Encontrado o 1º exoplaneta em condições habitáveis

-por , em 18/04 -
Encontrado o 1º exoplaneta em condições habitáveis

Ontem, dia 17 de abril pode ter sido um dia histórico para a ciência. A NASA anunciou a descoberta de um exoplaneta com tamanho parecido com o da Terra e localizado dentro da zona habitável da sua estrela mais próxima. As condições permitiriam em tese a existência de água em estado líquido.

O novo planeta, batizado Kepler-186f foi descoberto através de observações da Nasa que buscam novos exoplanetas com características parecidas com as da Terra e que possam desenvolver vida. Neste primeiro momento foi possível identificar que ele tem cerca de 1,1 o diâmetro do nosso planeta, fica a aproximadamente 500 anos-luz daqui, na Constelação de Cygnus (Cisne) e sua órbita em torno de sua estrela, ou seja, a duração de seu ano é de apenas de 130 dias. Está localizado numa área que os astrônomos chamam de “zona habitável”, já que estão a uma distância considerada ideal da estrela. No entanto, vários fatores ainda não permitem dizer que o planeta é de fato habitável.

Um dos principais pontos é que a estrela anã de Cisne tem cerca da metade do diâmetro do Sol e Kepler-186f  recebe dela menos calor e luz do que a Terra recebe do Sol. Ele é o último de um sistema de cinco planetas, ficando mais afastado da estrela. De qualquer forma, ainda não há nenhum tipo de evidência que prove que exista vida no novo planeta – mas também não existem evidências de que não exista. A NASA pretende continuar observando e acompanhando o novo planeta para tentar responder uma das nossas maiores dúvidas desde que o mundo (o nosso) é mundo: existe vida fora da Terra?

A comunidade científica está bastante animada com a possibilidade. Segundo informações da agência espacial, é o planeta com mais características favoráveis a ter vida e mais parecido com a Terra já encontrado. O Kepler-186f será pesquisado a fundo, mas ainda levará um bom tempo para se saber se o planeta de fato é habitável. Isso porque serão necessárias novas tecnologias para o acompanhamento devido no planeta, como medir seu tamanho exato, densidade, massa, atmosfera e demais fatores que são determinantes classificar o planeta como “habitável”.

Eu achei a notícia sensacional. É possível que tenhamos companhia nesse Universo tão gigante e nem sabemos.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você