Desde que foi anunciado o lançamento do filme Esquadrão Suicida, temos visto muitos “novos fãs” de quadrinhos e filmes de heróis meio perdidos na história! Para alguns, o Coringa, por exemplo, era apenas um vilão de Batman e não fazia mais nada além de infernizar o herói noturno! Engana-se quem pensa que a Marvel e a DC (no caso, responsável pela criação do Esquadrão), foca apenas em heróis – temos muitas histórias maravilhosas, focadas apenas em vilões! E elas tem muita chance grande de fazer sucesso – vide o estouro que foi o filme do anti-herói Deadpool!

Para ajudar nossos queridos leitores a entender um pouquinho melhor o universo dos vilões que está prestes a invadir nossas vidas, resolvemos fazer um pequeno manual de quem é quem no Esquadrão Suicida – bem como explicar um pouquinho do que se trata esse grupo, como ele surgiu e qual era o principal objetivo. O importante é que, sendo um grupo de vilões (bem loucos e complexos), podemos esperar qualquer coisa do filme – pelo menos as HQs são muito mais zoneadas do que as histórias de heróis, e é isso que faz ficar mais incrível ainda. Por falar em vilão, fizemos um post bem legal explicando quem é Thanos ( o vilão que interliga todo o universo cinemático da Marvel), clique aqui para ler e descobrir o mistério das Jóias do Infinito!

Segura a onda aí que o post é grande, mas, depois dele, você vai dar aula de Esquadrão Suicida por aí… ACREDITE! 

O Esquadrão Suicida é uma HQ de aventura e super-heróis (ou não) que apareceu pela primeira vez na revista The Brave and The Bold número 25 de 1959. Na trama original, o Esquadrão era uma unidade de operativos paramilitares que combatia ameaças superpoderosas do governo americano – ou seja, iam para missões super perigosas que os heróis normais da DC jamais aceitariam. O comandante original da equipe original era o Capitão Richard Flag e, lembrando: o primeiro Esquadrão era composto apenas por soldados que concordaram em trabalhar para o governo nesse tipo de missão, nada a ver com super heróis ou vilões ainda.

Na década de 1950, logo após a morte do Capitão Richard Flag, o Esquadrão se tornou uma força de elite designada para missões secretas no exterior. O filho de Richard Flag, Richard Flag Jr. – que cresceu sob a tutela do General J.E.B. Stuart (das HQs do Tanque Mal-Assombrado), acabou se tornando Coronel da Força Aérea e líder de um renovado Esquadrão Suicida. Novamente, por péssimas vendas da DC, o grupo foi dissolvido e eliminado das histórias.

Esquadrão Suicida Original

Na década de 1960, inspirados pela série de TV Missão Impossível e pelo filme Os doze condenados, o roteirista John Ostrander resolveu trazer de volta o Esquadrão na revista Legends, mas não com soldados comuns e sim com super vilões! Foi explicado aos leitores das HQs que, décadas depois do Esquadrão Suicida original, a assessora do Congresso americano Amanda Waller (que estará no novo filme), reconstituiu a fórmula do grupo, oferecendo aos criminosos, perdão ou redução de pena, em troca da participação deles em operações super perigosas e super secretas. Cada agende recebia uma pulseira explosiva preparada para detonar se eles tentassem fugir ou se eles se tornassem um risco para a segurança nacional. Richard Flag Jr. foi recrutado como líder de campo do grupo!

Como o Esquadrão Suicida pode ser composto por qualquer vilão da DC Comics, a variedade de formações e personagens é inesgotável! A rotatividade do grupo é constante nos quadrinhos mas, alguns membros fixos podem ser lembrados aqui: Pistoleiro (vilão secundário de Batman, que será interpretado por Will Smith nos cinemas, mas que é líder de campo do Esquadrão), Encantadora (vilã de Super Homem) e Caitão Bumerangue (vilão de Flash).

Esquadrão Suicida - Suicide Squad

Agora, para quem está super animado com a participação do Coringa e da Arlequina no filme, saiba que eles não fazem parte da formação original do Esquadrão Suicida*. Jared Leto, que interpretará o Coringa nas telonas, e Margot Robbie, que interpretará a Arlequina, estão super bombados em Hollywood no momento – o que tem justificado a escolha da DC por colocar dois vilões que já são sucesso de público no filme. Explicando melhor: A DC pretende destronar o sucesso arrebatador de Guardiões da Galáxia da Marvel, por isso, escolheu seus dois maiores sucessos de venda: Coringa e Arlequina, associados a dois atores que já são sucesso de bilheteria em qualquer filme em que atuam, para fazer a fórmula perfeita do sucesso! Espertinhos, né?

