É hora de: DAFT PUNK!

-por , em 10/09 -
É hora de: DAFT PUNK!

“Work It, Make It, Do It, Make Us, Harder, Better, Faster, Stronger” Eu tenho certeza que praticamente toda a internet está “infectada” pelas músicas do Daft Punk, com o excelente álbum lançado ano passado nossos queridos amigos “robôs” voltaram aos holofotes e até ganharão um filme! Aproveitando esse hype deles que tal relembrar um pouco da trajetória deles? E pra você que está chegando, que tal conhece-los?

A história começa em meados dos anos 80, em um colégio em Paris dois jovens se conheciam, a saber Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, se juntando com outros amigos eles começaram a gravar alguns demos e se iniciaram no mundo da música. Entretanto a banda não era algo agradável aos ouvidos dos críticos os quais detonaram o jovens e avaliaram sua música como algo similar a “Punk tosco”(Daft Punk).

Tempo vem e tempo vai, ambos começam a experimentar outros tipos de música, algo com mais sintetizadores, samplers, coisas mais eletrônicas. E de forma bem simples, mais exatamente em uma rave na EuroDisney em 1993 Guy e Thomas foram descobertos por um produtor da Soma Quality e então gravaram seu primeiro single: The New Wave. Mas só em 1995 eles gravariam um hit que seria ovacionado por todos, Da Funk, confira a maravilha.

Em 1996 Daft assinaria com a Virgin Records e em 1997 lançava seu primeiro sucesso, explodindo cabeças chegava ao mercado Homework. Considerado um grande marco na música eletrônica, e ainda deixou um grande legado para os próximos que seguiriam o mesmo rumo, além disso foi cotado como muito inovador na época. Como cereja do bolo emplacou alguns sucessos  que são referenciados até hoje como Around The World(aperte o play abaixo), Daftendirekt, Alive, Phoenix.

https://www.youtube.com/watch?v=s9MszVE7aR4

Desde então Daft Punk sempre emplacou as paradas com suas músicas contagiantes e que faziam com que todos balançassem o esqueleto. Pontos que podem ser ressaltados dessa leva, lógico além de outros sucessos consagrados da dupla como One More Time, Digital Love e ‘Harder, Better, Faster, Stronger’, pode-se destacar a animação Interstela 5555 que é um longa de animação lançado em 2003  totalmente musical, trilha dos jovens mancebos, contando com canções originais e remixes feitos claramente para combinar com as cenas. É uma obra prima contando o fato de ser totalmente musical e se pode entender toda história somente pelas músicas.

Além de caírem no gosto popular, sua fama foi crescendo bastante com o tempo, entretanto sempre preservando a identidade pessoal em segredo, um dos grandes fatores do grupo que não podem ficar de fora é a forma com que se vestem, com capacetes e roupas como se fossem robôs. Muito imitados e referenciados na internet, ganharam muitas paródias(assim como esse clipe do Weezer).

música daft punk

Seguindo a carreira de sucesso, e emplacando novos sucessos como Technologic do icônico disco Human After All, discos ao vivo trilhas sonoras para filmes como Tron: Legacy, participações em jogos como DJ Hero, até chegar em 2013 com com um trabalho fantástico em seu novo álbum chamado Random Acess Memory. Tenho certeza que todos, no mínimo, já escutaram(e pode assumir se já rebolou muito) Get Lucky, mas essa não é a única canção marcante, temos outras como Instant Crush, Give Life Back To Music, Giorgio By Moroder, Lose Yourself To Dance, etc…

Depois dessa pequena lavagem cerebral “Daft Punkiana” espero que vocês tenham no mínimo se inspirado para acompanhar os próximos trabalhos, entretanto, caso você esteja pensando: “Mas Titio Heavy que resuminho hein… Queria mais informações”…. Bom meu amigo, só tenho uma coisa a dizer: SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!! Estão produzindo um longa sobre a história da dupla intitulado: Eden, no qual poderemos ver toda trajetória sendo retratada por um personagem DJ que vive na época do auge da banda(anos 90 e 2000), a direção fica por conta da também musicista Mia-Hansen Løve, ainda sem data de previsão mas já é uma luz de esperança para conhecer mais sobre a banda.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=e5JuNt2SC-8

E você meu caro? Conhece Daft Punk? Qual sua música favorita? E qual é aquela que te solta na dança?

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você