O que achamos do filme Divergente!

-por , em 09/04 -
O que achamos do filme Divergente!

O mundo como nós conhecemos não existe mais. A humanidade precisou se reerguer dos escombros, e encontrar uma forma de coexistir em paz. Para isso, a raça humana foi separada em cinco facções: Franqueza, Abnegação, Audácia, Amizade e Erudição. Falando claramente, são respectivamente: Advogados, Religiosos, Militares, Agricultores e Cientistas. Este é o mundo do filme Divergente, baseado no livro de Veronica Roth. Embora comparações possam ser feitas com Jogos Vorazes, existem diferenças marcantes: nos Jogos, a classe dominante é abastada e usa os jogos tanto para reprimir possíveis rebeliões dos demais distritos como forma de entreter os poderosos.

A mídia e o exército são presenças muito marcantes. Em divergente, o controle fica por conta dos Abnegados, que são justamente os que abrem mão de uma vida de luxo, vivem sem qualquer vaidade e sempre pensando primeiro no próximo. Não há diversão nem presença midiática, as pessoas desse mundo levam uma vida intensa de dedicação à sua facção, e o controle está nesta dedicação, no pertencimento, no seu dever perante à sua facção e à sociedade.

divergente-01

Mas o que significa ser um divergente? Aos 16 anos, todo adolescente faz um teste de personalidade que indica qual facção deve pertencer, muitas vezes diferente da facção de nascimento. Porém, existem casos em que o teste não é conclusivo, apontando mais de uma opção. Isso aconteceu com Tris, nossa heroína (Shailene Woodley). Ela é uma divergente. Nascida na Abnegação, desde jovem teve apreço pela Audácia, por seu modo de vida livre e aventureiro. No ritual de escolha, decide seguir seus anseios e parte para uma nova família. O treinamento parece um Tropa de Elite teen, faltando só um “pede pra sair”  de Eric, um dos treinadores da molecada.

divergente-02

Crescimento pessoal, romance, tramas políticas, golpe militar (calma, não é comemoração aos 50 anos do golpe no Brasil), escolhas: tudo isso tem espaço no filme, que tem uma dinâmica muito legal. Tris vai descobrir mais do que esperava, e vai contar com a ajuda de Quatro para sobreviver como uma Divergente, num mundo onde poder escolher pode te matar. Kate Winslet e Ashley Judd também fazem parte do elenco, a direção é de Neil Burger (Sem limites). Divergente estreia 17 de abril nos cinemas. Escolha sua facção e vá conferir!

divergente-03

Bruno Pinotti
por

Bruno Pinotti

Bruno Pinotti é publicitário, ator, pai, marido e muito Nerd. Colecionador de quadrinhos, foi um dos primeiros de sua espécie a procriar fora do laboratório. Escreve para o Coxinha Nerd sempre que possível, mas não tanto quanto gostaria. Dê uma passadinha no menu "sobre nós" e divirta-se com meus outros posts!

Recomendamos para você