*Lembrando que, para criar o filme, a DC deu um reboot na história do Esquadrão Suicida e colocou todos os personagens que veremos na telona esse ano, também nas HQs, então, quando digo que o Coringa e a Arlequina nunca fizeram parte da história, me refiro aos quadrinhos originais, blza?

Esquadrão Suicida

Agora que já expliquei um pouquinho da história do Esquadrão Suicida e da treta que já está se tornando o novo filme – quem nem estreou, mas já consideramos pacas – vamos aos personagens: aqueles que nos arrancarão (tomara) muitas gargalhadas no cinema esse ano!

Christopher Weiss (Amarra/Slipknot)

Amarra (ou Slipknot) nunca foi um personagem muito famoso na DC. Seu nome real nos quadrinhos é Christopher Weiss e por um bom tempo ele trabalhou em uma companhia química que desenvolvia produtos para criar cordas mais duráveis. Trabalhando com cordas, ele desenvolveu uma certa habilidade de combate. Ele foi contratado para matar um herói, mas foi derrotado e enviado para a prisão.

Na prisão, ele entrou para o Esquadrão Suicida. Suas principais tramas são com a equipe, mas mesmo lá, ele não tem tanto destaque assim. Certa vez, ele entrou para uma religião chamada Kobra e começou a falar sibilando – não sei se esse detalhe estará no filme, não é um grande traço de personalidade, mais é um diferencial.

Poderes e curiosidades: Weiss não possui nenhum superpoder mas é um assassino treinado e especialista em usar cordas. Suas cordas são especiais e quase impossíveis de serem partidas.

George Harkness (Capitão Bumerangue)

A história de George Harkness pode ser descrita como a história de um menino muito pobre que tinha um talento especifico para a criação e utilização de bumerangues – embora ele tenha tentado viver de forma honesta com sua habilidade, logo teve que voltar-se ao crime para sobreviver. Com o título de Capitão Bumerangue, ele enfrentou o Flash diversas vezes e tem alguma importância na trama do personagem. Sua personalidade desprezível é bem mais explorada no Esquadrão Suicida, mostrando que ele é cruel, covarde, racista e indisciplinado e já causou a morte de outros membros da equipe simplesmente por curiosidade.

Poderes e curiosidades: Capitão Bumerangue é só um cara bem mal com bumerangues, acredite. O maior poder inexplorado de Harkness é o fato dele ser um grande inventor, já que ele cria diversos tipos de bumerangues com efeitos variados como magnéticos, explosivos, elétricos e tudo mais que você possa imaginar.

Magia

Uma das personagens mais antigas da DC, ela apareceu pela primeira vez na Strange Adventures #187, de 1966. Magia já foi vilã e heroína em várias revistas e lutou com personagens desde a Supergirl até o Lanterna Verde. Mais recentemente, ganhou destaque nos Novos 52 por ser uma das primeiras vilãs da Liga da Justiça Sombria, além de também ser um dos membros dessa mesma equipe, que é formada com os personagens mais mágicos da DC e é liderada por John Constantine.

June Moone ganhou seus poderes após ser convidada para uma festa à fantasia em um velho castelo. Na festa, dentro de uma câmara secreta, ela encontrou um ser mágico chamado Dzamor que lhe concedeu poderes para eliminar uma presença maligna naquela lugar. Graças a não controlar bem seus poderes, Magia desenvolveu uma espécie de segunda personalidade malvada e é uma ameaça até mesmo para seus aliados do Esquadrão Suicida. O Pistoleiro tem a tarefa secreta de eliminá-la, caso ela perca o controle de vez.

Poderes e curiosidades: Nos quadrinhos, ela é extremamente poderosa e manipula magia para diversos efeitos, desde cura até teletransporte, além de se tornar intangível e dezenas de outras coisas. Magia é capaz de conjurar tanto feitiços de defesa quanto de ataque. Vale dizer que a versão dela no filme está tão diferente visualmente que os poderes também não devem ser os mesmos.

KATANA

Tatsu Yamashiro tem uma história de origem bem complicada: dois irmãos eram apaixonados por ela, mas Tatsu acabou escolhendo e casando com um deles. O outro irmão, o dispensado, entrou para a Yakusa e ganhou duas espadas, uma delas mágica. Um dia, o desgostoso irmão, agora guerreiro e super recalcado, assassinou o marido de Tatsy e ela, em uma luta, tomou suas espadas e fugiu para começar um treinamento com um mestre Samurai. A partir daí, ela se auto intitulou Katana e partiu para os Estados Unidos, com o objetivo de se tornar uma heroína.

Katana não tem muitas histórias com o Esquadrão Suicida nos quadrinhos porque ela não é, necessariamente, uma vilã – embora já tenha feito uma coisa ou outra que a tenha colocado nessa posição, especialmente com o Batman (que até já a treinou).  A personagem já teve aparições também na recente série de TV Arrow.

Poderes e curiosidades: Katana foi treinada desde criança nas artes marciais e, quando adulta, treinou com um mestre Samurai a arte da espada. Além disso, ela desenvolveu uma forte habilidade tática e estratégica no tempo que passou com Batman. Ela carrega duas espadas gêmeas, uma mágica e outra comum. A espada mágica se chama Soultaker e tem o poder de tirar a alma de quem Katana mata – a alma fica guardada na lâmina e pode ser usada, posteriormente, em rituais de reencarnação, onde a alma armazenada é obrigada a servir quem empunha a espada.

RICK FLAG

Existem três Rick Flag(s) no universo DC: o pai, o filho e o neto. No filme, a DC considerou para a história, Rick Flag Jr., filho do líder original do Esquadrão Suicida, Rick Flag. Ele trabalha para o governo americano e lidera o Esquadrão Suicida formado por Amanda Waller. Flag é instável e não gosta do fato de ter que trabalhar com criminosos – que ele odeia declaradamente -, especialmente o Pistoleiro, que está em um cargo hierárquico do mesmo nível que o seu.

Apesar de todo o seu começo problemático, Flag acaba desenvolvendo uma grande lealdade à sua equipe, embora continue odiando a maioria dos componentes e tenha uma instabilidade mental aumentando cada vez mais. O personagem já apareceu na série de TV Smallville.

Poderes e curiosidades: Flag tem uma condição física perfeita, é militar e super experiente, treinado nas Forças Especiais e Táticas de Guerrilha. Ele arrasa em combate armado e não armado, é especialista em Stealth e em invasão, possui grande eficiência com armas de fogo e bombas.

HARLEY QUINN

Harley Quinn ou Arlequina, é a personagem feminina mais adorada da DC Comics (mais que a Mulher Maravilha? kkkkk fica aí a dúvida). Ela é completamente louca, insana, alucinada em todos os momentos. Sua primeira aparição foi na série Batman: A Série Animada de 1992, no episódio Joker’s Favor. A notoriedade que ela tem hoje, começou quando era estagiária de um psiquiatra no Asilo Arkham – na época, seu nome de guerra era Harleen Frances Quinzel. Depois de um tempo, ela se tornou médica do vilão mais psicótico dos quadrinhos: o Coringa. O fascínio pela história do vilão fez com que ela se apaixonasse perdidamente por ele.

A paixão de Harley pelo Coringa é super tóxica, totalmente embasada em um sentimento completamente doentio. Harley perdeu sua licença médica após autoridades terem descoberto seu dedo na fuga do próprio Coringa. Harley não era normal, mesmo antes de conhecer o Coringa, mas seu relacionamento psicótico com ele, foi o responsável por ela se tornar uma verdadeira maníaca. Dizem que ela é a única pessoa pela qual o Coringa já demonstrou algum sentimento – amor?.

Poderes e curiosidades: Harley não possui um super poder, porém, se destaca por ter uma super inteligência, uma lábia fora do normal, agilidade e imunidade a qualquer tipo de veneno.Ela esteve presente nos games da saga Arkham, já esteve na série de TV Arrow e apareceu em diversos quadrinhos da DC ao longo dos anos.

PISTOLEIRO

Deadshot ou Pistoleiro é o nome de um super vilão, mega conhecido, da DC Comics. Seu nome real é Floyd Lawton – que será interpretado por Will Smith nos cinemas. Ele apareceu, pela primeira vez, em 1950, numa revista do Batman. O personagem é basicamente uma versão do Mercenário – sim, o do Demolidor (sim, da Marvel). Ele é um assassino contratado para matar os inimigos do super vilões de Gotham – que inclui, claro, o Batman que, claro, ele nunca consegue matar!

O Postoleiro é, nos quadrinhos, o personagem mais importante do Esquadrão Suicida – embora não seja líder do grupo. Ele é extremamente profissional e tem um desejo de morrer de forma espetacular – já que vive se envolvendo em situações de quase morte com o esquadrão. Sempre há um caminho em que ele pode se salvar e um em que ele pode morrer – geralmente ele escolhe o segundo. O personagem já apareceu em diversas animações, quadrinhos e em séries de TV como Arrow – além dos games, claro.

