Todo dia de manhã eu tenho meus hábitos de leitura – blogs nacionais e internacionais que alimentam minha alma e minha cabeça com assuntos diversos e notícias do que está acontecendo no mundo inteiro. Muitas vezes compartilho algumas notícias aqui com vocês porque o que é bom, deve realmente ser compartilhado. Claro, com os devidos créditos. Como esse texto que compartilharei hoje e depois comentarei – li no Ciência Maluca da Super Interessante e me deu vontade de arrancar os cabelos. Olha só:

TPM pode ser um mito, diz pesquisa ~ E nem dá para dizer que isso não passa de perseguição masculina para acabar com a nossa licença para surtar. A conclusão saiu de uma pesquisa realizada exclusivamente por psicólogas e psiquiatras da Universidade de Toronto, no Canadá. Para chegar lá, elas analisaram 41 estudos sobre TPM (tensão pré-menstrual) e mais dezenas de outros artigos sobre o assunto – todos acompanharam o dia a dia das mulheres, durante alguns ciclos menstruais delas. E não encontraram nenhuma prova concreta que relacione o mau humor feminino às mudanças hormonais que ocorrem dias antes da menstruação. No total, apenas 13,5% dos estudos apontavam a existência da TPM.

Alguns dos estudos até encontraram uma relação entre o mau humor e o ciclo menstrual, mas não era culpa exclusiva dos dias anteriores à menstruação – alguma outra fase do ciclo também havia provocado efeitos negativos no humor da mulher. As pesquisadoras acreditam que a TPM seja apenas uma lenda. “Antes das mulheres passarem pelo primeiro ciclo menstrual, eles já ouviam falar sobre TPM. A noção está tão arraigada na nossa cultura que os estudos ficam tendenciosos porque as mulheres sabem que eles são sobre TPM”, diz Gillian Einstein, líder da pesquisa”.

Quem é a pessoa maluca que resolveu desacreditar na TPM? Posso saber? Eu já li muito a respeito de TPM, até porque eu não acreditava em nada disso quando era adolescente, até eu perceber que minhas maiores alterações de humor aconteciam sempre no mesmo período do mês. Não acredite em tudo o que você lê na internet, agende uma consulta com a sua ginecologista e entenda melhor o processo da TPM, para algumas mulheres, nada muda, mas para outras, as mudanças são gigantescas! Vai por mim!