Posso dizer que muitos livros marcaram a minha infância e ficaram na minha memória como velhos amigos… Principalmente os livros da conhecida coleção Vaga-lume, sempre recomendados na escola e discutidos entre amigos. Eu ainda tenho alguns deles  guardados! Um deles, que li muito quando era mais nova, se chama “O Escaravelho do Diabo“, que foi lançado em 1972 e é um livro um clássico da literatura infanto-juvenil do Brasil.

A narrativa se passa em Vista Alegre, uma pequena cidade no interior de São Paulo, e começa quando o personagem Hugo, irmão de Alberto, recebe um misterioso pacote com um escaravelho (um grande besouro preto) dentro.

O Escaravelho do Diabo

No dia seguinte Hugo é encontrado morto, com uma espada cravada em seu peito. Inconformado com a morte de seu irmão, Alberto vai atrás do assassino. Junto com o renomado inspetor local, o Inspetor Pimentel, eles percebem que todas as vítimas têm algo em comum: são todas ruivas legítimas.

Escaravelho-do-Diabo-filme1[1]

Mas o mais empolgante é que o livro O Escaravelho do Diabo, escrito por Lúcia Machado de Almeida (1910-2005) vai ganhar adaptação para o cinema! No filme, o personagem Alberto será interpretado pelo jovem ator Thiago Rosseti, e o Inspetor Pimentel será vivido por Marcos Caruso.

O Escaravelho do Diabo

A grande diferença entre as duas tramas é que no livro Alberto é um homem adulto e, no filme, ele será vivido por um ator de 12 anos. Isso implicará em mudanças em todo eixo da história, mas o próprio Caruso afirmou que isso não é um problema e que essa mudança traz uma nova perspectiva a trama. O Escaravelho do Diabo já teve todas as cenas gravadas e deve estrear em dezembro desse ano! 😉

Alguém ai pretende matar as saudades no cinema?