Saem os Guardas…Entram os Robôs!

-por , em 25/11 -
Saem os Guardas…Entram os Robôs!
O futuro é agora! “A Coreia do Sul pretende substituir os guardas de suas prisões por robôs.” [Wall Street Journal] A fase de testes do projeto, que está sendo patrocinado pelo Ministério da Defesa Sul-Coreano, começa em março de 2012 no complexo de Pohang, cidade ao sul da capital Seul. “As câmeras de circuito interno apenas mostram o que acontece através das telas, mas o robô é capaz de avaliar e identificar situações anormais,” explica o professor Lee Baik-chul, da Universidade de Kyonggi. Os guardas robóticos vão patrulhar corredores e avaliar a movimentação dentro das celas.

Quando quaisquer atividades bruscas ou atípicas, como comportamentos violentos, forem detectados, o autômato avisará os policiais humanos. Com custo estimado em um bilhão de wons (cerca de US$ 863 mil), o projeto ainda prevê que os robôs sirvam como canal de comunicação entre os presos e os guardas humanos, em casos de emergências, por exemplo.
“O trabalho dos robôs não é acabar com os presos que tem mau comportamento. Eles são ajudantes. Quando um interno estiver em uma situação de risco de vida ou seriamente doente, ele ou ela pode chamar ajuda rapidamente. detalha o professor.
E para que os presos não encarem os autômatos como “exterminadores”, segundo Baik-chul, a fase final do desenvolvimento se concentra em fazer a aparência das máquinas mais humanizadas e amigável. Os agentes carcerários aprovam o uso dos autômatos, que devem reduzir a carga de trabalho dos policiais, principalmente nos turnos da noite.
Via Portal Terra
Comentário da Coxinha: Acho a idéia realmente legal, ainda mais para prisões de segurança máxima que já possuem um sistema de tecnologia muito mais avançado do as outras prisões. Essa técnica seria muito bem vinda aqui no Brasil, levando em consideração Direitos Humanos e tudo mais, acho que seria mais organizado se tivéssemos, tomando conta dos prisioneiros, alguns “não-corrompíveis” robôs.
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você