EA anuncia The Sims 4 para 2014!

-por , em 13/05 -
EA anuncia The Sims 4 para 2014!

A Eletronic Arts (EA),  anunciou o lançamento do The Sims 4 para 2014. O estúdio responsável pelo desenvolvimento do game será a Maxis, que produziu do The Sims e The Sims 2, além da maioria dos jogos da série SimCity e Spore. Para quem não conhece o jogo, ele consiste em uma simulação de vida, onde o jogador cria um personagem virtual e deve controlar as suas ações no dia-a-dia. Seu personagem tem uma série de barras que medem as suas necessidades físicas e psicológicas e o jogador precisa manter as barras cheias para que seu personagem fique feliz. Um personagem feliz rende mais e tem uma maior probabilidade de ser bem sucedido em suas empreitadas.

 

Essas necessidades são oito, se não me engano, que vão de “Dormir”, “Banheiro”, “Fome”, etc. Em outras palavras, o jogador controla seu personagem enquanto ele realiza diversas atividades domésticas, incluindo ir ao banheiro e limpar a casa. Na teoria, isso parece ser bastante tedioso. Mas, por algum motivo, é extremamente viciante e existe um certo prazer narcisista quando a sua pequena versão virtual consegue aquela promoção no emprego, ou finalmente beija a garota dos seus sonhos.

 

sims

 

Tanto que The Sims, lançado em 2000 é se tornou o jogo mais vendido do mundo, tendo passado de 2 milhões de vendas em dois anos. Cada versão lançada posteriormente teve melhoras consideráveis e vendeu ainda mais que a anterior. Isso sem contar as inúmeras expansões. Falando em expansões, The Sims 3, o último jogo da série, teve um total de 11 expansões. Quer dizer, ele teve 9 expansões até agora, mas a 10ª e 11ª ainda para esse ano. Vamos dar uma olhada nestas expansões?

 

VOLTAAOMUNDO

 

Essa primeira expansão expandiu consideravelmente o mundo disponível para os Sims. De fato, ela criou um mundo novo para que o jogador possa explorar. A expansão trouxe 3 novos locais que os personagens podem ir e conhecer. Claro são países estrangeiros e é necessário uma boa quantidade de Simoleans (dinheiro em The Sims) para os gastos de passagens e hospedagens. Mas os gastos sempre valiam a pena, pois cada localidade era bem trabalhada e interessante.

 

As três novas localidades são Shang Simla (China), Al Simhara (Egito) e Champs Les Sims (França). Cada Sim pode ficar uma quantidade máxima de tempo em cada lugar. Esse tempo é definido pelo nível de Visa do Sim. O nível de Visa aumenta para cada missão que seu Sim realiza no país em questão e aí é que o jogo fica realmente divertido. Cada missão tem sua história, e os Sims que o jogador conhecerá no meio do caminho. Seu Sim pode explorar Tumbas antigas em busca de um tesouro antigo ou ajudar a derrubar uma mega-corporação que quer prejudicar os moradores de Al Simhara. Enfim, as missões são inúmeras e nos dão uma noção de objetivo que, até então, faltava nos jogos de The Sims. A cada nível de Visa que você sobe, o tempo que você pode passar naquela cidade aumenta. Se você alcança o terceiro nível (que é o nível máximo) você ganha o direito de comprar uma casa no lugar. Além dessas edições, a expansão conta com 3 novas habilidades que o Sim pode aprender: Artes Marciais, Fabricação de Nectar e Fotografia. A expansão também conta com novas receitas, livros e objetos dos diferentes lugares.

 

AMBICOES

 

Enquanto a primeira expansão tem um foco voltado para as férias dos Sims, a segunda é mais focada em su vida profissional. The Sims 3: Ambições trás um leque de novas opções profissionais para os Sims. Diferente das profissões disponíveis no jogo original, em Ambições, o jogador tem controle direto do seu personagem durante o trabalho.

 

Existem cinco novas profissões: Bombeiro, Investigador, Designer de Interiores, Caçador de Fantasmas e Estilista. Além disso, a profissão de médico, já presente no original, teve suas opções expandidas. Cada profissão tem uma mecanica de funcionamento específica. O jogador pode correr pela cidade no caminhão de bombeiros e apagar fogos ou salvar vítimas de terremotos (o que, apesar de trágico, é muito divertido), coletando pistas para solucionar um caso, ou bater na casa de clientes que gostariam que você organizasse a decoração das suas casas. Duas habilidades, Inventor e Escultor, foram adicionadas ao jogo, bem como itens e livros novos que seu Sim pode comprar com Simoleans.

 

CAINDONANOITE

 

Como o nome sugere, essa expansão foca-se na vida noturna dos Sims. Ela trás uma gama de Bares e Casas Noturnas que os Sims podem sequestrar. Além da guitarra, agora seus Sims podem aprender a tocar baixo, bateria e piano e ainda podem montar uma banda e tocar em gigs para ganhar dinheiro.

 

A mecânica de celebridade está disponível no jogo. Seu Sim começa como um desconhecido e seu grau de celebridade pode ir aumentando de acordo com suas ações, como se tornar amigo de uma celebridade ou ir dançar em uma casa de shows para fazer divulgação. Alguns lugares são Vips e só ficarão acessíveis depois que você tenha um certo grau de celebridade.

 

Outra nova característica do jogo é a presença de vampiros. Eles geralmente tem a pele mais escura que os Sims e seus olhos têm um brilho amarelo. Você não tem a opção de começar como um vampiro logo de cara, mas pode ser transformado se seu grau de amizade com um vampiro for grande o bastante. Não se preocupe que você não vai queimar e virar uma pilha de pó se sair na luz do dia. O sol afeta seu vampiro de forma parecida com os vampiros de Crepúsculo (infelizmente), mas, em vez de brilhar, você fica rodeado por uma aura negra. A vantagem é que, a noite, vampiros ganham níveis de habilidades infinitamente mais rápido do que humanos normais.

 

Além dos novos instrumentos, uma habilidade nova dessa expansão é a Mixologista (tá certo isso?) Basicamente, essa habilidade consiste em fazer diferentes bebidas no bar. Você também pode dar festas em casa e pode ser convidado para festas na casa dos outros. Outra característica digna de nota dessa expansão é que agora é possível escolher o tamanho dos seios de um Sim feminino na hora da criação.

 

Gerações

 

Tenho que admitir que eu não entendi muito bem a função dessa expansão. Até onde eu saiba, ela adicionou novas opções para outras idades além das “Jovem Adulto” e “Adulto”. Agora uma criança pode ter uma casa na árvore e amigos imaginários. Sims mais velhos passam por crise de meia idade. Também há novas opções de escolas para os Sims e novos itens para cada uma das  fases das vidas de seus Sims.

 

Essa expansão me pareceu consideravelmente inútil. Uma das coisas mais chatas de The Sims como um todo é ter que ficar tomando conta dos bebês e das crianças. As opções de interações com os objetos são poucas e eu sempre me irrito com as limitações e mal posso esperar para que eles cresçam. Mas, isso sou eu, vai que alguém curte controlar um bando de criança por ai?

 

Pets

 

A quinta expansão do The Sims 3 trouxe a presença de animais de estimação. E já veio tarde, na minha opinião. Desde o primeiro jogo da franquia, os pequenos e fofos animais de estimação sempre estiveram presentas na vida dos Sims. Tê-los em The Sims 3 era totalmente esperado a lógico.

 

A expansão trouxe 3 opções de animais: Cães, Gatos e Cavalos. Sim, agora você pode ter cavalos em casa, aparentemente. Bem, você pode já criar uma família com animais de estimação, ou deixar para adotar depois, quando já estiver mais estabilizado financeiramente. Isso trouxe consigo todo um arsenal de novos itens para serem comprados para satisfazer os desejos e as necessidades dos seus bichos.

 

Ela também trás novas habilidades. Porém, dessa vez são seus animais que aprendem as habilidades e não os Sims. Cães e gatos podem caçar e cavalos podem aprender corrida e saltos. Já os Sims podem aprender a cavalgar e ter empatia com animais.Nem todos os animais são domésticos e, além de cães, gatos e cavalos selvagens, o jogador poderá se deparar com guaxinins, veados, esquilos e outros animais selvagens. Isso sem mencionar o lendário unicórnio, que aparece de vez em quando e pode ser reproduzir com cavalos comuns.

 

SHOWTIME

 

Enquanto Caindo na Noite apenas introduziu a mecânica e celebridade ao jogo, Showtime levou ela para um novo nível. Agora as opções de sucesso e estrelato são bem maiores e mais extravagantes. O jogador pode escolher entre 4 novas carreiras, de acrobata, cantor, mágico e DJ. Seus Sims poderão subir de carreira e tornarem-se famosos.

 

Novos itens, apropriados para as novas carreiras, também estão disponíveis, além de uma variedade de opções de guitarras e outros instrumentos. Agora  Festivais passam na cidade e o jogador poderá assistir a apresentação de outros Sims, ou participar do show por conta própria.

 

Sobrenatural

 

Não, você não conta com a presença de Sam e Dean caçando demônios nessa expansão. Deveria, pois seria muito f*, mas não é o caso. Sobrenatural trás monstros e criaturas fantásticas para o mundo de The Sims, além da presença de magia. Agora o jogador pode começar como Lobisomen, Vampiro, Bruxo e Fada. O vampiro dessa expansão é diferente do vampiro da Caindo na Noite (ele é mais parecido com os vampiros tradicionais).

 

Cada nova “raça” tem uma série de habilidades e desvantagens, além de aparência própria. Entre as habilidades novas, estão inclusas o uso de magia e a criação de itens alquímicos. Existem novas opções de lugares para visitar, onde o jogador pode estudar o oculto e conhecer personagens peculiares, além de novos itens que podem ser coletados e comprados para a manufatura de poções e realização de feitiços.

 

Essa expansão também introduz a mecânica de fases da lua, que afeta primariamente os lobisomens. Em noite de lua cheia, os lobisomens viram bestas e eu imagino que o jogador perca o controle de seu personagem nesses dias (mas nunca joguei de lobisomen para comprovar), além disso, existem os zumbis, que atacam nas luas cheias. Um Sim pode virar um zumbi se tomar uma poção de “zumbificação”, mas não consigo imaginar porque alguém iria querer fazer isso.

 

4ESTACOES

 

Essa é outra expansão que demorou pra vir. Foram preciso sete expansões para que a mecânica de mudança de estações finalmente fosse introduzida na oitava expansão. Essa é outra expansão que estava presente nas versões anteriores do jogo. Agora temos inverno, verão, outono e primavera. Cada uma dessas estações tem um festival que visita a cidade. Tendas são armadas e o Sim pode participar de várias atividades e jogos, como patinação no gelo e aquela brincadeira onde coloca-se algumas maças em uma água e você precisa pegar a maçã com a boca (sei lá qual é o nome disso). Novas opções de lazer, como construir homem de neve, estão disponíveis, assim como itens para coleta. Duas novas habilidades estão disponíveis, Snowboard no inverno e Futebol nas demais. A expansão também trás alienígenas, que podem abduzir Sims.

 

Vida Universitária

 

A última expansão lançada até agora é uma das que eu, pessoalmente, mais esperava. Digo isso por que em The Sims 2, o Vida Universitária foi a primeira de série e uma das minhas favoritas. Agora os Sims podem ir para a faculdade. Para tanto, é preciso ser pelo menos jovem adulto e faz-se um teste vocacional que, dependendo das suas habilidades e experiências, podem render bolsas e lhe sugerir a carreira para seguir.

 

Além de novos itens e das novas locações disponíveis (campus da universidade) a expansão trás 3 novas habilidades: boliche, redes sociais e arte de rua. Avaliador de artes, agente esportivo e desenvolvedor de games (*-*) são as novas carreiras disponíveis. A expansão também inclui uma mecânica de grupos sociais. Existem 3 grupos sociais, que são os rebeldes, os nerds e os  socialites. Os Sims se socializam com membros dos diferentes grupos, ganhando e perdendo influência com eles de acordo com suas ações. Os Sims agora também podem ser Sim-Plantas (por que as raças disponíveis em Sobrenatural já não eram bizarras o suficiente).

 

Futuras Expansões

Apesar do anuncio do The Sims 4, a EA anunciou 2 novas expansões para The Sims 3 ainda esse ano. Em junho, está prevista o lançamento de “Ilhas Paradisíacas”, que ia introduzir a compra e uso de barcos, além de habilidades relacionadas a isso e a presença de Sereias. Já em setembro, está previsto uma expansão, ainda sem nome oficial, que aprofunde a mecânica de viagem no tempo.

 

THESIMS4

 

Eu me pergunto como será The Sims 4. Eu admito que, do primeiro jogo para o segundo, havia grande espaço para melhoras. O The Sims original era um projeto muito ambicioso e ele não alcançava seu verdadeiro potencial. Além de melhorar os gráficos, The Sims 2 trouxe muitas novas opções de criação de personagens, além da possibilidade do seu Sim explorar lugares além da sua própria casa.

 

The Sims 3 também tinha espaço para melhorar. Se você quisesse sair de casa em The Sims 2, você precisava sofrer por uma quantidade incontável de telas de “Loading” que, muitas vezes, te desestimulava a explorar o mundo fora dos limites de seu quintal. Em The Sims 3, nós começamos com acesso à uma cidade inteira, com parques, lagos para pesca, restaurantes, cinemas e inúmeras outras opções. Você pode visitar seus vizinhos, ou ir até o parque conhecer gente nova. Como um todo, foi uma melhora.

 

O que virá para The Sims 4? Quais os planos da Maxis e da EA? Será que teremos acesso à cidades maiores? Ou a um país inteiro? Não consigo imaginar como eles podem melhorar ainda mais o jogo sem deixa-lo sobrecarregado. Porém, eu tinha dificuldades em imaginar o que fariam com The Sims 3 na época, então, creio que tudo seja possível. Só fico com um pé atrás, depois da confusão que aconteceu com o novo SimCity e essa nova mania que as produtoras de jogos têm de lançar 50% do jogo e depois cobrar para cada coisinha adicional que você precisa comprar online para ter o jogo completo.

 

Perfil Bruno

Bruno Machado

Como será o novo The Sims?
A favor dos nerds e contra a tirania dos kibes.
Facebook

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você