Estamos na sexta entrevista da coluna [Ser Blogueiro é…] e ainda temos muitas dicas e trocas de informações pela frente…Esta semana vamos entrevistar o C. Aquino, autor do blog Retina Desgastada. Vamos lá… A ideia do Retina Desgastada começou na época em que Aquino tinha pouco serviço em seu trabalho e precisava de alguma coisa criativa para matar o tempo – muita gente se identificando nesse momento hein? Aquino então uniu sua paixão pelos jogos eletrônicos com a incapacidade de ficar jogando dentro do próprio ambiente de trabalho…nascendo assim o Retina Desgastada.

O início do blog foi totalmente despretensioso, mas logo Aquino percebeu que gostava tanto de escrever sobre jogos quanto de jogá-los e com o passar do tempo, passou a atualizar o blog a partir de casa também e em todos os momentos que podia.
Ele diz que seu blog ainda não “bombou” de acessos, mas houve um crescimento significativo desde o primeiro momento, com alguns picos aqui e ali de acordo com o assunto postado. Na verdade, de acordo com Aquino, o número de acessos não é sua principal meta, ele diria que o Retina Desgastada existe porque ele sente uma necessidade de escrever e seguiria desta mesma forma, mesmo tendo uma quantidade mínima de visitantes. Ele fica muito feliz quando aquilo que escreve agrada uma parcela da população de jogadores (como todo bom blogueiro).
Aquino elogia muito seu público, diz que ele é excepcional! Em três anos e meio de atividades e quase dois mil comentários, apenas dois comentários foram moderados. Um era propaganda de um site de pirataria e o outro era uma ofensa pessoal de um anônimo. Ele não sabe se teria esta seleção de pessoas legais se tivesse uma audiência explosiva.
Como o Retina Desgastada é dedicado ao gosto de Aquino por blogar, ele não utiliza sistema de monetização e diz realmente não se preocupar nada com isso. Ele possui outras fontes de renda, sites focados diretamente para o ganho financeiro e não vê necessidade alguma de fazer do Retina um lugar assim, prefere mantê-lo como um blog 100% opinativo.
Dicas do C. Aquino para os blogueiros de primeira viagem:
 
“Se você tem um blog apenas pelo prazer de ter um blog, então nem precisa de muita dica. Se está bom para você, então está ótimo. Minhas duas dicas para quem está começando seriam: não desista e seja original. Antes de atingir meu primeiro comentário, foram meses de silêncio, achando que estava escrevendo apenas para mim mesmo. E, se você está focado na quantidade de acessos, lamento informar que o Google costuma demorar até seis meses para indexar adequadamente o seu site. Então, seja paciente e siga em frente. No futuro, novos visitantes irão navegar pelo seu arquivo de postagens e você verá que valeu a pena. Originalidade é a chave de tudo. Em blog e na vida também. A internet está repleta de blogs que repetem as mesmas piadas, os mesmos vídeos, os mesmos memes, todos disputando a tapa uma fatia de atenção do público. Originalidade aqui vale ouro: recebe destaque do Google, recebe destaque do público. Particularmente, na área de jogos, existem inúmeros blogs que se dedicam a replicar notícias, competindo com portais estabelecidos e entre si mesmos. Um comentário, uma análise sua e somente sua fazem a diferença”.
 
Obrigada ao C. Aquino do blog Retina Desgastada pela útil e agradável entrevista ao CoxinhaNerd. Com toda certeza suas dicas e experiências serão muito úteis para todos os blogueiros de primeira viagem que andam curtindo a coluna [Ser Blogueiro é…]. Obrigada também aos queridos Gustavo & Fernanda do @CasalGeek que me indicaram o Retina Desgastada para esta coluna!
Compartilhe: