Doctor Who – Last Christmas

-por , em 27/12 -
Doctor Who – Last Christmas

Sim, pessoas… A espera acabou e vimos o tão desejado especial de Natal do Doctor Who! E o que podemos ver, foi um episódio bem diferente do que costumávamos ver. Parece que Moffat decidiu de vez acabar de se basear nos clássicos para o especial de Natal (vide os episódios em que ele se baseou em The Christmas Carol e nas Crônicas de Nárnia), e integrar neste episódio, o enredo da história corrente do seriado, como na temporada passada com a regeneração do Doctor e nessa, com a resolução do relacionamento de Doctor e Clara. O desfecho do episódio, achei bem satisfatório, mas… Vamos ao episódio em si, que acho que fica melhor para explicar. Me acompanham?!

O episódio começou com as trapalhadas do Papai Noel e os elfos no telhado de Clara e ele questionando o porquê dela ter parado de acreditar nele desde os 9 anos, e ela falando que não acreditava mais em Contos de Fadas e de repente, a TARDIS surgindo como falando: “aham, é mesmo?”, mas enfim… O Doctor pede para a moça entrar na nave, troca umas palavras, até meio que hostis (vide o “Happy Easter”) e sai com a Impossible Girl. Corta para uma cena de uma mulher que tem que se manter distraída para não se distrair e não chamar atenção de uns “bichos” nos rostos de pessoas.

Clara-and-Santa-from-Doctor-Who-Christmas-Special

Chegam Clara e Doctor e a distraem. Os outros 3 tripulantes vão atacar os 4 “monstros”, caem vários, que depois descobrimos que é o Caranguejo dos Sonhos e o dia é salvo pelo Papai Noel. Será?! Bom, esses caranguejos induzem as pessoas em um estado de sonho para sugar os cérebros de suas vítimas. Eles se “ativam” quando você pensa neles, então, não se pode pensar. No ataque, eles conseguiram isolar um desses Caranguejos, e estavam pensando nele, ao pedir para Clara pegá-lo, é claro que eles atacam Clara. (Isso ficou parecendo um trocadilho, mas enfim).

DoctorWhoLastChristmas3-640x426

Ele induz a moça a um estado de sonho e é claro que Mr. Pink apareceria nele, tentando dar um presente de Natal que Clara ia adivinhando tudo, legal foi a lousa com a letra do Doctor aparecendo para alertá-la de que era um sonho e ela fazendo força para continuar sonhando. Ela sabia. E Doctor se submete a ter seu cérebro sugado para salvar a sua amiga. Isso foi bem bonito. E aí, se pôs um ponto final no relacionamento de Clara e Danny. Com uma despedida bonita. Foi bom esse final dos dois… E Clara e Doctor acordam.

Screen Shot 2014-12-22 at 13.30.47

Com essa “acordada”, eles descobrem que os caranguejos morrem quando a pessoa desperta. Aí, não tem como, é lembrar de A Origem, na certa. Pois o Doctor percebe que os caranguejos criaram várias camadas de sonhos, e até com aquele lance de comprovação de que era um sonho, pelas palavras dos livros iguais que ele pedia para a tripulação ler e sempre saía palavras diferentes, por páginas escolhidas por Clara ( e a brincadeirinha feita com “escolha um número bom, agora” e ela “12”). E o Papai Noel que aparecia como “o ser impossível alertando de que era um sonho”.

Eles foram acordando de suas camadas de sonhos, depois de um grande ataque deles mesmos com os caranguejos na face, inclusive um Doctor e uma Clara saindo da TARDIS e o Papai Noel aparece mais uma vez, agora levando-os de trenó para acordar de seus “sonhos/pesadelos”, as 3 tripulantes que restaram (o senhor morreu), Doctor e Clara. Todas elas foram acordando e suas reais realidades (meio pleonástico, isso), o Doctor acordou, mas Clara não. Doctor percebeu isso e ele tinha descoberto como usar a chave para tirar o Caranguejo.

E quando ele tira, vemos uma idosa. Clara, depois de 62 anos (ainda mais porque o Doctor fala que o sonho, é um lugar em que viajamos no tempo), e ele perguntou sobre a vida dela, se teve algum sr. Clara e ela disse que não, ele deduziu que ninguém se compararia ao Danny e ela disse que houve outro, mas com esse seria impossível (ela se referia ao Doctor? Na minha opinião, sim) e ele se lamentou por não ter voltado antes e o Papai Noel aparece, perguntando se ele tinha certeza e mandando ele acordar.

O Doctor acorda de novo e dessa vez, com a Clara jovem, ele fica contente por vê-la, eles se acertam, vão voltar a viajar juntos, o Doctor super feliz, Clara até estranha isso, eles vão continuar viajando juntos (ou seja, Jenna fica e eu já li que será pela 9ª temporada inteira) e o episódio termina, falando que o próximo episódio, o da nona temporada se chama “Magician’s Apprentice” e termina de vez o episódio.

Pirações de Natalia (porque não tem como chamar de outro modo). No começo do episódio, falou-se do fato de o Papai Noel estar relacionado à tangerinas. E, antes de finalizar o episódio, aparece uma tangerina na árvore depois da dupla entrar feliz e contente na árvore. Então, o Papai Noel existe mesmo e deixou uma tangerina para nos mostrar que ele existe ou ela serviu com um totem e foi tudo o sonho?

7514804-low_res-copy-e1417788416185

Outra coisa! Magician’s Apprentice. Nunca vi em um especial de Natal falar do próximo episódio da próxima temporada (sim, eu fui checar) e, o Doctor, em uma das camadas do sonhos, foi chamado de Mágico, então, será que isso tem alguma coisa a ver?! Outra coisa! Em uma das camadas, também foi falado que o sonho é um modo de viajar no tempo e no espaço e que inclusive ele é desconexo muitas vezes, por isso aparecia coisas e situações que nem existiam, então a pergunta é: Será a 8ª temporada um sonho?!

Sabe-se que muita gente achou a temporada desconexa, o que rendeu um post de Moffat falando que, quem achava isso é porque não assistiu à temporada com o foco em Clara, mas, será que eu estou com muita teoria da conspiração ou alguma coisa que eu pensei (junto com uma amiga minha) faz sentido?! Concordam, discordam?! Falem pra mim, e aguardemos, ansiosamente, à 9º temporada e a resposta de tudo… E haja coração!!!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você