Pois então, uma das dúvidas que mais encontramos quando estamos lidando com um cachorrinho filhote, é sobre o adestramento. É legal aplica-lo ou não? Como o Luke demonstra ser um cachorrinho bem agitado, desde o primeiro dia que chegou lá em casa, nós optamos por adestra-lo sim. Ligamos para alguns locais que fazem o adestramento e descobrimos que por estar ainda em processo de vacinação, ele não poderia ir para as aulinhas com os outros cães, apenas com 4 meses. Tentamos conversar com alguns adestradores que atendem em casa e todos cobram muito caro pelo serviço, ficamos então em dúvida sobre o que fazer. Porque uma coisa era certa, o Luke não poderia esperar até os 4 meses para começar a ser treinado e nem nós poderíamos continuar agindo de forma incorreta com ele até lá. Por isso comecei a pesquisar na internet sobre os cursos de adestramento e descobri um que me deixou encantada. Conheçam aqui o Adestramento de Cães.

 

O dono do site e adestrador é o Guillermo Coelho e ele é um brasileiro que mora nos Estados Unidos há muitos anos. Ele já estudou vários métodos de adestramento e acabou criando o seu próprio usando como base os principais elementos do Método do Clicker (Clicker Method). Este método é usado por produtores de Hollywood para treinar cachorros e outros animais para filmes de cinema e por adestradores profissionais.

 

O mais legal que eu achei nesse método é que ele é totalmente baseado no reforço positivo. Sem gritar, bater ou punir o animalzinho quando este segue seus instintos. De acordo com o Guillermo, os cachorros aprendem muito mais rápido quando estão se divertindo, eles passam a querer obedecer. Nós, os donos, aprendemos como o nosso cachorrinho pensa, como ele interpreta e reage ao ambiente à sua volta e podemos interagir com ele de uma maneira muito mais produtiva e positiva.

 

Nós fizemos o cadastro (que é bem simples, por sinal) no site do Guillermo e começamos a receber os artigos diariamente na semana passada mesmo, mas como estávamos viajando, comecei a estudar e aplicar nesta segunda feira. Por incrível que pareça gente, o Luke já está respondendo a alguns comandos simples e estamos muito empolgados e satisfeitos com o método. Nós vamos gravar alguns pequenos vídeos do Luke e de seus aprendizados muito em breve para colocar aqui na Coxinha Nerd, vocês vão amar!

 

Amanhã posto aqui a primeira e mais importante dica do Guillermo sobre como ensinar o seu cãozinho a fazer “xixi e coco” no lugar certo. Acho que esta é uma das maiores preocupações de qualquer um né? Ainda mais quando os deixamos sozinhos em casa o dia inteiro para trabalhar e precisamos ter a certeza que ele não fará muita besteira. Vocês vão amar as dicas, assim como eu amei e estou amando! =)

Compartilhe: