Olha quem está aqui esta semana participando da coluna [Ser Blogueiro é…]… O autor do Blog de Tirinhas Vida de Programador, Andre Noel. Tem coisa mais legal? ^^ Ele é o retrato virtual de muitos nerds programadores e costuma demonstrar em suas tirinhas o dia-a-dia e eventos da vida de um profissional da área! Vamos curtir um pouquinho da história e das dicas do @ProgramadorReal.
 
O site Vida de Programador está no ar há quase 09 meses e já é um super sucesso. A idéia surgiu da vontade do Andre de fazer alguma coisa legal e engraçada no Twitter, na primeira tentativa sua idéia não deu muito certo, até que um dia ele pensou que seria mais fácil escrever sobre o dia-a-dia dos programadores, por conhecer muito bem a prática desta rotina. Primeiro surgiu o perfil no Twitter – @ProgramadorReal – e como as pessoas começaram a demonstrar interesse, logo surgiu o blog contando histórias típicas de um programador. Sua inspiração saiu do Vida de Suporte, que demonstrava o sofrimento das pessoas que trabalham nesta área.
Sobre a monetização, Andre diz achar extremamente importante para manter um blog no ar e que por mais que a pessoa tenha um trabalho fixo, uma remuneração de outra fonte, a monetização traz um retorno e incentivo pelo trabalho específico do blog. É uma atitude bastante justa para quem produz conteúdo. Portanto galerinha, se vocês têm como hábito copiar simplesmente conteúdos de outros sites, não estranhem se experimentarem a monetização e não tiverem retornos imediatos. Comecem a dar forma aos seus blogs e o interesse geral virá automaticamente.
 
Conselhos aos blogueiros de primeira viagem – “Sejam autênticos, escrevam sobre o que dominam e façam sempre algo diferente”.
 
Sobre a famosa ‘panelinha’ dos blogueiros André diz que de certa forma isso é algo natural. Em todos os meios as pessoas vão se agrupando por afinidade. Querendo ou não, quem está há mais tempo no meio ou se destacando mais, vai se juntando a outros na mesma situação. Até mesmo por serem chamados para os mesmos eventos. Como resumo, o programador não vê o tema como algo maléfico.
O Vida de Programador é algo muito importante e pessoal para mim. Ao mesmo tempo ele é minha forma de me expressar, de desabafar, de fazer as pessoas rirem, de alfinetar e até mesmo de me sustentar. Todo mundo gosta de contar uma piada onde todos da mesa riem… Então é uma satisfação muito grande quando vejo que muitas pessoas leem e gostam do meu trabalho. É muito legal ir para lugares muito longe de casa e ver que as pessoas me conhecem pelo site e gostam do que eu faço…”
 
Esse tipo de comentário de um blogueiro é importante porque dá gás aos iniciantes para continuar trabalhando e acreditando em seus projetos. Algumas vezes começamos do zero com a vontade de atingir o topo muito rápido. Nunca se esqueçam que o sucesso se conquista com autenticidade e aos pouquinhos… Persistam que todos podem chegar lá!
 
André é programador desde 2002, formado em Ciência da Computação, casado (“e muito bem casado :D”), tem um filho lindo e outro já a caminho – que ele nem sabe ainda se é menino ou menina). Já sofreu muitas das histórias do site, apesar de a maioria não ser dele. Gosta de lasanha, pizza e de dormir – “mas não sou o Garfield”, diz ele. Mora com sua família em Maringá (PR) e, como quase todo profissional de TI, é movido à cafeína.
Agora, olha que legal que o André criou especialmente para esta entrevista da Coxinha Nerd… Muito legal né? ^^ Como toda historinha, é claro que essa é baseada em fatos reais!
 
 
Gostaria de agradecer muito ao Andre Noel pelo tempo dedicado à entrevista da Coxinha Nerd, pela tirinha que ele criou especialmente para o blog e principalmente por ter marcado o convite com uma estrelinha *_*. Com toda certeza, exemplos como o do Andre nos dão força para colocar em prática os projetos que temos em mente… Se você começar com um leitor apenas em seu blog ou um seguidor em seu twitter, já é suficiente para que o caminho para o sucesso comece a ser traçado. Não desanime! Conquiste seu público e seja criativo!
Compartilhe: