Wikitamambuca é mais uma ferramenta do Itamambuca Eco Resort para treinamentos e interação com funcionários. Todos os colaboradores podem contribuir com a edição e melhoria do conteúdo. O sistema aumenta a interação da equipe e torna a atualização de conteúdo ainda mais prática, além de evitar impressões de apostilas e excessiva utilização de papel. O avanço das tecnologias e a interação em mídias sociais fazem parte do dia a dia do Itamambuca Eco Resort desde 2010, quando os gestores do resort decidiram implantar a Wikitamambuca, como mais um sistema para divulgar informações e otimizar a realização de treinamentos e reciclagens dos funcionários.

Desde então, todos eles têm livre acesso a computadores para fazer consultas de procedimentos, e contribuir com a melhoria dos conteúdos, de acordo com seus conhecimentos práticos e teóricos. O resort também parou de imprimir extensas apostilas de treinamento, que constantemente precisavam ser atualizadas, tornando-se inutilizáveis.

Com funcionamento igual ao da Wikipédia, a Wikitamambuca armazena as informações técnicas mais relevantes do Itamambuca Eco Resort e permite a interação entre os funcionários.

Contudo, a ferramenta não substitui o contato personalizado entre gestores e colaboradores. “Continuamos fazendo treinamentos presenciais, e conhecemos cada um dos 90 funcionários do resort. Todos eles têm uma história e tratamos cada um deles de forma individualizada. A Wikitamambuca chegou para agregar e simplificar o nosso processo de comunicação.”, sintetiza Rogério Genova, gerente Geral do Itamambuca Eco Resort.

resort

Ainda de acordo com Rogério, a implantação da Wikitamambuca também contribui para a inclusão digital, já que alguns funcionários nunca tiveram acesso a computadores, e a partir de então passaram a desenvolver mais esta habilidade. “Talvez por isso quem mais usa a Wikitamambuca são os gerentes, pessoal das reservas e da recepção. Mas todos os dias estimulamos o uso da ferramenta por todos.”, conta Rogério.

O Itamambuca Eco Resort também aproveita essas novidades tecnológicas para interagir com seu público, por meio do Live Bird Cam, que funciona a partir da transmissão ao vivo no site do resort, de todas as imagens captadas por câmeras instaladas para flagrar o comportamento das diversas espécies de pássaros que vivem por lá, como parte do Projeto Aves do Itamambuca.

Compartilhe: