Se você está ouvindo burburinhos e notícias em todos os jornais e sites importantes sobre uma ‘tal briga judicial entre a Apple e a Samsung’, mas ainda não entendeu bulhufas do que está acontecendo, este aqui é o seu lugar! A CoxinhaNerd vai explicar tudinho para você…
Tudo começou com o fato da Apple acreditar que os produtos da Samsung são parecidos demais com os produtos deles, como o Galaxy S, o Epic 4, o Galaxy Tab e o Nexus S. Os três primeiros aparelhos utilizam a interface TouchWiz para Android, que modifica os ícones e os deixa bem parecido com o iOS. Na verdade até são, e essa semelhança nunca havia incomodado tão intensamente a Apple como de uns tempinhos para cá…
O processo foi iniciado pela Apple no início deste ano e tem como alegação o seguinte — “Ao invés de inovar e desenvolver sua própria tecnologia e um estilo único para os smartphones e tablets da Samsung, a empresa escolhe copiar a tecnologia da Apple, a interface de usuário e o estilo inovador nos produtos listados.”. — O problema: A Samsung fornece várias peças utilizadas no iPhone 4 para a Apple…
 
Enfim, muito se falou sobre este processo e o resultado foi que a Samsung Electronics suspendeu a divulgação de seu novo tablet na maior feira de eletrônicos na Europa depois que a liminar de um tribunal alemão proibiu a venda dos modelos da empresa. A alegação para esta atitude, mesmo ainda não tendo resposta dos processos foi que “a Samsung, mesmo sem uma resposta judicial ainda, respeitava o processo e portanto, não apresentaria seus produtos”.
Toda essa discussão por patentes fez com que a principal relação comercial entre as empresas fosse rompida. A Samsung é o principal provedor de tecnologias para a Apple e fabrica itens como memória e os processadores A4 e A5 que compõem o iPhone 4 e o iPad 2. Atualmente a Apple utiliza chips desenhados por ela e fabricados pela Samsung com uma tecnologia de 45 nanômetros. Porém, o próximo processador A6, aguardado para 2012, deverá ser fabricado em 28 nanômetros pela TSMC e trará suporte a tecnologias 3D e será baseado na arquitetura ARM. O problema, no entanto, é que a TSMC possui menos capacidades técnicas e limites de produção que a Samsung.
Na última semana foi anunciado mundialmente que a Apple estaria considerando substituir as memórias utilizadas no iPad e no iPhone, atualmente da Samsung, por produtos de fornecedores japoneses. Não se sabe ainda se a Apple substituirá totalmente sua aquisição de memórias ou se fará aos pouquinhos, o caso é que a Samsung domina hoje 40% do mercado com a produção de memórias, mais esta baixa não fará bem aos cofres da gigante sul-coreana.
Esta semana saiu mais uma notícia de que a Apple cancelaria oficialmente a aquisição de CHIPs, produzidos atualmente pela Samsung. Mais uma notícia que pode abalar as estruturas da sul-coreana.
Nota da Coxinha: esta batalha está longe de terminar e só existe uma parte desta história que está sendo realmente prejudicada – o consumidor final – enquanto Apple e Samsung disputam egos e patentes na justiça, países europeus e muitos outros ficam sem o lançamento de produtos novos das duas empresas. A Apple já alcançou seu objetivo de adiar o lançamento dos produtos da Samsung, e esta tenta impiedosamente adiar o lançamento do esperado iPhone 5. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos para ver onde esta história vai chegar…
Compartilhe: