Olá Coxinhos queridos do meu coração! Que tal mais uma entrevista na coluna [Ser Blogueiro é…]? Hoje entrevistaremos o Rodrigo Freitas, autor do blog Esboçais – Tirinhas Tiradas de Tudo e conheceremos um pouquinho mais da vida atribulada de mais um super blog, ok? ^^
 
O blog Esboçais nasceu em fevereiro de 2010 e é totalmente focado em Web Comics – Tirinas Online. A data de criação foi essa, mas na realidade sua semente já estava sendo desenvolvida há muito tempo com as tirinhas do Guizo que Rodrigo fazia no caderno durante as aulas e que posteriormente vieram a se tornar as primeiras do blog.
O começo, diz Rodrigo, é sempre difícil, um Blogspot que ninguém acessa, sem comentários, sem parceiros, sem leitores fiéis, nada! Como todo blogueiro iniciante, seu layout foi refeito inúmeras vezes, já que ele nunca estava satisfeito. Somente depois de decidir fazer de seu site um .com.br é que as coisas começaram a andar de verdade! Um novo layout, uma idéia mais firme e muita vontade de crescer o impulsionaram a ir em frente com o Esboçais.
Hoje, ele conta com  a parceria dos principais Web Comics nacionais e publica tirinhas de segunda a sexta com as séries O Pedreiro, Mamu & Le Fan, Aventuras de Eu Mesmo, além dos SóSátiras, Especiais e Outros – onde posta tirinhas de outros estilos e assuntos.
Ele ainda não faz dinheiro com anúncios porque não compensa adicionar o Google Ads (o lucro seria pequenininho mesmo com os acessos que ele possui hoje) e com nenhuma outro monetizador. Mas é super a favor da recompensa pelo trabalho e não tira o direito de nenhum outro blogueiro de receber por isso. E ainda diz: “Quem me dera se eu vivesse apenas do meu blog”
 
Para os iniciantes, ele recomenda o clássico “Faça o que você gosta”. A receita do sucesso é fazer por amor, pois fazer por fazer nunca vai lhe trazer a felicidade e fazer porque é moda só dá acesso momentâneo. Tenha perfis no Twitter e no Facebook, adicione Social Gadgets no site e recomende aos seus amigos (se possível , pela recomendação deles aos outros amigos).
Mais uma dica para os novatos: Pratique o SEO no site completamente. Se não sabe o que é SEO, seu site está devendo muita coisa ainda para o Google poder ajudá-lo mais. Também tenha um site leve com o mínimo de gadgets que forem úteis. Tirem as rádios em auto-play, flash animados, acompanhamento de cursr, coisas piscantes e tudo o mais que pode espantar um novo visitante. Veja as dicas de como reduzir o tempo de carregamento da sua página e faça o possível para que seja cada vez menor.
Ele não acredita em panelinhas de blogs, porque acredita em amizades. Cada um dos grandes blogueiros cresceu porque mereceu, fazendo um bom trabalho. Naturalmente, eles se conheceram pela internet e pelo mundo e tem um círculo de amizades comum. Uma panelinha seria se eles tentassem derrubar algum inimigo comum, o que ele acredita que não aconteça.

Rodrigo mantém o Esboçais sozinho por ser uma Web Comic individual e às vezes é complicado segurar tudo nas costas, mas dependendo do blog, não é impossível. O maior prazer de se ter um blog é ter leitores. Ninguém (ou quase ninguém) gosta de escrever puramente sem ter para quem mostrar. É bom ter seu talento reconhecido, e por isso todos começam um projeto como um site. Faça para você, mas nunca se esqueça dos seus leitores fiéis. Inove, crie e renove!