Os apaixonados por cultura pop, constantemente se deparam com alguns termos, por exemplo: Easter egg, longa, trama, plot, showrunner… Mas o que querem dizer?

Listamos aqui alguns destes termos e explicamos cada um para que não fique mais perdido. Vem com a gente:

CENA
Unidade dramática do roteiro, seção contínua de ação, dentro de uma mesma localização.

COMPOSIÇÃO
Características psicológicas, físicas e sociais que formam um personagem.

ELENCO
Conjunto de pessoas (atores, atrizes, figurantes) selecionadas para uma produção, que representam as personagens e fazem a figuração de um filme.

FICÇÃO
Inventar, compor e imaginar. Recriação do real.

PLOT TWIST
Dorso dramático do roteiro, núcleo central da ação dramática e seu gerador. É termo é usado para uma cadeia de acontecimentos, organizada segundo um modo dramático escolhido pelo autor. Em uma história multiplot, o plot principal será aquele que, num dado momento, se mostrar preferido pelo público telespectador. O termo designa uma reviravolta no enredo, que te deixa de boca aberta, por exemplo descobrir que um personagem dado como morto, na verdade não esta.

PONTES
Tomadas escolhidas para interligar duas cenas que não poderiam ser montadas seguidamente. As pontes ajudam a resolver problemas de continuidade do filme.

EASTER EGG
O termo se relaciona à alguma referência, ou segredo escondido dentro daquele filme ou série.

CLIFFHANGER
Pensa em um personagem, que enfrentou dilemas e você o que mais quer é saber se ele vai sair dessa… mas para isso precisa esperar o próximo episódio. Então, esse momento, entre um episódio e outro para descobrir mais sobre o personagem se chama Cliffhanger. Uma série que utiliza o termo com maestria é How to get away with murder.

STREAMING
É uma forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados. A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Nesta forma, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. Exemplos de streamings: Apple tv+, Amazon Prime Video, HBO Go, HULU, Quibi, Netflix

LONGA METRAGEM
Filme com duração mínima de 70 minutos, ger. de ficção ou documental, e que constitui a parte principal de uma sessão cinematográfica.

CURTA METRAGEM
Filme com duração de até 30 minutos.

TRAMA
Enredo de uma novela, série ou filme, feito para dar sentido nas ações e criar emoção no espectador.

SHOWRUNNER
É, em televisão, um termo em inglês que define um encarregado ao trabalho diário de um programa ou série de televisão, e que visa, entre outros, dar coerência aos aspectos gerais do programa.

NARRATIVA
Relato, exposição de um fato, de um acontecimento; narração de um conto, ou seja como um filme ou série é narrado.

ORIGINAL NETFLIX
Esse termo quer dizer que aquele filme ou série tem distribuição exclusiva da Netflix no Brasil. Não necessariamente foi a Netflix que produziu. Mas há casos de posteriormente a plataforma adquirir os direitos e acabar sendo também a responsável em produzir, como foi por exemplo com La casa de Papel. A mesma premissa é valida também para os outros streamings.

 

Conta pra gente, qual termo você desconhecia?