ALERTANDO AS PESSOAS SOBRE NOTÍCIAS FALSAS COMPARTILHADAS NA REDE!

No ano passado, a Google e o Facebook prometeram brigar para acabar com os hoaxes, como são chamadas as notícias falsas na internet.

A rede social de Mark Zuckerberg tomou a frente e já começou sua campanha para conscientizar as pessoas dos perigos das mentiras compartilhadas na própria plataforma.

Durante os próximos dias, a página inicial do Facebook terá um link especial em 14 países, incluindo o Brasil. Esse link é uma central de ajuda chamada “Dicas para evitar notícias falsas“, onde o usuário poderá encontrar, vejam só, dicas para evitar notícias falsas.

São dez passos que devemos seguir sempre antes de compartilhar ou acreditar em um link, como verificar a URL, pesquisar sobre a fonte e ler o texto inteiro.

Além disso, a página pede para os usuários denunciarem todos os hoaxes que encontrarem, assim uma equipe jornalística terceirizada irá pesquisar e, caso a denúncia seja comprovada, o post com a notícia será alertado e uma etiqueta avisará do fato no feed.

O Facebook já está fazendo mudanças em seus algorítimos desde o começo do ano, e muitas delas são exatamente para tentar diminuir a relevância destes links apelativos ou irreais. É uma briga difícil, pois a quantidade de mentiras na internet é enorme, mas pelo menos algumas ações estão sendo tomadas. Esperemos que dê resultado!

Veja mais sobre Tecnologia

Murilo Pessanha
por

Murilo Pessanha

Falo bastante sobre dois assuntos que são minhas paixões: tecnologia e games, contribuindo com notícias, análises e opiniões. Sou fã da Apple, mas entendo todos os problemas da empresa e não deixo que isso ofusque o brilho de lançamentos de todas as outras. Minha paixão é tecnologia como um todo, qualquer novidade já me deixa ansioso!

Recomendamos para você