Olá pessoal! Todos nós, fãs de Game of Thrones – seja através dos livros, da série ou de ambos – achamos que conhecemos muito deste mundo, que sabemos onde está localizada cada uma das casas das sete famílias mais importantes da história e que podemos prever o que está para acontecer nas próximas fases. Mas não sabemos, quem sabe mesmo é um fã chamado Elio García e sua esposa Linda Antonsson. Mas eles sabem tanto, mas tanto, mas tanto que até George R. R. Martin deu o braço a torcer e disse que eles sabem mais que ele mesmo, será?

Bom, que Game of Thrones é um sucesso absoluto, todo mundo já percebeu. A venda de livros da saga aumentou exponencialmente em vários países, a quantidade de casas ao redor do globo que para no domingo a noite para assistir ao seriado é impressionante, a movimentação nas redes sociais e em sites e blogs não tem limite, simplesmente. Mas, quem pensa que este sucesso todo começou com a estreia da série na HBO, está muito enganado. Seguindo os passos de Senhor dos Anéis, a saga das Crônicas de Gelo e Fogo já estouravam nas vendas de livros desde 1996, quando foi lançado o primeiro exemplar por R. R. Martin.

E a comparação com a obra mais famosa de Tolkien não para por aí, os detalhes, a quantidade de nomes, de sobrenomes, de terras, de personagens, de ações, de acontecimentos fortes e de aventuras realizadas ao longo dos cinco livros são imensas e, por isso, a gente pensa que a mente do autor é a única que contém todas as informações possíveis e imagináveis sobre este mundo. Mas acontece que não. Dois fãs que acompanham a saga desde 1996, se especializaram no assunto “Crônicas de Gelo e Fogo” e hoje são os maiores conhecedores desse mundo fenomenal.

Elio García e sua esposa Linda Antonsson leram o primeiro livro no ano de lançamento, em 1996 e em 1997 resolveram criar um site chamado westeros.org para reunir todas as informações que pudessem em um só lugar. Acontece que o site cresceu tanto, eles conseguiram alimenta-lo (sozinhos e com a ajuda de zilhões de fãs) com tantas informações, que viraram, no final das contas, consultores constantes dos textos de R. R. Martin.

westeros

A ideia inicial dos dois era criar um game virtual inspirado na saga, por isso queriam reunir tantas informações, mas o portal cresceu tanto, que acabou virando o maior acumulador de informações com fóruns, curiosidades e teorias sobre o futuro dos personagens do mundo. Elio se auto intitula nerd e repete em toda entrevista que dá que é a pessoa que mais conhece a história no mundo inteiro – o próprio R. R. Martin já disse isso sobre ele.

“George foi muito generoso em dizer que sei mais sobre esse mundo do que ele”, disse em uma entrevista que deu ao Correio Brasiliense/Diário. Mas além de colaborar constantemente com a obra, ele revela ainda que está atualmente trabalhando com R. R. Martin: “Nós somos oficialmente coautores, junto com George, do livro The World of Ice and Fire – A Guide to Setting (ainda sem previsão no Brasil)”.

Elio disse ainda em sua entrevista que sua personagem preferida na saga é Catelyn Stark e comentou um pouquinho mais sobre seu site: “O principal conteúdo vem de uma coleção de correspondências entre Martin e os fãs, assim como conversas em convenções e lançamentos. Nós convidamos todo mundo que tenha dados interessantes sobre a trama a nos enviar material”. Ele informou ainda que Westeros tem o mesmo tamanho da área continental da Europa, com uma população em torno de 50 milhões de pessoas.

Como todo fã dos livros, Elio, claro, tem algumas restrições com relação ao seriado da HBO. Mas como ele tem acesso direto ao autor da obra, ele conta ainda com informações privilegiadas sobre os desdobramentos da saga das famílias que disputam o trono de ferro. Perguntaram para ele na entrevista sobre o final da história e o rumo dos personagens que conhecemos, e ele disse o seguinte: “Será um final feliz e doloroso ao mesmo tempo. Alguns personagens que amamos irão morrer e alguns que odiamos irão sobreviver”. Hummm, que tenso isso hein? Fiquei mais ansiosa ainda pelo final da história, e vocês?

Compartilhe: