Escolha uma Página

QUE COMECE O JOGO!

Agatha Christie está entre os principais nomes da literatura mundial. Suas histórias já foram adaptadas diversas vezes para cinema e televisão, a mais recente em 2017. Os mistérios inteligentes e surpreendentes de Christie sempre foram apreciados pelo público, ansioso pela próxima história. Felizmente não precisaremos esperar muito, afinal, Morte no Nilo chega aos cinemas em 2020. Mas chega de falar de Agatha Christie. Falemos então de Entre Facas e Segredos.

Rian Johnson conquistou os fãs da saga Star Wars ao dirigir O Último Jedi, em 2017. O aclamado diretor agora encara o desafio de dirigir uma mistério, inspirado no estilo de Christie. Entre Facas e Segredos pode lembrar a trama de Assassinato no Expresso do Oriente. Johnson encontrou a forma de homenagear o trabalho da autora , ao mesmo tempo que construiu uma trama original e bem desenvolvida. O filme funciona e é simplesmente sensacional.

O filme

O grupo reunido em volta de um assassinato, onde todos podem ser suspeitos , ao passo que ninguém pode ser acusado. Imagine um grande tabuleiro de detetive, daqueles clássicos da infância. A casa de Harlan Thrombey é digna de filmes de época, com direito a decorações bizarras, escadarias barulhentas e esconderijos escondidos atrás de quadros. É o cenário perfeito para um crime, ou será que foi mesmo suicidio?

Quando Benoit Blanc, um famoso detetive, entra em ação para investigar a morte do patriarca da família, o jogo começa. Harlan era milionário, dono de um patrimônio extenso e de uma família nada tradicional. Com a morte do pai, os três filhos do magnata estão em uma disputa ferrenha por seu testamento. Walt, Joni e Linda conheciam o pai e sabem que ficarão com aquilo que lhes é de direito. Será?

Daniel Craig

As histórias de Ágatha Christie são, em sua maioria, centralizada no lendário Detetive Hercule Poirot. Conhecido por solucionar crimes dados como sem solução, Poirot se tornou um ícone da literatura. Entre Facas e Segredos traz seu próprio detetive, interpretado por Daniel Craig.

Na pele de Benoit, Craig entrega seu melhor trabalho. Estamos acostumados a vê-lo no papel do famoso 007, um homem de muita ação e poucas palavras. A expressão carrancuda esconde o enorme talento por trás dos músculos mostrados em James Bond. Craig traz um personagem caricato, cheio de trejeitos, vícios e expressões, que caracterizam singularidades do personagem.

A partir do momento em que seu personagem é revelado, Craig rouba toda a atenção. O detetive é, graças ao ator, a alma do filme e proporciona grandes gargalhadas ao público. A versatilidade de Daniel Craig fica clara em Entre Facas e Segredos e mal podemos esperar para vê-lo novamente. 

Entre Facas e Segredos

O filme tem seu próprio charme, trazendo o estilo clássico de Agatha Christie. O ambiente remete a tramas antigas, com uma fotografia puxada para um tom sombrio. Boa parte do cenário se resume ao casarão, mas a cada cena nos pegamos percebendo detalhes diferentes. E com o auxílio da trilha sonora, bem escolhida em cada momento, o impacto das cenas no público é levado ao extremo e temos a sensação de estar dentro da tela, como meros observadores.

Entre Facas e Segredos pode parecer óbvio no início, ainda mais por supostamente revelar o assassino. Rian Johnson foi extremamente feliz ao desenvolver seu roteiro, pois o óbvio se revela surpreendente e inesperado. A forma com a qual o diretor cria seu desfecho é sensacional e até o mais perspicaz irá se render e aplaudir. Ao final, com cenas de comédia introduzidas no segundo exato para trazer um alívio cômico, o longa se revela um verdadeiro espetáculo.

O elenco

O elenco pode chamar a atenção do público inicialmente. Temos, afinal, nomes como Jamie Lee Curtis, Chris Evans, Katherine Langford, Jaeden Liebeher, Michael Shannon, Don Johnson e muitos outros. Já tivemos a oportunidade de ver cada um em produções onde foram destaque. Entre Facas e Segredos  não é uma delas. Embora sejam membros da família de Harlam, diante da atuação sublime de Daniel Craig, chegam a se tornar figurantes. 

As histórias individuais de cada ramo da família são fundamentais para compreendermos a trama como um todo. O filme traz tramas paralelas ao enredo principal, cada uma protagonizada por um grande nome do elenco. Pode ser uma decepção para os fãs, que certamente esperavam algo a mais. Visto que há momentos em que o roteiro se arrasta, a família poderia ter ganhado mais atenção e/ou chance de se desenvolver. 

Entre Facas e Segredos estreia em 5 de dezembro.