Poderes e curiosidades: O Pistoleiro se gaba de nunca errar um tipo, mas sabemos que isso é uma grande mentira, já que seu principal alvo é o Batman e ele está vivinho, até hoje. Ele tem um olho cibernético que no filme será trocado por um visor adaptado na máscara que usa. Além de uma mira extraordinária, ele é ótimo em luta desarmada e carrega diversas armas diferentes.

CROCODILO

Killer Croc ou Crocodilo, é um super vilão do Batman e foi criado em 1983, na mesma edição em que Jason Todd apareceu pela primeira vez. Na trama original, Waylon Jones nasceu com uma doença genética que faz com que ele se pareça com um réptil. Criado por sua tia, Waylon teve uma infância marcada por abusos e desprezos. Depois de muita revolta, Waylon matou sua tia e decidiu virar um dos chefões do crime em Gotham – posição que o colocou frente a frente com Batman e até com o Coringa.

Nos quadrinhos, ele não tem muita ligação com o Esquadrão Suicida, mas já fez parte de outras equipes de super vilões. O personagem já apareceu em outras mídias, como séries e filmes da DC e no desenho animado do Batman – ah, claro, nos games também.

Poderes e curiosidades: Seus poderes são semelhantes aos instintos e habilidades dos répteis. Ele é um exímio nadador, tem pele dura, fator de cura, é imune a venenos, tem força superior a de um ser humano comum, super velocidade, reflexo e agilidades melhoradas e uma ótima mira.

EL DIABLO

El Diablo é o personagem menos conhecido de todos da equipe do Esquadrão Suicida, nos quadrinhos, ele entrou no esquadrão após o reboot nos Novos 52. Existem, na verdade, três El Diablo(s) na DC: o primeiro foi Lazarus Lane de 1970 que tinha cara de personagem de faroeste na revista All-Star Western, o segundo ganhou uma revista solo pela Vertigo, escrita por ninguém menos que Brian Azzarello. Esse segundo El Diablo se chama Rafael Sandoval e surgiu em 1989 – que já foi vilão da Liga da Justiça e em outras edições.

O terceiro El Diablo, que será usado no filme do Esquadrão Suicida, se chama Chato Santana e ganhou seus poderes após encontrar Lazarus Lane, o personagem original, vivo e em coma, em um hospital. Antes de se tornar um super vilão e entrar para o Esquadrão, Chato já era um gangster e foi preso. Ele estava no corredor da morte por assassinar crianças e inocentes em um incêndio.

Poderes e curiosidades: Os poderes de El Diablo são resumidos em: clássico controle sobre o fogo (ele pode gerar e manipular), além de possuir uma super tendência violenta que costuma ser assustadora até para seus companheiros.

EXTRA:

AMANDA WALLER

Amanda Waller será interpretada pela poderosa Viola Davis no novo filme da DC – ela é a líder do novo Esquadrão Suicida. Após o assassinato de seu marido e de dois dos seus filhos, ela fugiu com o restante de sua família para Washington, onde mais tarde, adquiriu um doutorado em ciência politica e começou a atuar no Congresso. Já no comando do Esquadrão Suicida, Waller obteve muito sucesso e adquiriu uma boa reputação na capital federal, mas, contudo, era tida como arrogante e desafiadora, o que gerou, posteriormente, conflitos entre ela e os seus superiores.

Esquadrão Suicida (Suicide Squad), novo filme da Warner Bros. estreia dia 04 de agosto de 2016 – Estrelando: Jared Leto como Coringa, Will Smith como Floyd, Margot Robbie como Arlequina, Ben Affleck como Batman, Jay Courtney como Capitão Bumerangue, Cara Delevingne como Encantadora, Joel Kinnaman como Rick Flagg, Jay Hernandez como El Diablo, Viola Davis como Amanda Waller, Common como Tattoed Man, Ray Olubowale como King Shark, Karen Fukuhara como Katana, Adewale Akinnuoye-Agbaje como Crocodilo, Adam Beach como Slipknot e Ike Barinholtz como Hugo Strange.

LEIA TAMBÉM:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE THANOS

CONHEÇA MELHOR A MULHER MARAVILHA E SUAS CURIOSIDADES

TUDO SOBRE O DOUTOR ESTRANHO

5 CURIOSIDADES SOBRE O FILME BATMAN VS SUPERMAN

Compartilhe: