Com músicas que fizeram sucesso nas vozes de Ana Carolina, Maria Rita e Roberta Sá, o compositor carioca Edu Krieger (violão e voz), se apresenta gratuitamente no Espaço Furnas Cultural, nos dias 6 e 7 de setembro, sábado às 20 horas, e domingo às 19 horas. Acompanhado dos músicos Fabiano Krieger (guitarra) e PC Castilho (percussão, sopros e voz), o compositor fará uma releitura pessoal deste repertório, e de algumas composições ainda não gravadas por ele, mas que foram sucesso nas vozes destas cantoras.

“A ideia é apresentar ao público a minha versão para canções próprias gravadas por outras intérpretes, e minha leitura para essas composições. Algumas das músicas, como ‘Maria do Socorro’  e ‘Novo Amor’, que eu gravei em meu primeiro CD, Maria Rita e Roberta Sá conheceram por intermédio do meu disco e as incluíram em seus repertórios. Minhas parcerias com Ana Carolina (“Combustível” e “Pra Tomar Três”) eu nunca gravei, nem tenho essa intenção, pois acho definitivas as versões que ela registrou em seu CD”, diz Krieger.

O compositor traz para o show a sua versatilidade musical com sambas, forrós, repentes, choros e baiões, um diálogo com tendências que variam do jazz ao drum n’bass, do carimbó aos ritmos do funk, ao mesmo tempo em que revela um olhar contemporâneo e celebrativo à música brasileira.

O show também é um passeio pelos mais de dez anos de carreira: “Além dos sucessos gravados por essas intérpretes já citadas e das músicas presentes em meus dois CDs (“Edu Krieger”, de 2006 – independente, e “Correnteza”, de 2009 – Biscoito Fino), vou cantar outras que lancei apenas na internet, como “Aos Vinte e Sete” e “Desculpe, Neymar” – com esta se tornou mundialmente famoso por conta do protesto solitário que fez contra a Copa do Mundo no Brasil, em forma de canção, “Desculpe, Neymar”, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações no YouTube e repercutiu matérias nos principais jornais da Europa (vídeo no YouTube ).  Tenho tocado com frequência estas músicas em shows e o resultado sempre é bastante positivo”, relata. O roteiro conta ainda com as composições “Desafio”, “Aos Vinte e Sete”, “Ciranda do Mundo”, “Graziela” entre outras que fazem parte do atual repertório de Edu.

A formação do trio, com Fabiano Krieger e PC Castilho, dão uma roupagem econômica e diferenciada às composições. Segundo Edu Krieger, “são instrumentistas versáteis que permitem uma variação interessante de timbres e instrumentos, e nessa formação as letras das canções ganham um destaque maior, o que me agrada muito”, completa o compositor, que atualmente está em turnê por todo o Brasil acompanhando Ana Carolina em novo show.

OFICINAS DE COMPOSIÇÃO

Paralelamente ao show, Edu Krieger fará a oficina “Princípios de composição”, um bate-papo com entrada franca, no dia  07/09 (domingo), das 16h às 17h30, no Espaço Cultural Furnas, Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Inscrições por e-mail: contato@edukrieger.com.br ou pelo telefone: (21) 9.9930-6228. Vagas limitadas a 20 pessoas.

Com entrada franca, a oficina é uma rara oportunidade para estudantes de música, músicos amadores e profissionais e interessados em geral, em que o autor faz uma abordagem sobre seu processo criativo, métodos e pesquisas que resultam em canções populares.

Destacando a fusão entre os gêneros, a estética, as estruturas e os estilos das canções regionais e da música pop, Edu Krieger faz um breve apanhado histórico do século XX até os dias de hoje, e sublinha diferenças conceituais e possibilidades de interação. “Abordarei a relação da melodia com o campo harmônico, a importância da palavra na canção, as figuras de linguagem frequentes, a transpiração e a inspiração na arte de compor, entre outros assuntos“, complementa.

Compartilhe: