Enfim…O Facebook superou o Orkut!

-por , em 13/09 -
Noticia da semana — “Com mais de 750 milhões de usuários, a maior rede social do mundo desbanca o Orkut, assume a liderança desse setor no Brasil e já atrai empresas de um número crescente de setores, que usam o site para realizar negócios.”
 
O crescimento do Facebook tem sido acompanhado pelos brasileiros de perto, já que somos um dos maiores países do mundo em acessos de redes sociais. O Facebook é uma caixa de pandora virtual, o investimento na ferramente para torna-lo funcional para PCs e Smartphones conquistou muitos usuários, os games desenvolvidos exclusivamente para a rede social mantem mais usuários conectados por mais tempo e agora, shoppings virtuais permitem que as pessoas não saiam mais de casa para comprar em lojas que jamais haviam saído dos shoppings físicos que convivemos durante anos. Novas oportunidades de ganhar dinheiro através do Facebook surgem diariamente, fazendo com que cada vez mais usuários sejam atraídos pelas novidades e lançamentos.
O Facebook deixou de ser uma simples rede social que concorre com outas ferramentas como Twitter ou Orkut para ser uma gigantesca plataforma de negocios. Através dele podem ser comprados ingressos, passagens aéreas, vinhos, serviços financeiros, exibição de filmes e musicas alem de muitos outros produtos “marketizados” pelas empresas através de suas paginas.
Na verdade, essa mudança de perfil do Facebook não foi uma casualidade da era digital, trata-se de uma estrategia da equipe de Mark Zuckeberg para ampliar as fontes de receita da companhia sem ter que cogitar em um primeiro momento a venda de seu “filho” para a gigante Google, por exemplo.
O Facebook esta se preparando para abrir o capital no próximo ano e tem por obrigatoriedade melhorar seus resultados financeiros — passando pela ampliação da verba obtida com publicidade e parcerias com empresas. Zuckeberg sempre defendeu a teoria de que “o Facebook não deveria ter pressa em gerar receita”. Nessa luta, Zuckeberg investe na publicidade de sua marca como sendo o melhor canal para investimento de novos negocios virtuais atualmente.
Ha dois anos atras, quando veio ao Brasil, a realidade do Facebook era desanimadora, a rede social tinha mais ou menos 4 milhões de usuários cadastrados e o Orkut reinava com seus 27 milhões de usuários. Dois anos depois o cenário muda completamente e o Facebook supera o Orkut estando atualmente com 30 milhões de usuários cadastrados — somente no Brasil.
O Facebook mira em um negocio muito maior do que o explorado pelo Google, que concentra seu marketing na decisão de compra, expondo produtos que os consumidores já decidiram comprar anteriormente. “A receita publicitária é o pilar financeiro do Facebook, mas a empresa não quer ficar tão dependente dessa fonte. Uma das alternativas encontradas para gerar novos recursos é a moeda virtual Créditos, que passou a ser obrigatória, em 1º de junho, nas transações referentes a itens digitais dentro do site” — O Facebook absorve em media 30% da receita gerada pelos desenvolvedores de games em venda de complementos virtuais.
Estamos apenas começando a subir na escada do Facebook, a equipe de Zuckeberg esta sendo reforçada a todo instante com pessoas visionarias e ambiciosas, algo me diz que ainda vem muita novidade pela frente….
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você