Doctor Who: Let me be brave!

-por , em 22/11 -
Doctor Who: Let me be brave!

Será que chegou a hora de discutirmos a morte de Clara o futuro de Doctor Who? Vou, por opção, postergar essa discussão para a próxima semana porque, como vocês bem puderam ver no décimo episódio da nona temporada (s09e10), a continuação da história de Doctor, Clara, Prefeita Eu e Rigsy, será no próximo sábado! Confesso que, meu lado obscuro de fã de Doctor, não se assustou muito com o que rolou com a Clara, mas, preciso me ater aos fatos de que: sem uma companion, o Doctor geralmente enlouquece um pouquinho… E isso torna o rumo da história meio esquisito!

A atriz Jenna Coleman, que interpreta Clara Oswald desde a era Matt Smith, já havia anunciado no começo desta temporada que esta seria sua última. Que já poderíamos nos despedir, aos pouquinhos de Clara, para abrir espaço em nossos corações para uma nova (ou novo) companion. E, mesmo sabendo disso, mesmo não sendo a fã número um de Clara, fiquei só um pouquinho chocada com os acontecimentos!

Assim que o telefone do Doctor tocou, no começo do episódio, comentei aqui em casa que, sempre que aquele telefone toca, alguma coisa muito séria/bizarra rola na série. Sempre. Se vocês bem lembram, Clara entrou na vida do Doctor exatamente assim. Mesmo sabendo que algo sério rolaria (em minha mente, eu já sabia), fiquei surpresa com todo o desenrolar da história. Porque, se Clara morreu, como parece que morreu, o foco não era esse – em momento nenhum. As vezes esquecemos que a série é apenas sobre o Doctor e nos envolvemos com todo o universo de companheiros que ele já teve em sua vida! Mas, precisamos lembrar que, independente de quantos companions passarem por sua vida, o Doctor será sempre o herói solitário. Sempre.

Rigsy Doctor Clara s09e10

Do começo: Rigsy entra em contato com a Tardis, pelo telefone que ninguém nunca liga e fala com Clara. Ele diz que acordou com uma tatuagem em seu pescoço que, misteriosamente, está passando uma contagem regressiva. Loucos por mistérios e por serem apegados aos amigos e humanos de um modo geral (né?), Clara e Doctor seguem rumo à Londres. Aparentemente, o conceito de Cidades de Papel foi adaptado ao mundo misterioso de Doctor Who para se tornar numa espécie de Beco Diagonal (Ref. Harry Potter) que só alguns alienígenas tem acesso. E olha que as explicações foram bem aceitas, foram incríveis, eu pelo menos curti!

Claro que teria morte envolvida, claro que teria sacrifícios, claro que teria mistérios e fantasias. Mas, nunca, nunca mesmo, eu imaginaria um final como o que rolou.

Doctor e Prefeita Eu

Depois de encontrarem (de uma forma super incrível) a rua escondida no meio de Londres – aliás, uma pausa aqui para dizer que fiquei tentada a caçar ruas escondidas pela cidade, não me considerem louca se me encontrarem por aí contando contando contando -, Doctor, Rigsy e Clara entraram no beco e foram recepcionados por alienígenas refugiados no Planeta Terra. Claro que, para nossa alegria, Prefeita Eu, mais conhecida como Arya Stark, estava por lá, assombrando os pesadelos do nosso querido Doctor.

Particularmente maravilhosa a interpretação de Maisie Williams nessa temporada de Doctor. Desde o começo ela tem se mostrado uma verdadeira vilã disfarçada de vítima do Doctor – e esses não são os melhores vilões?

A morte de clara s09e10

E é nesse ponto da história, no beco, local onde Rigsy foi considerado culpado por um crime que não cometeu, que Clara comete uma das maiores burrices de sua história no seriado – tá, ela tem esse perfil salvador da pátria, eu sei, mas não sou obrigada a amar né?. Clara assume a tatuagem com contagem regressiva e passa a estar na mira da morte – no lugar de Rigsy. Ela conta isso para o Doctor? Claro que não. Só quando tudo está completamente perdido, quando se descobriu que tudo era um plano da Prefeita Eu para entregar o Doctor a alguém – que não sabemos quem – aí sim! Aí sim Clara resolve dizer que, faltando mais ou menos 3 minutos para sua morte, ela irá morrer. Ba dum tssss

E foi assim, sendo brava, como ela mesma queria, sendo heroína, como ela mesma sempre disse que era, sendo salvadora da pátria, como ela sempre achou que era sozinha… Clara morreu – ou será que não morreu? Meu Deus, é Jon Snow, é Glenn, é Clara… virou moda isso!

Clara não morreu

E terminamos o episódio com um maravilhoso To Be Continued… para sabermos, apenas na semana que vem, se Clara morre, onde o Doctor foi parar, o que vai rolar com a Prefeita Eu e sua revolta maluca de todos os dias… enfim, para que nos arder em ansiedade não é mesmo, senhor Moffat? O que vocês acham que vai rolar na próxima semana? Me conte aqui! 🙂

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você