DUNA | Qual a história que inspirou o filme?

O assunto do momento é Duna, a história de Frank Herbert que será levada as telas. O primeiro de seis livros foi lançado em 1965 e vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. Desde então, a história passou a ser considerada uma das maiores franquias de ficção científica.

Essa não será a primeira vez que Duna será adaptada. Em 1984, o filme homônimo chegou aos cinemas sob a direção de David Lynch e trouxe Sting no elenco. Embora tenha caído nas graças do público, não fez muito sucesso dentro de Hollywood. Anos antes, em 1970, o cineasta Alejandro Jodorwsky tentou trazer a história para os cinemas também. Foi um fracasso, mesmo contando com Mick Jagger, David Carradine e Salvador Dali no elenco.

Os livros

Herbert escreveu cinco sequências de seu primeiro livro entre 1969 e 1985, mas não parou por aí. Seu filho, Brian Herbert, escreveu ainda 14 histórias baseadas no trabalho de seu pai, contando momentos antes e depois do cenário de Frank.

Para a alegria geral dos fãs, Denis Villeneuve resolveu assumir o difícil desafio de trazer Duna para as telas mais uma vez. O diretor ficou conhecido pela complexa missão de, em 2017, adaptar Blade Runner mais uma vez para os cinemas. O sucesso foi comentado e o trabalho de Denis certamente compensou.

Mas afinal, o que é Duna?

A história se passa em um futuro pós-computadores, onde a Terra não é mais o único planeta habitado. A sociedade feudal intergaláctica conta com diversas famílias nobres e é liderada por um poderoso imperador. Duke Leto Atreides é o líder do planeta oceânico Caladan, mas acaba sendo transferido para Arrakis, um planeta desértico que é chamado coloquialmente de Duna.

O objetivo da transferência de Atreides é observar uma espécie de extrema importância, chamada Melange. Ela é considerada a substância mais poderosa do universo e Arrakis é o único lugar onde se é possível encontra-la. O problema? Os vermes de areia que existem em Duna

A Trama

A família de Leto é composta por seu filho Paul e sua esposa, Lady Jessica. Ela é membro de uma irmandade secreta chamada Bene Gesserit, que carrega inúmeros segredos. Paul tem sonhos proféticos e muitos acreditam que ele tem todo o potencial de se tornar um ser extremamente poderoso, conhecido como Kwisatz Haderach.

O que a Casa Leto não imaginava, porém, era que sua transferência para Arrakis era uma armadilha, organizada pelo imperador Shaddam IV. O plano foi pensado em uma parceria paranoica do imperador com a Casa Harkonnen. Paul se vê envolvido em meio a um conflito político perigoso e ao lado a mãe, decide enfrentar o destino e se tornar uma figura messiânica para o povo nativo.

Duna

Duna será dirigido por Denis Villeneuve e conta com um roteiro de Eric Roth e Jon Spaiths. Distribuído pela Warner Bros. Pictures, a produção trará nomes de peso para os cinemas. O elenco é composto por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Zendaya, David Dastmalchian, Stephen Henderson, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem.

Duna deverá ser dividido em dois filmes, com o primeiro cobrindo aproximadamente a primeira metade do romance.

O filme deve chegar aos cinemas em novembro de 2020.

LEIA MAIS SOBRE FILMES