A série nacional de maior sucesso no mercado brasileiro e latino-americano, indicada duas vezes ao Emmy Internacional como melhor série dramática., 1 Contra todos, chega ao canal Fox Premium nesta sexta, dia 27 com sua quarta e última temporada.

Nós do Coxinha Nerd, tivemos a oportunidade de conversar com os atores Roberto Birindelli e Julia Ianina que nos deram alguns detalhes do que esperar deste novo ano do show:

“O que eu posso dizer é que a gente vai manter a qualidade, esses personagens coerentes e coesos, que são tão gostosos de acompanhar. Ao mesmo tempo, uma coisa que a série sempre teve e vai se manter é ser surpreendente. Eu sempre quando leio os roteiros fico impressionada com o que se passa pela cabeça desses roteiristas. Como eles podem inventar coisas incríveis e surpreendentes, sem perder o fio da meada, sem que a gente desacredite. É um final coerente com toda a trajetória de cada personagem, mas surpreendente ao mesmo tempo.” – Disse Julia

Roberto complementou:

“… A quarta temporada vai trazer mais dificuldades com a entrada de novos players e operações internacionais. Vem muita ação por aí…”

1 Contra todos, sempre lidou com temas muito atuais do Brasil, e ao questioná-los se a abordagem seria mantida, Julia nos respondeu:

“Esses temas estão sempre presentes na série. Eu sinto que, surpreendentemente, os roteiristas conseguem levar tudo às últimas consequências e esse conflito, que é o tema central da série, que é de um homem bom que quer fazer o certo e não consegue por milhares de questões, permanece.”

O sucesso da série foi tamanho, dentro e fora do Brasil, que ganhou uma versão mexicana, anunciada em 2018 durante a Rio2C e perguntamos como se sentiram quando receberam a notícia:

“A série fez muito sucesso no México, as críticas foram incríveis. Fiquei muito feliz e quero tomar umas tequilas com o Pepe mexicano!” – Disse Roberto e Julia concluiu: “Essa série teve muitas boas surpresas, e todas elas estão relacionadas a esse êxito de saber que foi um sucesso de crítica e de público. A série ser refilmada no México é só mais uma confirmação de que essa história é universal… Muita gente me escreve de lá, e é muito legal e gratificante saber que seu trabalho pode realmente cruzar fronteiras e tocar o coração das pessoas. Vou ficar muito ansiosa para assistir por que toda refilmagem é também um novo olhar a partir da mesma história. Vai ser muito legal ver como os mexicanos vão recriar essa história a partir do país, da cultura e da história deles. O México é um país tão maravilhoso, tão incrível que eu sou fã.”

Poderiamos aqui, enumerar vários motivos para justificar o sucesso de 1 Contra Todos. Com inúmeras reviravoltas, questionei como era o trabalho da equipe para manter a história coesa, sem perder a essência, e tanto Roberto, quanto Julia foram só elogios ao diretor Breno Siveira e toda a equipe:

“A primeira temporada é baseada quase toda em fatos reais. Da segunda em diante é trabalho feito a várias mãos. Os roteiristas, o Breno, nos atores incorporamos muita coisa. Breno é intuitivo e também trabalhamos nessa direção, então muitas descobertas acontecem ao longo das temporadas, e os autores estão sempre atentos a incorporá-las no texto”. – Falou Roberto

E Julia finalizou:

“Essa pergunta é muito interessante pois quando eu leio o roteiro penso que é muito surpreendente e, ao mesmo tempo, coerente. E essa linha é muito tênue pra você perder a crença na personagem, ou ao mesmo tempo ficar cansado dela. Essa é uma qualidade da série que é muito dos roteiristas e do Breno [Silveira, diretor], que parece que tem a alma da série na mão. Isso é perceptível pelo seu trabalho com os roteiristas e os atores, que é muito forte, principalmente quando estamos no set. Temos uma troca muito intensa, um olhar muito atento para a coerência dos personagens e das relações… Eu sempre tive uma experiencia muito feliz nesse sentido, por estar em sintonia tanto com o Julinho [Andrade] quanto com o Breno, e também com todo o nosso elenco e a equipe, que acompanhou essa história de verdade… É um trabalho de equipe mesmo, direção, roteiro, de cada ator, e também da maquiagem, figurino… tudo isso são tijolinhos dessa construção. Foi muito especial mesmo, nos tornamos uma família em torno dessa história.”

Aproveitamos para perguntar à Julia sobre a força de Malu e se neste ano veremos ela lutando ainda mais para superar os desafios, e a atriz diz que vê a personagem como uma fênix:

“A Malu é uma das personagens mais surpreendentes que eu já vi nesse sentido. Quando você acha que ela não tem mais o que fazer, ela se reinventa e renasce das cinzas, é uma fênix. E no final da terceira temporada ela passa por um acidente e quase morre, e agora literalmente ela reconstrói sua vida, luta para se reencontrar. Ela renasce a mesma Malu, mas também uma mulher diferente, mais pragmática, mais realista, com menos romantismo no jeito de ver o mundo. Ela volta um pouquinho mais dura e vai ser interessante ver como ela vai lidar com um milhão de novas situações que vai ter que enfrentar com esse novo jeito de olhar para as coisas. Tenho a impressão de que a evolução da personagem é esse aprendizado mesmo, a partir de tanta coisa que ela viveu. É uma temporada muito interessante para acompanhar o desenvolvimento da Malu.”

Concluímos a entrevista perguntando se veremos um final feliz para sua personagem, Malu:

“Bom, eu não vou falar nada sobre o final, para não dar spoiler, [rs.] Mas posso dizer que a Malu ficaria um pouco chateada com essa pergunta pois, apesar do Cadu sempre tentar fazer o certo, o grande erro dele foi sempre tentar resolver as coisas sozinho. E acho que essa é a grande questão da Malu nessa temporada, de entender que ela é parte da solução ou do problema, e é dessa maneira que ela tá tentando se reconstruir. Pegar a vida dela pela mão e não ficar a mercê do que o Cadu quer ou como ele quer resolver as coisas. Confiram o que vem no final da temporada, vale muito a pena e todas essas questões vão ser, de alguma maneira, respondidas.”

Preparados para o desfecho de 1 Contra Todos?

A série estreia dia 27 de março à 22h30 no Fox Premium 2.